Mundo
PUBLICIDADE

Por AFP — Londres

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 06/09/2024 - 08:04

Londres cria linha de ônibus para comunidade judaica em meio a aumento do antissemitismo

Londres cria linha de ônibus para comunidade judaica devido ao aumento do antissemitismo. Número recorde de atos antissemitas em 2024. Medida de segurança para conectar bairros com ação positiva do prefeito Sadiq Khan. Impacto do conflito Israel-Hamas refletido nos incidentes.

A operadora Transport for London (TFL) anunciou na sexta-feira a criação de uma linha de ônibus que ligará áreas de Londres com uma comunidade judaica significativa, como medida de segurança, diante do aumento do antissemitismo no país.

"Fiquei surpreso com as conversas que tive nos últimos meses com a comunidade judaica", disse o prefeito de Londres, o trabalhista Sadiq Khan, à BBC.

A nova linha, que já começou a operar, foi uma das promessas de campanha de reeleição de Khan e conectará dois bairros com grandes comunidades judaicas, Golders Green e Stamford Hill.

"As famílias me contaram que, quando trocavam de ônibus entre Stamford Hill e Golders Green, em Finsbury Park, ficaram assustadas com os insultos que receberam", acrescentou o prefeito.

Judeu usando uma quipá com a Estrela de Davi em inauguração de sinagoga na Alemanha — Foto: Hendrik Schmidt / POOL / AFP
Judeu usando uma quipá com a Estrela de Davi em inauguração de sinagoga na Alemanha — Foto: Hendrik Schmidt / POOL / AFP

Citado no comunicado da operadora de transporte, Khan também afirmou estar convencido de que esta linha "contribuirá para construir uma Londres mais segura, mais justa e mais verde para todos".

"Em um momento em que nossa comunidade enfrenta um antissemitismo sem precedentes, qualquer medida que aumente a confiança do povo judeu no uso do transporte público é imensamente valiosa", acrescentou Andrew Gilbert, copresidente da organização London Jewish Forum.

Segundo um relatório do Community Security Trust (CST), uma organização beneficente britânica cuja missão é oferecer segurança e aconselhamento à comunidade judaica no Reino Unido, no primeiro semestre de 2024 foi registrado no país um número recorde de 1.978 atos antissemitas.

Em mais da metade desses atos antissemitas, houve referência ao conflito entre Israel e Hamas.

O ataque do Hamas de 7 de outubro causou a morte de 1.205 pessoas no lado israelense, a maioria civis, segundo uma contagem da AFP baseada em dados oficiais.

As represálias israelenses, que causaram uma catástrofe humanitária e sanitária na Faixa de Gaza, deixaram 40.878 mortos, segundo o Ministério da Saúde do território, governado pelo Hamás.

Mais recente Próxima Pai do atirador de 14 anos que matou quatro em escola dos EUA é preso e acusado de homicídio

Inscreva-se na Newsletter: Guga Chacra, de Beirute a NY

Mais do Globo

La Sociedad Brasileña de Oftalmología e Inmetro advierten que el impacto de esferas usadas como munición puede causar lesiones irreversibles

Pistolas de gel: expertos advierten sobre el riesgo de lesiones graves en los ojos por el uso del juguete

Alíquotas são de 0,5% a 4% sobre os preços de mercado dos veículos, que foram divulgados pela Secretaria de Fazenda

IPVA 2025: saiba quanto você vai pagar de imposto no RJ

Especialistas apontam que danos na aeronave são semelhantes aos que poderiam ser causados por ‘um sistema de mísseis antiaéreos’

Rússia e Cazaquistão tentam conter especulações sobre causa da queda do avião da Embraer

Prefeitura de Manicoré, cidade onde o avião foi encontrado, divulgou nota confirmando a morte de Rodrigo Boer Machado e do passageiro Breno Braga Leite

Após apelo de mãe por buscas, corpo de piloto desaparecido no Amazonas é encontrado

Barragem poderá produzir 300 bilhões de quilowatts-hora (kWh) de eletricidade por ano

China planeja construção da maior hidrelétrica do mundo no Tibete

Zagueiro de 37 anos passou quatro temporadas na equipe carioca

Sem clube após não renovar com o Flamengo e de férias, David Luiz mantém forma física em casa; veja

Artista estabelecia código secreto com plateia, por meio de estalo nos dedos, o que impressionava colegas como Marco Nanini e Marília Pêra

Ney Latorraca marcou teatro com recorde e cultivava 'técnica' curiosa para atiçar aplausos do público

'Sou filho único de vedete com crooner', contava o ator, que morreu nesta quinta-feira (26)

Vaidoso, Ney Latorraca dizia que suas primeiras palavras na vida foram: 'É capa?'