Willie Dixon

Willie Dixon (1° de Julho de 1915 - Vicksburg, Mississippi29 de Janeiro de 1992 - Burbank, Califórnia) foi um baixista, cantor, compositor e produtor musical norte-americano, sendo um dos nomes mais importantes do blues. estilo de blues Willie Dixon foi uma das inspirações para uma nova geração da música, surgida com o rock and roll.

Willie Dixon

Willie Dixon em 1979
Informações gerais
Nome completo William James Dixon
Nascimento 1 de julho de 1915
Origem Chicago, Illinois
País  Estados Unidos
Morte 29 de janeiro de 1992 (76 anos) Burbank, California
Gênero(s) Blues
Instrumento(s) Vocal, Contrabaixo, Guitarra
Gravadora(s) Chess Records

Suas canções foram interpretadas por bandas como: Bob Dylan, Rolling Stones, The Doors, The Allman Brothers Band e Greateful Dead.


Dixon nasceu em Vicksburg, Mississippi on primeiro de Junho, 1915.[1] Sua mãe Daisy rimava o que ela falava, um hábito que Dixon imitou, fazendo rimas com suas palavras. Com apenas 7 anos,ele se tornou um admirador de uma banda que o pianista Little Brother Montgomery tocava. Dixon foi introduzido ao Blues na adolescência em Mississipi.Dixon era forte e alto, e lutando boxe ganhou o campeonato "Illinois State Golden Gloves Heavyweight Championship (Novice Division)" em 1937, aos 22 anos de idade(fonte Snowden, Don (1997).

Sua saúde piorou nos anos 70 e 80, devido a uma diabetes e sua perna acabou sendo amputada. Dixon foi introduzido ao show de abertura do "Blues Foundation's Ceremony" e no "Blues Hall of Fame" em 1980 . Já em 1989 ganhou "Grammy Award" pelo album Hidden Charms .[1]

Seu maior legado são as músicas.

Ele escreveu muitas músicas de Blues que fizeram sucesso, normalmente tocando baixo e guitarra. Suas músicas foram re-gravadas por artistas que variam de estilos como Blues até o Rock-Moderno e Classico. Todas as músicas são de Dixon:

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.