Por Memória Globo

Memoria Globo

Série em doze capítulos, dirigida por Paulo Gil Soares e Luiz Lobo, sob a coordenação de Manoel Carlos, TV Ano 25 compilou uma seleção dos momentos mais importantes na história da televisão brasileira desde a sua inauguração em 1950. 

Período: 10/10/1975 a 26/12/1975. Dia e horário: sextas, às 21h.

Abertura do programa TV Ano 25.

Abertura do programa TV Ano 25.

HISTÓRIA

O primeiro capítulo mostrou o funcionamento de uma emissora de TV, sua importância como meio de comunicação e sua repercussão na esfera social. Os destaques foram a fundação da TV Tupi de São Paulo e do Rio de Janeiro, o surgimento da TV Globo em 1965 e as programações de época.

Os capítulos seguintes destacaram o telejornalismo diário e os programas Globo Repórter e Fantástico, com supervisão dos jornalistas Humberto Vieira e José Itamar de Freitas, respectivamente. Augusto César Vanucci cuidou da parte sobre os grandes programas de entretenimento e musicais como Festival Internacional da Canção, Abertura, Astros do Disco, Hit Parade e Globo de Ouro; e os programas humorísticos A Grande Família, Chico City e Satiricom, entre outros.

As novelas foram selecionadas pelo diretor Daniel Filho. Entre as produções destacadas estavam O Direito de Nascer, Beto Rockefeller, Eu compro essa mulher, A Gata de Vison, O Bem Amado, Bandeira 2, Selva de Pedra, Os Ossos do Barão, Carinhoso, Fogo sobre Terra, O Rebu, Corrida de Ouro.  Os programas infantis – como Vila Sésamo, Novela Jovem, Teatrinhos – ficaram à cargo de Fábio Sabag. Maurício Sherman foi responsável pelo espisódio sobre os principais apresentadores: Sílvio Santos, Chacrinha, Hebe Camargo, Cidinha Campos, Aerton Perlingeiro.

Daniel Filho cuidou ainda de um capítulo especial dedicado à mulher na televisão brasileira, com depoimentos de Marília Pêra, Renée de Vielmond, Yoná Magalhães, Regina Duarte, Márcia Mendes, Sandra Bréa, Dina Sfat, Hebe Camargo e Cidinha Campos.

Os grandes eventos esportivos – como a transmissão da conquista do tricampeonato no México em 1970, o fracasso na Copa da Alemanha em 1974, a despedida de Pelé, as corridas de Fórmula 1 e as lutas de boxe – ficaram a cargo de Moacyr Masson.

FONTE:

FONTE: O Globo, 28/06/1975.

Fontes: O Globo, 28/06/1975

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)