Eminence é uma banda brasileira de groove metal/new deathcore, da cidade de Belo Horizonte formada em 1995. É uma banda que há pouco tempo saiu do cenário "underground", mas possui uma sonoridade similar a Machine Head, Devil driver ou Sepultura[1]. Se apresentaram em três edições do Rock in Rio, em 2015, 2019 e 2022. Alem de dezenas de tours fora do pais e festivais como Woodstock na Polônia, Rock Al Parque Colômbia, Summer Breeze BR, SXSW no Texas, CMJ New York, Red Bull Music na China, Tour no Japão, Nova Zelândia, Suriname e dezenas de paises pela Europa e Americas.

Eminence
Informação geral
Origem Belo Horizonte, Minas Gerais
País Brasil
Gênero(s) Death metal, groove metal, metalcore
Período em atividade 1995 - atualmente
Gravadora(s) BloodBlast Distribution
Afiliação(ões) Sepultura
Integrantes Bruno Paraguay
Alan Wallace
Davidson Mainart
Alexandre Oliveira
Página oficial Eminence.com.br

História

editar

O Eminence foi formado em Janeiro de 1995, na cidade de Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais , pelo guitarrista Alan Wallace . No mesmo ano, a banda gravou sua primeira demo Hunger. Sendo assim, após vários shows pelo Estado de Minas Gerais a banda começou a ganhar visibilidade e foi convidada a participar do festival Skol Rock em 1997.

O Eminence venceu a etapa mineira e ficou em terceiro lugar no ranking nacional. A banda trabalhou na divulgação do seu trabalho e teve a oportunidade de abrir o show da banda Dinamarquesa Mercyful Fate no Brasil em 1998 e isso impulsionou a banda a sair em turnê pela Europa, junto com bandas de renome internacional.

O Eminence é convidado para participar do maior festival de rock da América Latina em Bogotá na Colômbia, o Rock Al Parque 99, tendo tocado para mais de 100.000 (cem mil) pessoas e sendo a primeira banda brasileira a participar do evento. Em março de 2000 o CD Chaotic System é licenciado na Europa pelo selo Diamond Records e no mês de Maio/2000 abrem o show da banda Motörhead em Belo Horizonte. No mesmo ano partem para a segunda Tour na Europa Y2Kaos agosto e novembro de 2000.

Em 2004 a banda lança pela gravadora Suíça Timeless Productions Humanology, segundo álbum de sua carreira produzido por Neil Kernon ( Cannibal Corpse, Nevermore, Judas Priest) e muito bem aceito pelo público Europeu e Brasileiro, rendendo ao quarteto a sua maior turnê em 2005 , com 65 shows agendados.

No ano de 2008, o grupo lança seu terceiro álbum, The God of All Mistakes, na Europa, EUA e Japão, pela gravadora Locomotive Records. O álbum foi produzido pelo produtor Dinamarquês Tue Madsen( Halford, Dark Tranquility, The Haunted) e é licenciado no Brasil pela VOICE MUSIC.

O quarto álbum de estúdio, The Stalker, foi lançado em agosto de 2013. Album tambem produzido pelo produtor Dinamarquês Tue Madsen.

Em 2018 os mineiros lançaram o EP intitulado Minds Apart.

O Ep foi gravado no  Eminence Studios na cidade de Belo Horizonte e foi produzido pelo guitarrista Alan Wallace. As mixagens foram feitas na Dinamarca mais uma vez pelo Produtor Tue Madsen no estúdio Antfarm e a masterização pelo renomado Ted Jensen no estúdio Sterling Sound.

A arte de capa foi feita pelo artista grego Viktor Koen, que já trabalhou com  a banda no álbum The Stalker.

O mais recente trabalho da banda e o disco DARK ECHOES, disponibilizado em todas as plataformas digitais pela Blood Blast, subsidiária digital da gravadora alemã Nuclear Blast.

Dark Echoes e o sexto álbum de estúdio da banda mineira, formada por Bruno Paraguay (vocal), Alan Wallace (guitarra), Davidson Mainart (baixo) e Alexandre Oliveira (bateria), teve a arte de capa criada pelo artista carioca Rafael Moco. Com gravações no Maçonaria do Áudio, em Nova Lima (MG), o material foi produzido pelo dinamarquês Tue Madsen (Antfarm Studios), conhecido por seu trabalho ao lado de nomes como Moonspell, Behemoth, Meshuggah, Rob Halford, Vader, Dark Tranquillity, Kataklysm, Suicide Silence e Heaven Shall Burn. . “Nós fizemos a pré-produção de ‘Dark Echoes’ durante nove meses consecutivos em 2020, em meio à pandemia do coronavírus, com cada integrante em sua casa”, detalhou Wallace. “Este é o quarto trabalho de estúdio que fazemos com o produtor Tue Madsen. E, de fato, o consideramos como o quinto membro do Eminence”, acrescentou. A faixa-título, que traz a participação especial do vocalista sueco Björn “Speed” Strid (Soilwork, The Night Flight Orchestra, At the Movies e Gathering of Kings) e de Rodrigo Garcia (Orquestra Mineira de Rock nos Cellos) alem de outras participações especiais como a do tecladista Márcio Buzelin (Jota Quest) no piano e do músico e DJ Marco AS nos samplers em into the ashes e do ex guitarrista da banda Project 46, Jean Patton, na faixa Wake up the blind.

Formação

editar

Membros anteriores

editar

Discografia

editar

Álbuns de estúdio

editar

Referências

Ligações externas

editar
   Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.