Por Memória Globo

Em 1969, o homem pisou na lua, milhares de pessoas se reuniram no festival de música em Woodstock pedindo paz e amor contra a guerra. No Brasil, sob intensa repressão, guerrilheiros sequestraram o embaixador norte-americano Charles Elbrick. E, em pleno Maracanã, de pênalti, Pelé marcava seu milésimo gol.

Em ode a um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, o 'Fantástico' lançou, em quatro reportagens, a série '30 anos do Milésimo Gol', que contou com entrevistas exclusivas feitas com jogadores da época, como Lima e Fidelis (do Vasco), Carlos Alberto Torres, Nildon e Jurandir (que eram do Bahia); e o próprio Pelé. A ideia era não só reviver aquela época, sob ótica do esporte, mas também relembrar momentos da carreira do atacante.

O momento mais marcante da série foi o que reproduziu o lance. O goleiro Andrada, que levou o milésimo gol, aceitou o convite para repetir a experiência no mesmo Maracanã. O juiz que apitou a partida Santos x Vasco 30 anos antes, Miguel Amaro, também marcou presença para apitar o lance. Eles conversaram e, em seguida, o Rei acabou vendo a bola ser defendida pelo goleiro.

Como na época do milésimo gol Pelé aproveitou para fazer um discurso em defesa das crianças brasileiras, em 1999 o 'Fantástico' fez 200 pequenos do Morro da Mangueira entrarem no campo do Maracanã para celebrar o rei. Com direito a mais uma tentativa, dessa vez bem-sucedida, de gol, agora com narração de Galvão Bueno.

Relembre momentos da série especial que recriou façanha do Rei do Futebol: o gol mil. 'Fantástico' 01/01/2023 relembrando série de 1999

Relembre momentos da série especial que recriou façanha do Rei do Futebol: o gol mil. 'Fantástico' 01/01/2023 relembrando série de 1999

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)