Séries

Por Memória Globo


No ano eleitoral de 2002, a gente teve reportagens ligadas a séries especiais que exploravam semanalmente temas complexos da realidade brasileira. Essa foi uma ideia do Ali Kamel: mostrar ao público um retrato dos grandes problemas brasileiros, com números comparativos de censos demográficos do IBGE, que são números indiscutíveis. Você comparava o censo de 2000 com o censo de 1990 , mostrava o que melhorou, o que ficou igual e o que piorou no Brasil. Um trabalho de fôlego.
— William Bonner | editor-chefe e apresentador do 'JN'

A primeira série de reportagens a ir ao ar – 'Cidadania' – foi exibida a partir de 5 de agosto. O repórter Edney Silvestre mostrou como era possível lutar por direitos, contribuir para a legislação e escolher melhor os representantes. As outras séries exibidas foram: 'As Contas do Governo', com o repórter Tonico Ferreira; 'Concentração de Renda', com Marcelo Canellas; 'Educação e Emprego', com Sônia Bridi; 'Saúde e Saneamento', com Vinícius Dônola; 'Desigualdades Regionais', com Marcelo Canellas; e 'Meio Ambiente e Grandes Cidades', com William Waack. A última – 'Valor do Voto', com Ernesto Paglia –, exibida na semana da eleição, apresentou reportagens sobre a importância do voto.

O 'Jornal Nacional' estabeleceu o tom dos debates, propondo séries de reportagens baseadas no censo da virada do milênio. Que Brasil queríamos construir?
— Sônia Bridi | repórter

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Webdoc com entrevistas exclusivas ao Memória Globo sobre as séries jornalísticas exibidas pelo Jornal Nacional em 2002, como parte da cobertura das eleições presidenciais.

Webdoc com entrevistas exclusivas ao Memória Globo sobre as séries jornalísticas exibidas pelo Jornal Nacional em 2002, como parte da cobertura das eleições presidenciais.

A repórter Sônia Bridi conta, no livro 'JN – 50 Anos de Telejornalismo' que a ela coube um tema que preza: "educação e sua relação com emprego e oportunidades na vida, com ascensão social e desenvolvimento. E foi com filho no colo – estava amamentando – que percorri o Brasil e encontrei personagens inesquecíveis”. Em São Paulo, a repórter mostrou a transformação na indústria automobilística; em Minas Gerais, testemunhou a história de um agricultor que conseguiu colocar as duas filhas na universidade; no Nordeste, encontrou crianças que trocaram a escola pelo trabalho infantil, exercendo tarefas pesadas. “E com a imagem do menino de 25 quilos, carregando feixes com 12 quilos de tijolos, resumimos a necessidade de decidir o voto a partir de propostas: Quer aliviar esse peso? Preste atenção nos programas dos candidatos”, conclui.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)