No início, chamava-se apenas Globo Especial, e os filmes exibidos faziam parte das séries Wolpers Specials e Public Affairs, ambas produzidas pela equipe técnica e repórteres da rede norte-americana CBS (Columbia Broadcasting System).
Os documentários destas séries superavam a condição de filmes meramente informativos. Eram atrações culturais de alcance geral e de interesse diversificado, que tinham na exposição visual o seu ponto forte. Usando imagens captadas pela equipe de produção ou colhidas em arquivos cinematográficos, a CBS realizava um trabalho de edição sofisticado, que dava aos documentários um sentido de espetáculo digno dos filmes de ficção.
Período: 07/01/1971 – 27/03/1973Dia e horário: quintas às 22h40
Abertura do programa jornalístico Globo Shell Especial (1971).
Alguns dos filmes exibidos no programa foram: Fome na América, Ku-Klux-Klan, O Problema da Água, Os Italianos, Poluição do Ar, Gauguin no Taiti, Polo Norte, Os Alemães, O Vietcong, A Prosperidade Americana, Duke Ellington, De Gaulle e A Grande Novela Americana.
Os documentários tinham cerca de 45 minutos de duração. Toda a série era produzida usando técnica cinematográfica. O material era filmado em 16mm, com equipamentos Arriflex. Para a realização dos filmes era necessária, portanto, uma equipe técnica acostumada a lidar com esse tipo de equipamento e capaz de produzir um trabalho de pesquisa para apoiar a parte visual.
Os três primeiros documentários do programa foram dirigidos por Paulo Gil Soares. Depois, outros cineastas se juntaram à equipe, cada um responsável por um tema. Entre eles estavam Domingos de Oliveira (comunicação), Antonio Calmon (educação), Geraldo Sarno (Semana de Arte Moderna), Gustavo Dahl (música popular), Paulo Gil Soares (alimentação) e Walter Lima Júnior (arquitetura e urbanismo).
A Divisão de Reportagens Especiais era coordenada pelo cineasta Paulo Gil Soares e o jornalista Luiz Lobo, responsável pelo texto e pesquisa.
Fontes: ANDRADE, Valério, “Jornalismo especial” In: Jornal do Brasil, 09/03/1971; ANDRADE, Valério, “Uma série especial” In: Jornal do Brasil, 18/08/1971; O Globo 03/12/1971, 03/03/1972, 28/08/1972; TÁVOLA, Arthur da. “Crianças: um exercício de virtuosismo” In: O Globo, 01/03/1973.
Leia também: