Editora Pensamento-Cultrix

Editora Pensamento-Cultrix é uma editora brasileira[onde?], proveniente da junção da editora Cultrix e da editora Pensamento.

Editora Pensamento-Cultrix
Editora
Fundação 1907
Fundador(es) Antônio Olívio Rodrigues
Pessoas-chave Diaulas Riedel
Edgard Cavalheiro
Produtos Livros
Divisões Pensamento
Cultrix
Antecessora(s) Editora “O Pensamento”
Website oficial Editora Pensamento-Cultrix

Histórico

editar

A empresa editora O Pensamento, de Antônio Olívio Rodrigues, foi iniciada em 1907. Inicialmente seguindo a linha do ocultismo, com publicações de Allan Kardec, Madame Blavatsky, Prentice Mulford, Vivekananda, entre outros. Ampliou seus assuntos de forma mais generalizada quando sua direção foi assumida por Diaulas Riedel, em 1943.[1]

Na década de 50, adotou o acrônimo EDIPE para as publicações não ocultistas, e em 1957, já chegava a produzir 3 milhões de exemplares por ano. Em 1955, constituiu-se a subsidiária Editora Cultrix para editar, sob a direção de Edgard Cavalheiro, textos literários, em especial clássicos literatura brasileira, história, cibernética, entre outros assuntos.

Em 1970, a Cultrix ganhou a Medalha de Ouro para editores brasileiros na 1ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, com o álbum de desenhos, gravuras e trabalhos em silk screen de Aldemir Martins, 1º volume da coleção “Mestres do Desenho”, sobre artistas brasileiros, em edições limitadas com objetivo ao comércio de brindes de Natal.

Obras publicadas

editar
  • Coleção “Momentos Históricos”
  • Coleção “Roteiro das Grandes Literaturas”
  • Coleção “Mestres do Desenho”
  • Morros e Telhados de Ouro Preto, de Carlos Scliar
  • Olha o Boi, de Caribé
  • Coleção “História da Inteligência Brasileira, 1550-1960” (1977-78)

Ver também

editar

Referências

  1. Hallewell, 1985, p. 256

Bibliografia

editar

Ver também

editar

Ligações externas

editar
  Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.