"É com grande tristeza que devo compartilhar a notícia de que David Cornwell, conhecido mundialmente como John le Carré, faleceu após uma curta doença (não relacionada à COVID-19) na Cornualha, na noite de sábado, 12 de dezembro de 2020", disse o agente literário do autor por meio de um comunicado.
John le Carré, the great chronicler of our age, has died. Read the statement from Penguin Books here https://t.co/H50o1V6dSw
— John le Carré - News (@lecarre_news) December 13, 2020
John le Carré, o grande cronista de nossa época, morreu. Leia a declaração da Penguin Books aqui.
Nascido em Poole, Inglaterra, em 19 de outubro de 1931, Cornwell foi professor do Eton College, em Berkshire, antes de se juntar ao serviço diplomático britânico, onde trabalhou de 1960 a 1964.
Sua primeira obra publicada foi "O Morto ao telefone", de 1961. Mas foi com "O Espião que saiu do frio", de 1963, que o escritor foi lançado à cena global, período em que também foi revelada sua atuação junto aos serviços de inteligência britânicos.
Com mais de 20 livros, John le Carré acumulou diversas premiações, sendo considerado um dos maiores escritores do Reino Unido das últimas décadas.
A causa oficial da morte do escritor foi uma pneumonia. Ele deixa esposa e quatro filhos.