EUA e Japão expandem parceria de defesa com novo comando de operações conjuntas
11:43 28.07.2024 (atualizado: 15:15 28.07.2024)
© AP Photo / Alex BrandonDepartamento de Defesa dos EUA
© AP Photo / Alex Brandon
Nos siga no
Os Estados Unidos e o Japão vão estabelecer um Comando de Operações Conjuntas para aprimorar a cooperação militar, de acordo com uma declaração conjunta do Comitê Consultivo de Segurança Washington-Tóquio divulgada pelo Departamento de Defesa dos EUA, neste domingo (28).
Essa iniciativa foi acordada pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e pelo secretário de Defesa Lloyd Austin, junto com a ministra das Relações Exteriores japonesa, Yoko Kamikawa, e o ministro da Defesa, Minoru Kihara, de acordo com a declaração.
"Os Estados Unidos acolheram com satisfação o reforço das capacidades de defesa do Japão, incluindo o aumento sustentado de seu orçamento de defesa, a criação do Comando de Operações Conjuntas [JJOC, na sigla em inglês] das Forças de Autodefesa do Japão [JSDF, na sigla em inglês], o foco na segurança cibernética e na posse de capacidades de contra-ataque", diz o texto.
Washington e Tóquio vão impulsionar a cooperação, alinhando a tomada de decisões e coordenando planos e exercícios militares, disse a declaração.
"Isso inclui facilitar maior interoperabilidade em operações bilaterais conjuntas, como: atividades de inteligência, vigilância e reconhecimento [ISR, na sigla em inglês], treinamento e exercícios, planejamento operacional, planejamento de contingência e logística."
O recém-estabelecido JJOC vai aumentar sua prontidão para lidar com ameaças emergentes no Indo-Pacífico, e essa cooperação também visa fortalecer as capacidades de dissuasão, de acordo com o comunicado.