Coberturas

Por Memória Globo


Oito milhões de pessoas – segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) – foram afetadas pelo terremoto que atingiu o Nepal, um país de quase 28 milhões de habitantes, no dia 25 de abril de 2015. O tremor de terra de magnitude 7,8 na escala Richter era o pior desde 1934. A cidade de Katmandu – a mais atingida – viu seus prédios, casas, templos e monumentos ficarem em ruínas. A tragédia deixou 10 mil feridos e mais de 8 mil mortos.

Repórter Clayton Conservani relata os momentos de perigo passados pela equipe da Globo e os estragos causados por um terremoto no Nepal, Jornal Hoje, 25/04/2015

Repórter Clayton Conservani relata os momentos de perigo passados pela equipe da Globo e os estragos causados por um terremoto no Nepal, Jornal Hoje, 25/04/2015

A Globo foi a primeira emissora do mundo a entrar ao vivo de Katmandu após o terremoto. A equipe do Planeta Extremo – os repórteres Carol Barcellos e Clayton Conservani, os produtores Claudio de Moraes e Igor Tavares, o editor Marcelo Outeiral e os cinegrafistas Claudio Carneiro, Ari Jr e Lucas Munhoz – estava no Nepal para a gravação do programa quando foi surpreendida pelo forte tremor. A equipe havia deixado Katmandu na manhã daquele sábado, 25 de abril, a caminho de Pokhara, quando o terremoto atingiu a região. A partir de então, passou a cobrir e enviar material diariamente para os principais telejornais de rede, além de fazer entradas ao vivo sempre que possível. Márcio Gomes, correspondente da Globo no Japão à época, também participou da cobertura, atualizando as informações direto de Tóquio, com base no material recebido pelas agências de notícias.

O Jornal Hoje daquele sábado exibiu as primeiras imagens da tragédia – pessoas correndo assustadas no meio das ruas, casas desmoronando, avalanches de pedra e rachaduras no chão. Por telefone, Clayton Conservani falou sobre a tensão que tomou conta da equipe, a preocupação em escapar ilesos e, ao mesmo tempo, registrar tudo.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)