Séries

Por Memória Globo


No dia 28 de março de 2013, o 'JN' apresentou matéria sobre como os manguezais ajudam a combater o aquecimento global. No dia seguinte, mostrou que o Brasil tem a maior faixa contínua de manguezal do mundo. A última reportagem da série foi sobre a criação de camarões, considerada uma das maiores ameaças ao bioma natural.

A série 'Manguezais Brasileiros', exibida em março de 2013, foi a vencedora na categoria 'Mídia Nacional - Televisão' de um prêmio concedido por um banco privado.

Em entrevista ao Memória Globo, o repórter Vladimir Netto conta que a ideia surgiu do então diretor do 'Globo Rural', Humberto Pereira, que também dirigia o 'Globo Natureza'. Foram vinte dias de viagem pelo Brasil. Ainda na equipe, o repórter cinematográfico Hélio Gonçalves, o operador de UPJ Edvaldo Simão, o produtor de reportagem Rafael Benaque, o supervisor executivo Fábio Ibiapina e a editora Ava Maria Nóbrega.

Eu embarquei com a equipe do 'Globo Rural' depois de fazer coberturas muito importantes para mim, em Brasília. A cobertura começou na Amazônia, o maior manguezal do planeta. Tínhamos que andar com lama na cintura e ficar no meio do rio, pescando. Foi divertido. Depois, fomos para o manguezal de Cananeia, em São Paulo, que é muito preservado. E terminamos no Rio Grande do Norte, onde fiz uma matéria denunciando a cultura do camarão.
— Vladimir Netto | repórter
Primeira reportagem de Vladimir Netto e Hélio Gonçalves para a série jornalística 'Manguezais Brasileiros', Jornal Nacional, 28/03/2013.

Primeira reportagem de Vladimir Netto e Hélio Gonçalves para a série jornalística 'Manguezais Brasileiros', Jornal Nacional, 28/03/2013.

Segunda reportagem de Vladimir Netto e Hélio Gonçalves para a série jornalística 'Manguezais Brasileiros', Jornal Nacional, 29/03/2013.

Segunda reportagem de Vladimir Netto e Hélio Gonçalves para a série jornalística 'Manguezais Brasileiros', Jornal Nacional, 29/03/2013.

Terceira reportagem de Vladimir Netto e Hélio Gonçalves para a série jornalística 'Manguezais Brasileiros', Jornal Nacional, 30/03/2013.

Terceira reportagem de Vladimir Netto e Hélio Gonçalves para a série jornalística 'Manguezais Brasileiros', Jornal Nacional, 30/03/2013.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)