Séries

Por Memória Globo


Cem anos depois da grande seca de 1915, retratada no livro 'O Quinze', de Rachel de Queiroz, o 'Jornal Nacional' colocou no ar uma série especial de três reportagens, exibidas entre 28 e 30 de dezembro de 2015, propondo uma travessia pelo sertão nordestino. O resultado foi uma atualização do retrato da região.

O projeto foi concebido por William Bonner e executado pelos repórteres Felipe Santana e Alex Carvalho. Santana conta que o convite para fazer as reportagens veio um pouco antes de ele se mudar para Nova York como correspondente da Globo – o trabalho seria, portanto, “um ritual de despedida do Brasil”, como definiu em entrevista ao Memória Globo.

Sabíamos que começaríamos na casa em que Rachel de Queiroz viveu durante a grande seca de 1915, que serve de inspiração para o livro, e terminaríamos em Fortaleza.
— Felipe Santana | repórter

Com ajuda dos produtores Rosangela Moura e Helton Setta, o repórter refez o trajeto de Chico Bento - personagem da obra de ficção, um sertanejo que, frente a uma seca avassaladora, resolve deixar o sertão e tentar a vida em Fortaleza - para descobrir o que mudou e o que parecia igual em cem anos.

À medida que encontrávamos os personagens à beira da estrada, o roteiro ia se desenhando na minha cabeça. Dessa forma, comecei a dividir a série em dois episódios: um que representasse o desejo de ficar no Sertão; outro que representasse o desejo de partir. Foi chegando a Fortaleza que surgiu o terceiro episódio, sobre o desejo de voltar.
— Felipe Santana | repórter

A equipe também foi formada pelo operador de áudio Douglas Lima, o editor Eric Romar e o motorista e assistente, Francisco Lima, da afiliada da Globo no Ceará, que conhecia a região.

Um século depois, o drama da seca, retratado no livro ‘O Quinze’, se repete no Ceará. Jornal Nacional, 28/12/2015.

Um século depois, o drama da seca, retratado no livro ‘O Quinze’, se repete no Ceará. Jornal Nacional, 28/12/2015.

Mais do memoriaglobo
Próxima temporada estreia dia 13/01

Reality show exibido desde 2002, a partir de um formato criado pela produtora holandesa Endemol. Durante três meses, participantes são confinados em uma casa e postos à prova. Cada temporada do programa é exibida diariamente durante cerca de dois meses.

Qual seu preferido? Relembre os 24 vencedores do 'Big Brother Brasil' - Foto: (João Cotta/Globo)
Projeto Resgate

Fernanda Montenegro interpreta a filha de Santos Dumont em trama de Lauro César Muniz

'Zazá' estreia no Globoplay - Foto: (Arley Alves/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

Escrita especialmente para Regina Duarte, a novela se baseava na comédia romântica Sabrina Fair, de Samuel Taylor.

Reveja alguns capítulos de 'Carinhoso', com Regina Duarte e Cláudio Marzo - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Originalidade

Beatriz (Gloria Pires), Inês (Adriana Esteves) e Regina (Camila Pitanga) são mulheres diferentes que têm suas vidas ligadas ao lidarem com a ambição e o poder.

'Babilônia' está na íntegra no Globoplay - Foto: (Memória Globo)
Televisão brasileira de luto

O ator e diretor Ney Latorraca nasceu em Santos, São Paulo, em 25 de julho de 1944. Estreou na Globo em 1975 na novela Escalada. Se destacou em novelas e programas  humorísticos. Morreu em dezembro de 2024, aos 80 anos.

O adeus a Ney Latorraca: ator morre aos 80 anos  - Foto: (Eduardo França/Globo)
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)