The Easybeats

(Redirecionado de Easybeats)


The Easybeats é uma banda australiana de rock, formada em Sydney em 1964. Considerada a melhor banda pop da Austrália, na década de 1960, também foi a primeira banda australiana de rock and roll a ser cultuada internacionalmente, com o hit "Friday On My Mind", de 1966. O grupo finaliza sua carreira em 1969.

The Easybeats
The Easybeats
The Easybeats em 1967
Informações gerais
Origem Sydney
País Austrália
Gênero(s) Pop rock
Rock and roll
Beat
Período em atividade 1964 - 1969
1986 - 2018 - presente
Gravadora(s) EMI Records
Parlophone
Albert Productions
Afiliação(ões) Vanda & Young
Flash and the Pan
AC/DC
Integrantes Stevie Wright
Harry Vanda
George Young
Dick Diamonde
Gordon "Snowy" Fleet
Tony Cahill

História

editar

A banda foi diretamente influenciada pelos Beatles e bandas adjacentes da chamada invasão britânica. Eles rapidamente se tornaram uma das bandas mais populares de Sydney, ainda em início de carreira. Assinaram contrato com a "Albert Productions", uma das primeiras produtoras independentes da Austrália, companhia de Ted Albert, que então assinou um contrato de gravação para o grupo com o selo Parlophone, da EMI.

Depois de assinado o contrato, a banda rapidamente ganha fama nacional. Já no fim de 1965 eles eram o grupo mais popular da Austrália, com muitos hits tocando nas rádios (todos escritos por Stevie Wright e George Young) e seus shows eram marcados por intensa histeria dos fãs.

Em 1966 a banda viaja para Londres e grava uma série de músicas no estúdio Abbey Road, já com um produtor freelancer, Shel Talmy (notado pelo seu trabalho com a banda The Who e The Kinks). Entre elas "Friday On My mind" (G. Young e H. Vanda), que ficou em 1.º lugar na Austrália, 6.º lugar no Reino Unido, 16.º nos EUA e entrou no top das 10 mais tocadas na França, Países Baixos, Itália e Alemanha, chegando a vender mais de um milhão de cópias em todo o mundo. A canção chegou a ser regravada em 1973 por David Bowie no seu álbum Pin Ups.

Eles fizeram uma turnê pela Europa (com os Rolling Stones) e pelos EUA. Depois do "regresso a casa", em 1967, o baterista Gordon Henry Fleet, deixa a banda e é substituído por Tony Cahil.

A banda entra em declínio, já no fim de 1968, causado pelas drogas e pela parceria enfraquecida de George Young e Harry Vanda os, então, principais compositores do grupo.

Formação

editar

Discografia

editar
  • "Easy" (setembro de 1965)
  • "It's 2 Easy" (março de 1966);
  • "Volume 3" (novembro de 1966);
  • "Best of The Easybeats + Pretty Girl" (janeiro de 1967);
  • "Vigil" (outubro de 1968);
  • "Friends" (janeiro de 1969);
  • "Best of The Easybeats-volume 2" (outubro de 1969);
  • "The Shame Just Drained" (outubro de 1977);
  • "Absolute Anthology" (novembro de 1980);
  • "The Definitive Series" (setembro de 1992).
   Este artigo sobre uma banda ou grupo musical da Austrália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.