Por Memória Globo

Conta-se que, certa vez, o escritor Ernest Hemingway ganhou uma aposta ao escrever uma história usando apenas seis palavras. Em abril de 2008, a jornalista Patrícia Poeta decidiu propor um desafio parecido aos seus entrevistados: contar a própria vida em apenas 15 segundos. Assim nasceu o quadro 'F-15', exibido no Fantástico até dezembro daquele ano.

Quadro “F-15” com Ney Latorraca, Fantástico, 18/05/2008.

Quadro “F-15” com Ney Latorraca, Fantástico, 18/05/2008.

O formato era simples: close no entrevistado, algumas poucas imagens para ilustrar a sua fala e um cronômetro ligado no canto da tela. Na estreia, testaram o seu poder de síntese a cantora Cláudia Leitte, o humorista Hélio de La Peña, o piloto Felipe Massa, o locutor de corridas de cavalo Ernani Pires Ferreira e o rapper Gabriel, O Pensador, que resumiu assim sua vida: “Amor, parto prematuro, infância e crescimento. Escola, rua, adolescência, insatisfação e dor. A música, a amizade, as viagens de corpo e mente. O Pensador. E o meu amor. E um filho. E mais amor. E mais um filho. E mais amor”.

A lista de participantes do 'F-15' ao longo do ano incluiu os atores Ney Latorraca, Juliana Paes, Deborah Secco, Lima Duarte, Danielle Winits e Carolina Dieckmann; os atletas Diego Hipólito, Giba, Maurren Maggi e Natália Falavigna; os cantores Zeca Pagodinho, Luciano e Falcão; os diretores Dennis Carvalho e Wolf Maya, a apresentadora Ana Maria Braga e o seu fiel Louro José, e os telespectadores do Fantástico escolhidos por meio do site do programa.

Edições especiais

O F-15 teve algumas edições especiais, como a do dia dos pais – 15 segundos para o papai –, feita com imagens de bebês gargalhando. Em 28 de setembro, os escritores João Ubaldo Ribeiro, Nélida Piñon, Carlos Heitor Cony, Marcos Vinícius Villaça, Lygia Fagundes Telles e Manoel de Barros leram trechos de crônicas de Machado de Assis, uma homenagem ao ano do centenário de morte do autor.

No dia 5 de outubro, mês das eleições para prefeito e vereador, o F-15 queria saber o que as pessoas, em entrevista na rua, fariam se fossem prefeitos de suas cidades.

O episódio final, em 27 de dezembro, contava com desejos para 2009.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)