'Triunfo de Israel' é assunto de conversa telefônica entre Trump e Netanyahu
© AP Photo / Alex BrandonPresidente Donald Trump se reúne com primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu no Salão Oval, terça-feira, 15 setembro, 2020, na Casa Branca, em Washington
© AP Photo / Alex Brandon
Nos siga no
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, falou com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em uma conversa "muito amigável" sobre a necessidade de Israel completar sua vitória sobre o Irã, disse o presidente israelense neste domingo (15).
"Foi uma conversa muito amigável, muito calorosa e muito importante (...) sobre a necessidade de Israel completar sua vitória", disse o primeiro-ministro israelense.
O mandatário israelense também afirmou a disposição de Tel Aviv de impedir "o Hezbollah de se rearmar", o que Netanyahu disse ser um teste constante para Israel.
"Eu digo ao Hezbollah e ao Irã em termos inequívocos: para evitar que vocês nos prejudiquem, continuaremos a agir contra vocês tanto quanto necessário, em todas as áreas e em todos os momentos", disse o líder israelense.
Netanyahu reiterou que os recentes ataques aéreos contra instalações militares sírias foram realizados para garantir que essas armas não seriam usadas contra Israel no futuro e também disse que as Forças de Defesa de Israel (FDI) também atacaram rotas de fornecimento de armas para o Hezbollah.
Entre outras coisas, ele enfatizou que Israel "não tem interesse em um conflito com a Síria" e acrescentou que a política israelense em relação à sua vizinha Síria será moldada pela realidade local.
"A Síria não é a mesma Síria", disse ele, argumentando que Israel está mudando o Oriente Médio, acrescentando que "o Líbano não é o mesmo Líbano, Gaza não é a mesma Gaza e o líder do eixo – o Irã – não é o mesmo Irã".