Por Memória Globo

Eduardo França/Globo

Regina Duarte voltava a tratar do universo feminino, mostrando suas conquistas, frustrações e conflitos, temas já abordados em 'Malu Mulher' (1979). O seriado teve como ponto de partida um Especial de Fim de Ano, 'Era Uma Vez… Leila', exibido em dezembro de 1992.

Período de exibição: 20/04/1993 a 25/12/1993 | Horário: terças-feiras, às 21h30 | Nº de capítulos: 9

Abertura do seriado 'Retrato de Mulher' (1993).

Abertura do seriado 'Retrato de Mulher' (1993).

Episódios

Ao todo, 'Retrato de Mulher' teve nove episódios, exibidos em 1993. Entre as diversas personagens femininas que Regina Duarte interpretou estão ainda a empregada doméstica Zezé e a dona de casa Dulcinéia.

'Era Uma Vez… Leila'

'Era Uma Vez… Leila' contava a história da herdeira de uma família tradicional paulista, casada com um empresário (Gracindo Júnior). Na trama, Leila (Regina Duarte) é uma mulher da sociedade que vive para a família e se choca ao descobrir que seu marido a traiu com Silvia (Giulia Gam), a quem engravidou. O impacto da notícia leva Leila a se confrontar com a sua própria vida e a questionar a forma como tratava a mãe (Bibi Ferreira) e seus próprios filhos.

'Era uma vez… Luciana'

A estreia do seriado foi com 'Era uma vez… Luciana'. Na história, a cena de abertura – como nos demais episódios – apresenta Regina Duarte em frente a um espelho, preparando-se para assumir a personagem da vez e explicando brevemente a vida da mulher em questão. Luciana é uma professora universitária e casada com um executivo. A personagem rejeita o filho recém-nascido, por acreditar que a criança é a causa das mudanças na vida do casal. Esse roteiro teve autoria de Leilah Assumpção.

'Era uma vez… Madalena'

O episódio 'Era uma vez… Madalena' conta as aventuras de uma trambiqueira. Ela se veste de freira e sai pelas ruas de São Paulo tentando passar dólares falsos, dizendo que o valor se destina à compra de leite para órfãos do Convento Santa Bernadete.

Era uma vez… Zil

O último episódio do seriado, 'Era uma vez… Zil', teve roteiro de Noemi Marinho. Na história, Regina Duarte interpreta a personagem Zil, uma mulher que vive, já há algum tempo, com um grupo de mendigos, à margem da sociedade. Morando sob viadutos, marquises, garagens abandonadas da cidade de São Paulo, eles ficam andando de um lado para o outro na esperança de encontrar um homem poderoso, que chamam de “Comandante”, capaz de tirá-los da miséria em que vivem. O texto foi adaptado da peça teatral Homeless, de autoria da própria Noemi Marinho.

Produção

Retrato de Mulher  foi totalmente produzido e gravado em São Paulo, marcando a volta à atividade do núcleo paulista de teledramaturgia da Rede Globo, anteriormente dirigido por Walter Avancini.

As gravações foram realizadas em locais diversos, como em uma casa no Morumbi, em outra na Vila Madalena, em um shopping center e em diversas ruas da capital paulista.

O último episódio de 'Retrato de Mulher' foi filmado em película de 16mm. Apresentado como um especial de natal de 1993, com um tratamento cinematográfico e ambientação de ficção científica, o programa teve José Tadeu Ribeiro como diretor de fotografia.

Curiosidades

A cantora Rosa Maria estreou como atriz no episódio 'Era uma vez… Maria José'. Na história, ela interpretou a personagem Goreti, a melhor amiga da protagonista.

Para viver Maria José no seriado, Regina Duarte conversou com a poeta mineira Adélia Prado.

'Retrato de Mulher' foi vendido para mais de dez países, entre eles Angola, Canadá, Coréia, França, Honduras, Macau, Nicarágua, Paraguai, Portugal, Rússia e Uruguai.

Ficha Técnica

Elenco: Ângela Dippi, Joana Fomm, Kito Junqueira, Lucinha Lins, Maria Alice Vergueiro, Maria Della Costa, Marilena Ansaldi, Mário Lago, Regina Duarte, Roney Facchini e Stênio Garcia
Autoria: Doc Comparato, Ricardo Linhares, Leilah Assumpção, Alcides Nogueira, Marta Góes, Walcyr Carrasco e Maria Adelaide Amaral
Assistência de direção: Fernando Cardoso Sá e Paulo Silvestrini
Coordenação de produção: Bernardete Sobreiro
Produção de base: Suzane Pinheiro
Assistência de produção: Estrelita Rosemare Bullow, Edson Petro Fecchio e Silvana Gabardo
Cenografia: Marie Odile Debieuvre
Figurinos: Cláudio Tovar
Produção de arte: Patrícia Carmen Hinostro Perla
Pesquisa de arte: Cristine Marie Ennes
Contra-regra: Osíres José dos Campos, Jalmir Conceição e Jorge Xerém
Maquinista: Reinaldo De La Piazza
Câmera: Chiquinho
Maquiador: Kiko
Cabeleireiros: Joãozinho e Beto
Assistência de figurino: Billa Machione e David Eduardo da Rocha
Assistência de câmera: Pedro Lunesco e Amon Pinho
Camareiras: Marlene Rodrigues e Luci Freitas
Consultor técnico para filme: Celso Aráujo
Supervisor de operações SP: Carlos Alberto Diniz
Operador de VT: Laudemir Alberto Ferreira
Operador de áudio: Moacir Lima Faria
Operador de boom: João Jaime de Assis
Caboman: Clóvis Alves de Lima
Auxiliar de iluminação: Edson Ortunho, Ricardo Mazzari Muraça, Cristóvão Sortinho Lemos e Eduardo Francischini Pereira
Gerência de produção: Alexandre Hanszman
Direção de fotografia: José Tadeu Ribeiro
Direção: Del Rangel

GALERIA DE VÍDEOS E FOTOS

Cena de 'Retrato de Mulher' do episódio “Era Uma Vez… Leila”, em que Silvia (Giulia Gam) conta para Leila (Regina Duarte) que está grávida de Miguel (Gracindo Jr.).

Cena de 'Retrato de Mulher' do episódio “Era Uma Vez… Leila”, em que Silvia (Giulia Gam) conta para Leila (Regina Duarte) que está grávida de Miguel (Gracindo Jr.).

Cena de 'Retrato de Mulher' do episódio “Era uma Vez… Luciana”, em que Luciana (Regina Duarte), logo após dar à luz, conversa com Maria Célia (Lucinha Lins) e rejeita o filho recém-nascido.

Cena de 'Retrato de Mulher' do episódio “Era uma Vez… Luciana”, em que Luciana (Regina Duarte), logo após dar à luz, conversa com Maria Célia (Lucinha Lins) e rejeita o filho recém-nascido.

Cena de 'Retrato de Mulher' do último episódio do seriado: “Era Uma Vez… Zil”, com Regina Duarte, Stênio Garcia e Mário Lago.

Cena de 'Retrato de Mulher' do último episódio do seriado: “Era Uma Vez… Zil”, com Regina Duarte, Stênio Garcia e Mário Lago.

Alessandra Negrini em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Avani Stein/Globo

Stenio Garcia, Mario Lago, Regina Duarte, Rodrigo Lopes, Gésio Amadeu e Ernani Moraes em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Eduardo França/Globo

Regina Duarte e Rodrigo Matheus em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Eduardo França/Globo

Regina Duarte e Paulo Cesar Grande em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Avani Stein/Globo

Regina Duarte e Maria Della Costa em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Avani Stein/Globo

Regina Duarte em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Avani Stein/Globo

Jonas Mello em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Eduardo França/Globo

Regina Duarte em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Eduardo França/Globo

Regina Duarte em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Eduardo França/Globo

Regina Duarte em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Eduardo França/Globo

Gracindo Junior em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Eduardo França/Globo

Regina Duarte em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Eduardo França/Globo

Regina Duarte em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Eduardo França/Globo

Regina Duarte em 'Retrato de Mulher', 1993 — Foto: Eduardo França/Globo

FONTES

Boletim de programação, números: 1040, 1058 e 1094; BARBIERI, Cristiane. “Utopia sem-teto sob novas luzes”. In: O Globo, 23/11/1993; CARDEAL, Fátima. “Regina lança série mensal”. In: Estado de S. Paulo, 16/12/1992; CAVERSAN, Luiz. “‘Era uma Vez… Madalena’ tortura público e expõe Regina ao ridículo”. In: Folha de S. Paulo, 21/05/1993; FRIAS, Cristina. “Talento de Regina Duarte põe Retrato a salvo do estereótipo”. In: Folha de S. Paulo, 17/07/1993; HAMBURGUER, Esther. “Retrato de Mulher dialoga com a fantasia das telespectadoras”. In: Folha de S. Paulo, 09/09/1993; MARTINS, Marília. “Malu Mulher piorada”. In: Jornal do Brasil, 24/04/1993; SCHWARSTMAN, Annette. “Regina cômica ataca de novo”. In: Folha de S. Paulo, 23/05/1993; “Regina Duarte encontra Adélia Prado”. In: Folha de S. Paulo, 13/07/1993; “Regina Duarte se despede de ‘Retrato’ com especial na Globo”. In: Folha da Tarde, 25/12/1993; “Regina Duarte volta a falar do cotidiano da mulher brasileira”. In: TV Programa, JB, 17/04/1993; “‘Uma mulher chamada Leila’ teve 20 dias para a produção”. In: Folha de S. Paulo, 18/12/1992; www.teledramaturgia.com.br, acessado em janeiro de 2007.

Joana Fomm, Regina Duarte e sem identificação em Retrato de Mulher, 1993. Globo — Foto: Globo

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)