Carmópolis: diferenças entre revisões

Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Etiquetas: Editor Visual Edição via dispositivo móvel Edição feita através do sítio móvel
 
Linha 57:
'''Rancho''' foi o nome primitivo de Carmópolis. Seu nascimento como povoado data do fim do [[período Colonial]] e início do [[Império]] resultando de um simples ponto de parada de feirantes; estes aí se reuniam para atravessar em grupo a antiga ''mata do Bonsucesso'', onde havia mocambos de [[escravos]] fugidos dos engenhos da ''Cotinguiba'', que com frequência atacavam os viajantes.
 
A denominação posterior de '''Carmo''', tem sua origem provável na influência dos ''[[Padre]]s Carmelitas da Missão de Japaratuba'', os quais, segundo D. Marcos de Souza - Memória da Capitania de Sergipe - 1808, visitaram "as correntes dos dois famosos [[Rio Japaratuba|Japaratuba]], dos dois deliciosos Lagartixos e do puro Siriry. Todos estes [[rio]]s deságuam no [[mar]], quatro léguas abaixo da Missão de [[Nossa Senhora do Carmo]]".
 
Do magnífico subsídio de D. Marcos de Souza à [[História de Sergipe]], em que localizava a "Missão de Nossa Senhora do Carmo" quatro léguas acima da atual povoação de [[Pirambu]], na barra do Japaratuba, tira-se a conclusão de que nenhuma dúvida pode ser suscitada quanto à passagem dos Carmelitas por Carmópolis, quando a atual [[cidade]] não passava de incipiente povoação. Data dessa época a construção da ''Igreja de Santana do Massacará'', situada a pequena distância de Carmópolis.