Johnny Quick é o nome de dois personagens fictícios da DC Comics. O primeiro era um herói, que aparece com mais frequência nas edições de More Fun Comics durante a era de ouro. O outro era um vilão, uma versão do mal do Flash que habitava a Terra 3, aparecendo a maior parte durante a era de prata.

Johnny Quick (Johnny Chambers)

editar

Johnny Chambers era um fotógrafo que invocava o poder da supervelocidade por recitar uma fórmula matemática ("3X2(9YZ)4A") dada por seu guardião de infância, o Professor Gill, que a achou em inscrições na tumba de um faraó. Johnny Quick fez parte do Esquadrão Invencível, e, durante a Zero Hora, fez parte da Sociedade da Justiça. Ele era uma presença eventual nas histórias do Flash.

Ele foi casado com Libby Lawrence, a heroína Liberty Belle, e teve uma filha chamada Jesse Chambers, que tornou-se a heroína Jesse Quick. Ao enfrentar o vilão Savitar, Johnny foi absorvido pela Força de Aceleração, onde ficou preso durante anos. Recentemente, ele foi morto pelo supervilão Professor Zoom logo após ajudar o segundo Flash, Barry Allen, a escapar da membrana energética da Força de Aceleração Negativa invocada pelo vilão.

Johnny Quick (Sindicato do Crime)

editar

Johnny Quick (Johnny "John" Chamberlin) foi um supervilão de uma Terra alternativa chamada Terra 3, antes era para ser uma contraparte do Johnny Chambers, mas é a contraparte do Flash.[1] Ele e outros membros faziam parte do Sindicato do Crime da América (todos que eram contrapartes maléficas dos membros da Liga da Justiça da América da Terra 3, e nunca tinha sido derrotado antes da Terra 3; só o herói, Alexander Luthor (contraparte heroica de Lex Luthor).[2] Como o resto do Sindicato do Crime, ele morreu durante a Crise pelo Antimonitor.

LJA: Terra 2

editar

O personagem foi revivido nos anos 90 como um vilão do "Universo antimatéria", no lugar da Terra 3. Ao contrário do Flash, Johnny ganha poderes injetando em si o "Soro da Velocidade" que parece com uma droga ilegal semelhante à heroína. Este Johnny Quick é a contraparte do Flash Wally West. De acordo com Grant Morrison que criou esta versão do personagem ele teve um antecessor (correspondente ao Barry Allen),[3] de quem o sangue é usado para criar o "Soro da Velocidade". Um retrospecto para os dias do Sindicato do Crime mostrou este personagem como se parecesse com a versão Pré-Crise.

Poderes e habilidades

editar

Cada um dos personagens que foram nomeadas Johnny Quick possuem super-velocidade.

A versão do Sindicato do Crime de Johnny Quick possui as mesmas habilidades que o Flash.

Em outras mídias

editar

Uma representação criminosa de Johnny Quick é apresentada no filme de animação intitulado Justice League: Crisis on Two Earths. O papel do personagem foi dublado por James Patrick Stuart. Diferentemente das histórias em quadrinhos, a aparência deste personagem se assemelha mais à do Flash-Reverso do que à versão original. Johnny Quick é um velocista implacável que aterroriza repetidamente a população de seu mundo sob as ordens do Sindicato do Crime, com o objetivo de governar através do medo. Ele é um adversário do Flash. No entanto, no desfecho da trama, Johnny Quick sacrifica-se heroicamente durante o transporte de Batman para a Terra Prime, a fim de deter uma conspiração que ameaçava destruir o multiverso. Devido a um envelhecimento acelerado artificialmente, ele morre em uma idade avançada, convencido de que salvou inúmeras vidas.

Referências

  1. Greenberger, Robert (2008). «Crime Syndicate». In: Dougall, Alastair. The DC Comics Encyclopedia. New York: Dorling Kindersley. 89 páginas. ISBN 0-7566-4119-5. OCLC 213309017. 
  2. Forever Evil. 1. [S.l.]: DC Comics. Maio de 2014  Parâmetro desconhecido |story= ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |colorist= ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |letterer= ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |penciller= ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |writer= ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |inker= ignorado (ajuda)
  3. Brady, Matt (8 de maio de 2007). «THE 52 EXIT INTERVIEWS: GRANT MORRISON». Newsarama. Consultado em 12 de maio de 2007. Arquivado do original em 10 de maio de 2007 

Ligações externas

editar