Em 30 de dezembro de 2022, a Federação Amapaense de Futebol (FAF) anunciou que o troféu de campeão do Campeonato Amapaense 2023 receberá o nome de Edson Arantes do Nascimento, Rei Pelé. A informação foi divulgada em vídeo pelo presidente da FAF, Netto Góes, que fez questão de destacar o legado de Pelé para a história do futebol mundial e do esporte brasileiro.[3]
O campeão ganhará vaga na Copa do Brasil de 2024, Copa Verde de 2024 e Série D de 2024. O vice-campeão ganhará vaga na Copa do Brasil de 2024.
A competição se realizará com oito clubes participantes, e, terá início em 10 de maio de 2023, observando que será disputada em turno único, distribuído em três fases:[4][5]
Primeira fase — Fase regular — Fase de pontos corridos — Fase classificatória
Na primeira fase, que compreende a fase classificatória, os competidores jogarão entre si em turno único, e em confronto direto, classificando-se para fase semifinal as quatro agremiações melhores posicionadas ao final desta fase.
Critérios de desempate
Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre dois ou mais clubes aplicam-se sucessivamente, na fase classificatória, os seguintes critérios técnicos de desempate:
1) maior número de vitórias;
2) maior saldo de gols;
3) maior número de gols pró;
4) confronto direto;
5) menor número de cartões vermelhos;
6) menor número de cartões amarelos;
7) sorteio público na sede da FAF.
Segunda fase — Semifinal
A segunda fase, que compreende a fase semifinal, será disputada no sistema mata-mata em duas partidas [ida e volta], entre as quatro melhores equipes da fase classificatória. As duas melhores equipes da fase classificatória disputam a semifinal com a vantagem do empate.
Terceira fase — Final
A fase final [ou final] será realizada em dois jogos pelas equipes vencedoras dos confrontos da fase semifinal. Caso o confronto do mata-mata final termine empatado no placar agregado, o título é decidido em disputa de pênaltis.
Atualizado até os jogos disputados em 05 de julho de 2023. Fonte: Federação Amapaense de Futebol Regras para classificação: 1) mais pontos; 2) mais vitórias; 3) melhor saldo de gols; 4) mais gols pró; 5) menos gols sofridos; 6) confronto direto; 7) menos cartões vermelhos; 8) menos cartões amarelos; 9) jogo extra.