A primeira série de reportagens a ir ao ar – 'Cidadania' – foi exibida a partir de 5 de agosto. O repórter Edney Silvestre mostrou como era possível lutar por direitos, contribuir para a legislação e escolher melhor os representantes. As outras séries exibidas foram: 'As Contas do Governo', com o repórter Tonico Ferreira; 'Concentração de Renda', com Marcelo Canellas; 'Educação e Emprego', com Sônia Bridi; 'Saúde e Saneamento', com Vinícius Dônola; 'Desigualdades Regionais', com Marcelo Canellas; e 'Meio Ambiente e Grandes Cidades', com William Waack. A última – 'Valor do Voto', com Ernesto Paglia –, exibida na semana da eleição, apresentou reportagens sobre a importância do voto.
EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Webdoc com entrevistas exclusivas ao Memória Globo sobre as séries jornalísticas exibidas pelo Jornal Nacional em 2002, como parte da cobertura das eleições presidenciais.
A repórter Sônia Bridi conta, no livro 'JN – 50 Anos de Telejornalismo' que a ela coube um tema que preza: "educação e sua relação com emprego e oportunidades na vida, com ascensão social e desenvolvimento. E foi com filho no colo – estava amamentando – que percorri o Brasil e encontrei personagens inesquecíveis”. Em São Paulo, a repórter mostrou a transformação na indústria automobilística; em Minas Gerais, testemunhou a história de um agricultor que conseguiu colocar as duas filhas na universidade; no Nordeste, encontrou crianças que trocaram a escola pelo trabalho infantil, exercendo tarefas pesadas. “E com a imagem do menino de 25 quilos, carregando feixes com 12 quilos de tijolos, resumimos a necessidade de decidir o voto a partir de propostas: Quer aliviar esse peso? Preste atenção nos programas dos candidatos”, conclui.