Séries

Por Memória Globo


A série 'Educação no Brasil', realizada por Cristina Serra, estreou no dia 24 de março de 2008, e partiu de um levantamento realizado pelo Ministério da Educação, em parceria com a Unesco. A proposta era visitar regiões pobres onde profissionais usaram a criatividade para ensinar crianças e adultos.

Na primeira reportagem, Cristina Serra foi ao Maranhão e mostrou uma biblioteca itinerante inusitada: na garupa de um jegue, cestas de livros circulavam pela cidade para incentivar a leitura. Ainda na estreia, a repórter mostrou projetos no Rio Grande do Sul, em Goiás e no Distrito Federal.

Em entrevista ao Memória Globo, Cristina Serra contou que o projeto 'Jegue Livro', criado pelo secretário de Educação de Alto Alegre do Pindaré, melhorou o desempenho dos alunos. Para a jornalista, a série marcou sua trajetória por ensinar que é possível ajudar o próximo com muito pouco.

Essa cidade tinha um secretário que estudou em Brasília e voltou para a terra dele disposto a levar a educação a sério, porque entendia que a educação é transformadora. A gente pegou essa avaliação do MEC, mostrando várias experiências bem-sucedidas em escolas públicas, no interior do Brasil. Várias. Essa me chamou a atenção, especificamente pelo isolamento desse lugar e pelo desempenho. As notas dos alunos eram muito boas.
— Cristina Serra | repórter

A valorização do professor foi tema da segunda reportagem, exibida em 25 de março, mostrando a importância desse profissional e do impacto da desmotivação deles no processo de aprendizagem dos alunos. Cristina Serra registrou exemplos no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Maranhão.

Na terceira e última reportagem, que foi ao ar em 26 de março, a série explorou o problema da evasão escolar. A ideia era mostrar iniciativas para reduzir esse problema e melhorar a aprendizagem. Piauí, Rio Grande do Sul, Goiás e Pará foram os estados visitados pela repórter.

EXCLUSIVO MEMÓRIA GLOBO

Webdoc sobre a série jornalística 'Educação no Brasil', da repórter Cristina Serra, com entrevista exclusiva do Memória Globo.

Webdoc sobre a série jornalística 'Educação no Brasil', da repórter Cristina Serra, com entrevista exclusiva do Memória Globo.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)