Memoria Globo

HISTÓRIA

Datas históricas, dados sobre personagens importantes, eventos e curiosidades em geral eram exemplos de temas deste programa jornalístico. A pauta era bastante ampla. A demarcação das reservas ianomâmis, o escultor Auguste Rodin, o cantor Dorival Caymmi, o vírus Ebola e a origem da árvore de Natal foram alguns dos assuntos abordados.Com apenas dois minutos de duração, o programa ia ao ar em três inserções diárias nos espaços comerciais. No Rio de Janeiro, era exibido pela manhã, ao meio-dia e no fim da tarde. Mas cada afiliada da Rede Globo estabelecia os horários e a quantidade de entradas de acordo com as necessidades da programação local. As imagens usadas eram retiradas de arquivos, filmes e documentários feitos pela Globo. Eventualmente, eram utilizados recursos de animação. Os temas eram escolhidos pela equipe do programa e o texto era elaborado pelos editores, que contavam com a consultoria de uma equipe de 30 professores universitários. 

Abertura do programa jornalístico Fique Por Dentro.

Abertura do programa jornalístico Fique Por Dentro.

Narradores: Celso Freitas, Sérgio Chapelin Editores: Beth Costa, Denise Cunha Produtores: Pedro Rodrigues, Rita Fernandes Editor de imagens: Pedro Rodrigues Finalização: Jorge ClaytonIlustrador: Mariano MartinsPeríodo: 15/07/1991 – 1995Dia e horário: de segunda a sexta, em três inserções diárias nos intervalos comerciais

O cantor Dorival Caymmi foi tema do programa jornalístico, Fique por Dentro, 29/04/1994.

O cantor Dorival Caymmi foi tema do programa jornalístico, Fique por Dentro, 29/04/1994.

Fontes: Boletim de Programação da Rede Globo, números 966 e 1169.

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)