Futebol
PUBLICIDADE

Por Redação do GLOBO — Rio de Janeiro

RESUMO

Sem tempo? Ferramenta de IA resume para você

GERADO EM: 23/12/2024 - 22:51

Clubes cariocas enfrentam incerteza na janela de transferências

Clubes cariocas como Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco estão enfrentando um início lento na janela de transferências, com destaque para mudanças nos comandos e saídas de jogadores. O mercado é marcado por especulações e movimentos nos bastidores, enquanto os times buscam reforços e lidam com a necessidade de renovação de seus elencos. A incerteza paira sobre contratações e renovações, especialmente diante da perplexidade em torno de jogadores-chave e estratégias de investimento.

Faltando uma semana para o início de 2025, Botafogo, Flamengo, Vasco e Fluminense andam a passos lentos no mercado da bola. Até o momento, apenas o tricolor tem um reforço confirmado para o elenco — o volante Hércules foi comprado do Fortaleza por R$ 29 milhões —, e a janela carioca vem sendo mais marcada por movimentos nos comandos dos departamentos de futebol. Enquanto isso, todos lidam com saídas de peças.

Especialmente, o alvinegro, campeão da Libertadores e do Brasileirão, que vem sendo alvo constante de especulações sobre seus principais jogadores e o treinador Artur Jorge. O rubro-negro, que conquistou a Copa do Brasil, está sob nova direção e calcula os próximos passos, assim como o cruz-maltino, agora comandado por Fábio Carille. Já o Fluminense vem mudando sua estratégia de mercado.

Após investir em muitos jogadores experientes no início de 2024 e amargar uma temporada decepcionante, o tricolor tenta apostar agora em jogadores promissores. O primeiro indício disso foi a contratação de Hércules, volante de 24 anos que já se tornou a contratação mais cara da História do clube. Enquanto isso, permite a saída de alguns veteranos, como Felipe Melo e Felipe Alves.

O Botafogo vem sendo ameaçado pelo que pode ser uma debandada, já que, além de deixar sair nomes como Tchê Tchê, Eduardo e Marçal, também perderá Thiago Almada, que irá para o Lyon (França), e vê nomes como Luiz Henrique, Igor Jesus e Savarino serem envolvidos em rumores. Artur Jorge, que vem tentando uma valorização salarial, ainda discutirá o futuro.

Clubes cariocas iniciam janela com poucas movimentações — Foto: Editoria de Arte
Clubes cariocas iniciam janela com poucas movimentações — Foto: Editoria de Arte

Flamengo e Vasco passam por mudanças de comando diferentes. O primeiro está no momento de transição para a gestão de Luiz Eduardo Baptista, eleito novo presidente, a partir de 1º de janeiro, e sequer especula nomes. A temporada deverá ser marcada por um freio nos gastos, já que o investimento em contratações subiu bastante em 2024, e também será preciso direcionar verbas para o projeto do estádio rubro-negro.

Já o cruz-maltino começa a avançar mais no mercado, e chegou a acertos com o volante Tchê Tchê, livre no mercado após deixar o Botafogo, o zagueiro Lucas Freitas, que estava emprestado pelo Palmeiras ao Juventude, e o goleiro Daniel Fuzato, do Eibar (Espanha). A reformulação no elenco promete ser bastante ampla, enquanto o clube ainda busca novo investidor para controlar a SAF.

Bastidores

Até agora, os movimentos mais significativos dos grandes cariocas estão nos bastidores. O Vasco, por exemplo, demorou para definir um treinador. Primeiro, não chegou a acordos com Pedro Caixinha e Renato Gaúcho, e então acertou com Fábio Carille. A confirmação do nome destrava as ações da diretoria. O clube busca, principalmente, um zagueiro, um meio-campo e um ponta-esquerda.

Já no Flamengo, a chegada do diretor técnico português José Boto ocorre em meio a uma janela de maior cautela financeira da nova diretoria. O clube, porém, necessita de ao menos um atacante, após a saída de Gabigol — seu contrato terminou, assim como o do zagueiro David Luiz. O nome de Róger Guedes, hoje no Al-Rayyan-CAT, chegou a ser citado, mas ainda sem avanços.

De qualquer forma, os maiores reforços devem ser os retornos de jogadores fundamentais que perderam a segunda metade da temporada com lesões graves: os atacantes Pedro e Everton Cebolinha, e o lateral-esquerdo Matías Viña. As recuperações totais dos meias Arrascaeta e De La Cruz e do ponta Luiz Araújo também são prioridade.

O Botafogo vive o dilema de talvez precisar se movimentar no mercado sem saber se Artur Jorge continuará no comando. Em tese, a prioridade é a contratação de um zagueiro, por conta do fim do empréstimo de Adryelson, que voltará ao Lyon, e o aperfeiçoamento de um elenco campeão. Só que as possíveis saídas podem requerer que o clube seja mais enérgico no mercado. Até agora, são cogitados os meias Bitello (Dínamo Moscou-RUS) e Iker Muniain (San Lorenzo-ARG), e o zagueiro Jair (Santos).

Por sua vez, o Fluminense resolveu rapidamente as questões fora de campo com a definição da continuidade de Mano Menezes. A escolha da gestão de Mário Bittencourt o transforma no responsável por fazer o elenco se tornar mais competitivo através de jogadores mais físicos, em todos os setores.

Mais recente Próxima Pedro Caixinha será o novo técnico do Santos na temporada de 2025
Mais do Globo

Proposta será apresentada pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE) até o fim de fevereiro

Entrevista: nova contribuição sindical será apresentada por deputado em acordo com governo, diz ministro do Trabalho

Cantora se solidarizou nas redes com vítimas dos incêndios que devastam Los Angeles há uma semana: 'Minha alma dói por aqueles que experimentar essa devastação e eu choro pela minha cidade'

Miley Cyrus relembra incêndio que destruiu sua casa em 2018: 'É um sentimento que você nunca esquece'

Cinco vezes campeão alemão, Stuttgart foi porta de entrada na Europa de vários brasileiros, entre eles o tetracampeão com a seleção, Dunga

São Paulo firma acordo com o Stuttgart, da Alemanha, para intercâmbio de jogadores

BBB 25 estreia nesta segunda-feira (13) após "Mania de você", às 22h25, e pode ser acompanhado pela TV Globo e Globoplay

Que horas começa o BBB 25? Veja horário e participantes confirmados

Animal foi resgatado pela Secretaria de Proteção Animal

Égua é encontrada passeando na sede da prefeitura do Rio

A orientação, por motivos de segurança, se deve a uma ação policial. Motoristas devem usar rotas alternativas

Motoristas devem evitar o Túnel Noel Rosa devido a ação da polícia no Engenho Novo, orienta prefeitura

O resultado da perícia saiu um dia depois que o padrasto da mãe das crianças foi preso como principal suspeito de envenenar um baião de dois comido por ele e toda a família no primeiro dia do ano

MP pede soltura de suspeita de matar irmãos envenenados no Piauí após laudo mostrar que cajus não tinham 'chumbinho'

Treinador não quis comentar sobre a possível saída do lateral-direito inglês Kyle Walker, capitão do City, que revelou desejo de ir para o exterior

Guardiola celebra boa fase do Manchester City após três vitórias: 'Ambiente está melhor'