Uma barragem da mineradora Vale – a Barragem 1 da Mina Córrego do Feijão – se rompeu no dia 25 de janeiro de 2019, às 12h28, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia, inclusive um refeitório, e parte da comunidade da Vila Ferteco. As primeiras informações foram transmitidas quando o JH estava no ar. Logo após o telejornal terminar, Sandra Annenberg entrou ao vivo com boletins de atualização sobre o rompimento.
Primeiras informações sobre o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), Jornal Hoje, 25/01/2019
No dia 1 de fevereiro, às 14h58, Sandra Annenberg entrou ao vivo na programação da Globo, em um boletim do JH, para mostrar imagens inéditas do momento exato em que a barragem da Vale estourou em Brumadinho. As imagens a que a Globo teve acesso foram cedidas pela mineradora a autoridades que investigavam a tragédia.
Em Boletim do Jornal Hoje, é anunciado que a Vale confirma o rompimento de barragem em Brumadinho (MG), Jornal Hoje, 25/01/2019
Dois anos após o rompimento, ainda se contabilizavam prejuízos. A população vivia o luto pelas 270 vidas perdidas, e o Corpo de Bombeiros continuava a buscar 11 vítimas desaparecidas. Ao longo de dois anos, foram mais de 6 mil horas de trabalho de resgate, com quase 4 mil militares. Além disso, mais de três mil pessoas ainda sofriam as consequências da contaminação do Rio Paraopeba em São Joaquim de Bicas, Betim, Mário Campos e Juatuba.
Boletim do JH: Vídeo mostra o momento exato em que barragem da Vale estoura em Brumadinho, Jornal Hoje, 01/02/2019