Jornada del Muerto
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Novembro de 2019) |
O deserto Jornada del Muerto (em português "Jornada do Morto") é um deserto do Novo México, cujo nome foi atribuído pelos exploradores espanhóis ("conquistadores") a uma região particularmente seca com cerca de 160 km ao longo da rota que liga a Nova Espanha central (hoje o México) aos extremos da colónia no norte de Santa Fe de Nuevo México. Esta rota tornou-se o El Camino Real de Tierra Adentro. O deserto Jornada del Muerto liga as Montanhas Oscura e as San Andres a leste, com as Montanhas Caballo e a Cordilheira Fra Cristóbal a oeste.
Em 16 de Julho de 1945, o Jornada del Muerto foi o local do primeiro teste atómico, a designada experiência Trinity, a norte do Alamogordo Bombing Range, hoje White Sands Missile Range, entre Carrizozo e Socorro.
Ver também
editarBibliografia
editar- «"Jornada del Muerto: Retracing the Dead Man's Journey" por Douglas Preston». New Mexico Magazine, September 1994, p. 24-31.
- «"Jornada Del Muerto — 90 miles of hell" por Sally Bickley»
- «Volcanoes of New Mexico: Jornada del Muerto Volcano». Consultado em 27 de março de 2007. Arquivado do original em 27 de setembro de 2007
- Crumpler, L. S., and J. C. Aubele, (1990), Jornada del Muerto, New Mexico, in Volcanoes of North America, C. A. Wood and J. Kienle. eds., Cambridge University Press, Cambridge, p. 309-310.