Brachyplatystoma filamentosum

(Redirecionado de Piraíba)

Brachyplatystoma filamentosum, conhecido popularmente como piraíba, piratinga e piranambu (os exemplares jovens da espécie são conhecidos como filhote),[2] é um peixe de água doce da região amazônica da América do Sul. Pode atingir até 2,50 metros de comprimento e 300 quilogramas de peso. Tem ocorrência nas bacias do Araguaia e do Amazonas. A Piraíba não é um peixe muito procurado pelos pescadores comerciais, pois muitos acreditam que a carne faz mal e transmite doenças. É considerado o maior peixe de água doce brasileiro depois do pirarucu, sendo da família dos grandes bagres. É carnívoro e habita o fundo dos canais dos rios. Para sua captura, é necessária tralha pesada, linhas de, em média, 80 libras, varas de ação rápida e, como isca, peixes em pedaços ou inteiros vivos.

Como ler uma infocaixa de taxonomiaPiraíba

Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Siluriformes
Família: Pimelodidae
Género: Brachyplatystoma
Espécie: B. filamentosum
Nome binomial
Brachyplatystoma filamentosum
(Lich.)

Etimologia

editar

"Piraíba" é um termo de origem tupi. Significa "peixe ruim", através da junção de pirá (peixe) e aíba (ruim), segundo a tradição o nome provem do fato que tais peixes se alimentavam de crianças indigenas.[3] "Piratinga" é um termo originário da língua tupi, significando "peixe branco" (pirá, peixe + tinga, branco)."Piranambu" é originário da língua tupi, significando "peixe-inhambu" (pirá, peixe + nambu, inhambu).[2]

Referências

  1. SiBBr. «Brachyplatystoma filamentosum». ala-bie.sibbr.gov.br (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2020 
  2. a b FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2ª edição. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 1986. p. 778, 1 336.
  3. NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. 3ª edição. São Paulo. Global. Ática. 2005. 463 p.

Ligações externas

editar
  Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.