Coberturas

Por Memória Globo


2015 foi um ano marcado por uma epidemia no Brasil, causada por um inimigo já conhecido no país: o mosquito Aedes aegypt. Transmissor de doenças como a febre amarela e a dengue, descobriu-se que o inseto também começara a carregar um novo vírus, o da Zika.

Declarado estado de emergência nacional por conta do aumento de casos de microcefalia, Jornal Hoje, 12/11/2015

Declarado estado de emergência nacional por conta do aumento de casos de microcefalia, Jornal Hoje, 12/11/2015

Em meio a uma epidemia de dengue, os primeiros casos de zika surgiram em abril de 2015. Mas, segundo estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o vírus chegou ao Brasil vindo do Haiti no final de 2013. E o vírus deixaria marcas profundas na sociedade brasileira. Bebês, cujas mães adoeceram de Zika durante a gestação, começaram a nascer com microcefalia, uma malformação congênita em que bebês nascem com a cabeça menor do que o normal (33 cm).

A relação entre a microcefalia e o vírus da Zika começou a ser investigada a partir do aumento da doença no Nordeste, principalmente em Pernambuco. No dia 11 de novembro de 2015, o governo federal decretou estado de emergência por causa da epidemia de microcefalia. Em menos de um ano, o vírus se espalhou pelo país, sendo o maior número de casos registrados no Nordeste e no Sudeste. Em 2 de dezembro, a OMS confirmou a relação entre o vírus Zika e a microcefalia. Em maio de 2017, com a queda significativa dos casos, o país revogou o estado de alerta.

“Nós fizemos muitas matérias, cobrimos muito bem. Naquele momento, era o principal noticiário no Brasil, a gente estava totalmente voltado para entender a zika e os efeitos da doença no nascimento de bebês com microcefalia. Foi um choque pra todo mundo, começaram a surgir muitos casos.”, lembra Luiz Fernando Ávila, então editor-chefe do JH.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)