Geofácies
Este artigo ou secção contém uma lista de referências no fim do texto, mas as suas fontes não são claras porque não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (Setembro de 2020) |
Na proposta inicial de classificação de paisagens proposta por Georges Bertrand (1972), Geofácies são os aspectos superficiais das paisagens: solos, vegetação e explorações antrópicas. Esses geofácies se dividem por sua vez em geótopos, que são as menores unidades de um geossistema e que correspondem a particularidades topo-geomorfológicas tais como, um rochedo, uma cornija (geralmente servindo de refúgio a uma comunidade vegetal relíquia), uma pequena depressão.
Todavia, anos mais tarde Bertrand revogou sua nomenclatura (geossistema-geofácies-geótopo), passando a definição de Geossistema proposta por Viktor Borisovich Sochava que, segundo o próprio Bertrand, é mais lógica e mais abrangente (BEROUTCHACHVILI & BERTRAND, 1977).
Referências gerais
editar- BEROUTCHACHVILI, N.L. e BERTRAND, G.. Le Géosystème ou Système territorial naturel. Revue Géographique des Pyrénés et du sud-ouest. Toulose. 1978. p. 167-180.
- BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física global: um esboço metodológico. Caderno de Ciências da Terra. N.13. São Paulo. IGUSP. 1972. 27p.