Aéropostale
A Aéropostale (Compagnie Générale Aéropostale) foi uma companhia de aviação pioneira cujas origens remontam a 1918, na França, quando o empresário Pierre-George Latécoère resolveu transformar uma fábrica de vagões em uma empresa de aviação. Em 1927, Marcel Bouilloux-Lafont, empresário radicado no Brasil compra 94% das ações da Latécoère e a rebatiza como Aéropostale. A proposta da Aeropostale era, na onda mundial de popularização da aviação, estabelecer linhas de conexão para o serviço aéreo postal[1].
Aproveitando o serviço de pilotos veteranos da Primeira Guerra Mundial, a Aéropostale ofereceu rotas aéreas entre a França, África e, posteriormente, América do Sul, onde serviu cidades do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Foram construídos somente no Brasil, 11 campos de pouso completos, com hangar, sala de pilotos, transmissores sem fio e aeródromo em cidades como Natal, Recife, Maceió, Caravelas, Vitória, Rio de Janeiro, Santos, Florianópolis, Pelotas e Porto Alegre[2].
Inicialmente, as correspondências chegavam da Europa ao Brasil por navio, sendo depois distribuídas a partir de Recife[2]. Apenas em 1930 foi realizada a primeira travessia do Atlântico Sul por avião, feito realizado pelo piloto Jean Mermoz[3]. Dentre seus pilotos, destaca-se também o nome de Antoine de Saint-Exupéry, famoso por sua obra "O Pequeno Príncipe"[4], que retratou também em livro os primeiros anos da companhia em seu romance "Voo Noturno"[5].
Em 1933, Aéropostale fundiu-se com outras companhias aéreas (Air Orient, Société Générale de Transport Aérien, Air Union, and Compagnie Internationale de Navigation) para criar a Air France[2].
Referências
- ↑ AMAB - Associação Memória da Aéropostale no Brasil. «Aéropostale, Epopéia do século XX»
- ↑ a b c DC:. «O pioneirismo da França no correio aéreo e a ligação com Florianópolis»
- ↑ Diário do Turismo. «12 de maio: 90 anos da Primeira Viagem Aérea Comercial do Atlântico Sul»
- ↑ CCS/Fiocruz. «Petrópolis: exposição 'O Pequeno Príncipe visita o Palácio Itaboraí' entra em cartaz»
- ↑ Confap. «Documentos comprovam passagem de Saint-Exupéry por Florianópolis»
Ligações Externas
editar- «Histórico, imagens, gráficos e mapas de época» (em francês)
- Monumento em memória a pilotos da Aéropostale é reinaugurado no Campeche Base Aérea de Florianópolis - Força Aérea Brasileira