A série 'Educação no Brasil', realizada por Cristina Serra, estreou no dia 24 de março de 2008, e partiu de um levantamento realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Unesco. A proposta era visitar regiões pobres onde profissionais usaram a criatividade para ensinar crianças e adultos.
Na primeira reportagem, Cristina Serra foi ao Maranhão e mostrou uma biblioteca itinerante inusitada: na garupa de um jegue, cestas de livros circulavam pela cidade para incentivar a leitura. Ainda na estreia, a repórter mostrou projetos no Rio Grande do Sul, em Goiás e no Distrito Federal.
Em entrevista ao Memória Globo, Cristina Serra contou que o projeto 'Jegue Livro', criado pelo secretário de Educação de Alto Alegre do Pindaré, melhorou o desempenho dos alunos. Para a jornalista, a série marcou sua trajetória por ensinar que é possível ajudar o próximo com muito pouco.
A valorização do professor foi tema da segunda reportagem, exibida em 25 de março, mostrando a importância desse profissional e do impacto da desmotivação deles no processo de aprendizagem dos alunos. Cristina Serra registrou exemplos no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Maranhão.
Na terceira e última reportagem, que foi ao ar em 26 de março, a série explorou o problema da evasão escolar. A ideia era mostrar iniciativas para reduzir esse problema e melhorar a aprendizagem. Piauí, Rio Grande do Sul, Goiás e Pará foram os estados visitados pela repórter.
EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO
Webdoc sobre a série jornalística 'Educação no Brasil', da repórter Cristina Serra, com entrevista exclusiva do Memória Globo.