Doraemon: diferenças entre revisões

Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Wikiguy 90 (discussão | contribs)
Wikiguy 90 (discussão | contribs)
Linha 280:
Em [[2015]], ''Doraemon'' também foi alvo de censura quando passou a ser transmitido no [[Cartoon Network (Portugal)|Cartoon Network de Portugal]]. Quando transmitiram o 2º episódio consecutivo do episódio 287 "A rapariga robô", houve uma sensibilidade do politicamente incorrecto sobre a nudez da rapariga robô que saía no cano de bambu, quando o Nobita o cortava usando um dos aparelhos do catálogo do futuro que era uma cápsula da [[princesa Kaguya]]. A equipa do canal achou que isso era demasiado sensível para o público-alvo infantil. Daí, deixaram de emitir alguns episódios que continham cenas demasiado sensíveis para as crianças (que continham, por exemplo: cenas de nudez da Shizuka quando toma banho, embriaguez dos personagens, urinar na casa de banho, e várias apologias às drogas, um exemplo é o sr. Nobi [pai do Nobita] a fumar e a beber, etc.).
 
Um outro exemplo da presença de apologia às drogas é um episódio intitulado "La cuerda para cambiar la edad" ("Corda para mudar a idade" [na versão portuguesa]), que foi ao ar com Dublagemdublagem portuguesa em [[2016]], onde o Nobita graças a uma invenção do Doraemon fica mais velho e há uma cena onde ele questiona num quiosque se já pode fumar por ser mais velho. Este foi dos últimos episódios antigos a serem transmitidos no canal e a cena não foi censurada.
 
Já para não falar que o canal também faz cortes dessas cenas nos episódios que transmite.
Também foi demonstrado que num dos filmes do anime exibidos no Cartoon Network de Portugal, também fazem cortes dessas cenas.<ref>{{Citar periódico|titulo=As censuras de "Doraemon e a Revolução dos Robôs"|url=https://territoriotpa.blogspot.pt/2017/09/as-censuras-de-doraemon-e-revolucao-dos.html|jornal=Território TPA}}</ref> Hoje em dia, pode-se ver os episódios não transmitidos no Cartoon Network de Portugal e dos episódios sem censura no canal de YouTube "O Oficial Doraemon". O [[Canal Panda]], apesar de ser um canal infanto-juvenil, exibia o anime sem censura nem cortes, na versão espanhola nos [[Década de 2000|anos 2000]] e na primeira metade dos [[Década de 2010|anos 2010]], com Dublagemdublagem portuguesa.
Em [[dezembro]] de [[2015]], o [[Cartoon Network (Portugal)|Cartoon Network]] de [[Portugal]] "estreou" o episódio "El Banco Multiplicador" (título em espanhol), já com Dublagemdublagem portuguesa, traduzindo "Banco multiplicador". O episódio gerou polémica, devido à cena final onde o Nobita começa a ficar nu por não usar corretamente (como quase sempre) o aparelho. A cena final foi censurada por opção editorial do canal, que mostraria Nobita a esconder o seu orgão sexual com uma nota de dinheiro. Esse episódio já tinha passado nos [[Década de 2000|anos 2000]] ([[2004]] e [[2005]]) no [[Canal Panda]], na versão espanhola, mas sem censura. {{Carece de fontes|data=abril de 2020}}
 
=== Censuras no canal do YouTube "O Oficial Doraemon"/"Doraemon em Português" ===