Memoria Globo

A primeira corrida da temporada 2004 de Fórmula 1 foi realizada em Melbourne, na Austrália. O alemão Michael Schumacher, da Ferrari liderou as 58 voltas, e Barrichello ficou em segundo lugar. Nos GPs seguintes, que ocorreram na Malásia, Bahrain, San Marino e Espanha, a façanha de Schumacher se repetiu. 

A grande surpresa da temporada foi a vitória de Jarno Trulli, da Renault, no GP de Mônaco. Na Fórmula-1 desde 1997, o italiano quebrou a hegemonia do alemão Michael Schumacher e conseguiu sua primeira vitória na categoria. Em segundo, ficou Jenson Button, da BAR, que travou um duelo com o italiano nas dez últimas voltas e cruzou a linha de chegada menos de meio segundo atrás. Barrichello, com a Ferrari, chegou em terceiro. Schumacher, que buscava sua sexta vitória consecutiva no início da temporada e tentava se igualar a Ayrton Senna com seis triunfos nas ruas de Monte Carlo, abandonou a corrida na 45ª volta.

Schumacher venceu seguidamente os outros sete GPs da temporada: Europa, Canadá, EUA, França, Inglaterra, Alemanha e Hungria. No GP da Bélgica, em 29 de agosto, ficou em segundo lugar, atrás de Kimi Raikkonen, da McLaren e garantiu o heptacampeonato mundial de Fórmula 1. Em 2004, o alemão bateu seus próprios recordes e chegou a 83 vitórias na carreira. O piloto brasileiro Rubens Barrichello, também da Ferrari, chegou ao final da temporada em segundo lugar .

A temporada 2004 do Campeonato Mundial de Fórmula 1 terminou em 24 de outubro, com a disputa do GP do Brasil, no circuito de Interlagos, em São Paulo. O colombiano Juan Pablo Montoya, da Williams, foi o vencedor da prova, e conquistou sua quarta vitória da carreira.

O brasileiro Rubens Barrichello, da Ferrari, ficou com a pole position  e estava confiante em conquistar sua primeira vitória em casa. Mas uma chuva fina no momento da largada definiu a corrida. Montoya largou em segundo, seguido do finlandês Kimi Raikkonen, da McLaren, e do brasileiro Felipe Massa, da Sauber, que surpreendeu com a quarta colocação no grid.

Após a largada, a chuva parou e a pista secou rapidamente. Montoya e Raikkonen pararam para colocar pneus de pista seca antes de Barrichello, e conseguiram uma vantagem que deixou o brasileiro sem chance de alcançá-los. Massa ainda parou depois de Barrichello e liderou a corrida em casa por uma volta. A vitória acabou ficando mesmo com Montoya, seguido de Raikkonen em segundo. Barrichello ficou em terceiro e subiu ao pódio pela primeira vez no Brasil. Massa completou a prova em oitavo, atrás do heptacampeão mundial Michael Schumacher, sétimo colocado. O brasileiro Ricardo Zonta, da Toyota, completou a corrida na 13ª colocação.

O Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 teve narração de Galvão Bueno, comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti, reportagens de Pedro Bassan e João Pedro Paes Leme. 

Reportagem de Tadeu Schmidt sobre a conquista do heptacampeonato do piloto alemão Michael Schumacher na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Bélgica, Fantástico, 29/08/2004.

Reportagem de Tadeu Schmidt sobre a conquista do heptacampeonato do piloto alemão Michael Schumacher na Fórmula 1 no Grande Prêmio da Bélgica, Fantástico, 29/08/2004.

EXIBIÇÃO07/03/2004 a 24/10/2004

Michael Schumacher se mantém absoluto no primeiro GP do ano”. O Globo, 08/03/2004; “Equipes e FIA aprovam pacote de mudanças”. O Estado de São Paulo, 05/05/2004. Jarno Trulli surpreende e vence em Monte Carlo”. O Globo, 24/05/2004; Schumacher conquista o heptacampeonato mundial de F-1. UOL, 29/08/2004. “Rubinho, não foi desta vez!” O Estado de São Paulo, 25/10/2004.

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)