Por Memória Globo

Renato Velasco/Memória Globo

João Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro em 16 de setembro de 1953. Começou a trabalhar no Globo em 1973, na editoria de Geral. Depois, foi para o Segundo Caderno, como diagramador, o que lhe rendeu o aprendizado no processo de produção do jornal. Voltou a trabalhar como repórter na editoria de Esportes, onde, sob a chefia de Celso Itiberê, chegou a subeditor. Em seguida, assumiu a subeditoria de Economia.

Em 1978, para entender melhor a estrutura e o funcionamento do Globo, João Roberto deixou a Redação e passou a trabalhar nas diferentes áreas de produção do jornal, familiarizando-se com os setores das oficinas, rotativas e composição. No ano seguinte, assumiu o cargo de diretor de Produção, coordenando o relacionamento entre os diversos setores do jornal e tendo sob seu comando a área industrial.

Em 1982, tornou-se vice-presidente do Globo, cargo que, a partir de 1985, passou a acumular com o de vice-presidente da Rede Globo de Televisão (nessa função ficou até o final de 1997). Em 1991, João Roberto assumiu a Direção-Geral da Fundação Roberto Marinho, nela permanecendo até dezembro de 1994. Em 1993, participou da criação do Viva Rio.

João Roberto Marinho em depoimento ao Memória Globo, 2013. — Foto: Renato Velasco/Memória Globo.

Em 1998, Roberto Marinho e os filhos – João Roberto, Roberto Irineu e José Roberto Marinho – deixaram suas funções executivas nas empresas e formaram o Conselho de Gestão das Organizações Globo, voltado para questões estratégicas do grupo. João Roberto Marinho tornou-se presidente dos conselhos Editorial e Institucional do Grupo Globo e vice-presidente do Conselho de Administração.

Em fevereiro de 2022, com a saída de Jorge Nóbrega da presidência-executiva da Globo após a conclusão do programa de transformação Uma Só Globo, João Roberto Marinho assumiu o cargo de presidente do Grupo Globo, responsável também por presidir o Conselho de Administração. Exerce ainda o cargo de vice-presidente da Associação Nacional de Jornais e da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert).

João Roberto é casado e pai de 3 filhos.

Galeria de fotos

5 fotos
Galeria de fotos João Roberto Marinho

Fonte

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)