Séries

Por Memória Globo


Entre os dias 12 e 16 de abril de 2010, os repórteres Tonico Ferreira e Fernando Ferro mostraram dois contrastes na série 'Amazônia': o desmatamento decorrente de ações ilegais e iniciativas produtivas que se adequam às normas ambientais.

A série mostrou que as atividades mais comuns na região amazônica são a exploração da madeira, agricultura de soja e criação de gado. Os repórteres denunciaram a queima em carvoarias clandestinas, explorando mão de obra barata, em situação de trabalho ilegal.

Webdoc sobre a série jornalística 'Amazônia', com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

Webdoc sobre a série jornalística 'Amazônia', com entrevistas exclusivas do Memória Globo.

Em entrevista ao Memória Globo, Tonico Ferreira explicou que a reportagem sobre a exploração econômica da Amazônia fez parte do projeto ‘Globo Amazônia’: “O ‘Globo Amazônia’ é um projeto grande que existiu aqui na TV Globo desde 2008. E a ideia era ver como estava a nossa Amazônia, fazer um diagnóstico sobre o que é essa enorme parte do nosso território, que é muito desconhecido. E eram várias equipes. Algumas foram cobrir índios, outras foram cobrir a cultura, até comida regional, os transportes, as cidades. E eu fiquei com uma parte que é chamada dos grandes projetos econômicos da Amazônia: o que são, seus impactos econômicos, sociais, no meio ambiente, se são sustentáveis ou se são apenas destruição da floresta. E fizemos também essa série para o ‘Jornal Nacional’, com as explorações mais comuns: madeira, agricultura, principalmente soja, e a criação de gado, que está espalhado na Amazônia inteira.”

A gente apontou os problemas, as soluções e o que está para frente. Isso exigiu cinco viagens grandes para a Amazônia. Eu estimo que a gente tenha ficado, num total, cerca de três meses na Amazônia, no ano passado. E eu fiquei muito satisfeito de podermos fazer não só jornalismo, mas também um estudo científico.
— Tonico Ferreira | repórter
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)