Coberturas

Por Memória Globo


Uma barragem da mineradora Vale – a Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão – se rompeu no dia 25 de janeiro de 2019, às 12h28, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia, inclusive um refeitório, e parte da comunidade da Vila Ferteco. As primeiras informações foram transmitidas quando o JH estava no ar. Logo após o telejornal terminar, Sandra Annenberg entrou ao vivo com boletins de atualização sobre o rompimento.

Primeiras informações sobre o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), Jornal Hoje, 25/01/2019

Primeiras informações sobre o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), Jornal Hoje, 25/01/2019

No dia 1 de fevereiro, às 14h58, Sandra Annenberg entrou ao vivo na programação da Globo, em um boletim do JH, para mostrar imagens inéditas do momento exato em que a barragem da Vale estourou em Brumadinho. As imagens a que a Globo teve acesso foram cedidas pela mineradora a autoridades que investigavam a tragédia.

Em Boletim do Jornal Hoje, é anunciado que a Vale confirma o rompimento de barragem em Brumadinho (MG), Jornal Hoje, 25/01/2019

Em Boletim do Jornal Hoje, é anunciado que a Vale confirma o rompimento de barragem em Brumadinho (MG), Jornal Hoje, 25/01/2019

Dois anos após o rompimento, ainda se contabilizavam prejuízos. A população vivia o luto pelas 270 vidas perdidas, e o Corpo de Bombeiros continuava a buscar 11 vítimas desaparecidas. Ao longo de dois anos, foram mais de 6 mil horas de trabalho de resgate, com quase 4 mil militares. Além disso, mais de três mil pessoas ainda sofriam as consequências da contaminação do Rio Paraopeba em São Joaquim de Bicas, Betim, Mário Campos e Juatuba.

Boletim do JH: Vídeo mostra o momento exato em que barragem da Vale estoura em Brumadinho, Jornal Hoje, 01/02/2019

Boletim do JH: Vídeo mostra o momento exato em que barragem da Vale estoura em Brumadinho, Jornal Hoje, 01/02/2019

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)