Hedyl Valle Jr ingressou no jornalismo nos anos 1960. Em 1968, conquistou um Prêmio Esso, pela série de reportagens Juiz, Ladrão e Herói, sobre árbitros de futebol, escrita com Vital Bataglia e publicada no jornal O Estado de S. Paulo. Foi um dos fundadores da revista Placar, especializada em esportes, criada em 1970. Trabalhou ainda no Jornal do Brasil, antes de se transferir para a Rede Globo, no fim da década de 1970.Foi um dos primeiros a integrar a equipe do Globo Esporte, que estreara em 1978, ao lado de nomes com Luiz Nascimento, Michel Laurence, Juarez Soares, Luciano do Valle e Raul Quadros. Como editor do Globo Esporte, foi um dos responsáveis pelo perfil adquirido pelo programa ao longo dos anos, unindo esporte e entretenimento.
Paralelamente, integrou o grupo de entrevistadores que compunha o Painel. O programa foi criado para ser uma revista informativa flexível, sem a preocupação de cobrir todos os assuntos, como os demais telejornais da emissora. Não havia um grupo fixo de entrevistadores, participando quem tivesse mais intimidade com os assuntos a serem tratados pelos entrevistados. Hedyl Valle Jr. entrevistava convidados que fossem falar de esportes.
Na segunda metade dos anos 1980, tornou-se chefe de redação de Esporte. Em 1987, foi responsável pela reestreia do Esporte Espetacular, o mais antigo programa esportivo da Globo, exibido entre 1973 e 1983. Acumulou a função de editor-chefe do Esporte Espetacular em 1988. Na época, o programa diversificou sua cobertura, começando a cobrir várias modalidades, inclusive esportes menos populares, como polo e esqui aquático.
Na área de Esporte, acompanhou diversas coberturas de grandes eventos esportivos, de Jogos Olímpicos a Copas do Mundo – inclusive como coordenador de cobertura, como em 1990, no mundial da Itália. Além disso, testemunhou uma série de transformações tecnológicas, como a transição do filme para o videoteipe, e mudanças nos perfis dos programas esportivos da Globo, que, de meramente informativos, passaram cada vez mais a mesclar esporte e entretenimento.
Hedyl Valle Jr. morreu no dia 9 de novembro de 1993, aos 48 anos, vítima de uma isquemia cerebral.