No dia 28 de março de 2013, o 'JN' apresentou matéria sobre como os manguezais ajudam a combater o aquecimento global. No dia seguinte, mostrou que o Brasil tem a maior faixa contínua de manguezal do mundo. A última reportagem da série foi sobre a criação de camarões, considerada uma das maiores ameaças ao bioma natural.
A série 'Manguezais Brasileiros', exibida em março de 2013, foi a vencedora na categoria 'Mídia Nacional - Televisão' de um prêmio concedido por um banco privado.
Em entrevista ao Memória Globo, o repórter Vladimir Netto conta que a ideia surgiu do então diretor do 'Globo Rural', Humberto Pereira, que também dirigia o 'Globo Natureza'. Foram vinte dias de viagem pelo Brasil. Ainda na equipe, o repórter cinematográfico Hélio Gonçalves, o operador de UPJ Edvaldo Simão, o produtor de reportagem Rafael Benaque, o supervisor executivo Fábio Ibiapina e a editora Ava Maria Nóbrega.
Primeira reportagem de Vladimir Netto e Hélio Gonçalves para a série jornalística 'Manguezais Brasileiros', Jornal Nacional, 28/03/2013.
Segunda reportagem de Vladimir Netto e Hélio Gonçalves para a série jornalística 'Manguezais Brasileiros', Jornal Nacional, 29/03/2013.
Terceira reportagem de Vladimir Netto e Hélio Gonçalves para a série jornalística 'Manguezais Brasileiros', Jornal Nacional, 30/03/2013.