Por Memória Globo

Editora Globo

Os jornalistas Márcio Moura (Jardel Filho) e Carlinhos (Cláudio Cavalcanti) investigam uma série de crimes para suas reportagens e tentam desvendar mistérios. Na história, Márcio vive brigando com o seu editor (Antônio Petrim) e disputando casos policiais com o delegado (Fregolente).

Trinta Moedas foi o episódio de estreia do '22-2000 Cidade Aberta' e teve a participação dos atores Jece Valadão e Vera Vianna. Entre os outros, destacam-se O Rapto de Miss Brasil, O Roubo da Coroa Imperial, O Assassino e A Isca.

Revista do seriado 22-2000 Cidade Aberta. — Foto: Editora Globo

'22-2000 Cidade Aberta' foi uma coprodução da TV Globo e da Herbert Richers. As gravações eram feitas no Rio de Janeiro.

Curiosidades

'22-2000 Cidade Aberta' foi a primeira série policial da TV Globo, sendo exibida uma vez por semana, aos domingos. O título do seriado referia-se ao telefone do jornal O Globo na época. Em 1966, as aventuras do repórter Márcio Moura foram transformadas em quadrinhos pela Rio Gráfica e Editora. O desenhista e roteirista das tiras foi Edmundo Rodrigues, o mesmo que, nos anos 1950, havia desenhado as histórias de Jerônimo, o Herói do Sertão (1953), novela transmitida pela Rádio Nacional. O ator Cláudio Cavalcanti conta que muitas cenas do '22-2000 Cidade Aberta' eram feitas sem dublês. Ele lembra que, uma vez, mergulhou de uma ponte no Cais do Porto sobre uma rede do Corpo de Bombeiros. Entre os anos 1965 e 1966, foram gravados 30 episódios de '22-2000 Cidade Aberta'. No final dos anos 1960, quatro episódios foram reunidos no longa-metragem A um Pulo da Morte, do diretor Victor Lima.

FICHA TÉCNICA

Autoria: Domingos Oliveira
Direção de fotografia: José Rosa
Supervisão: Abdon Torres
Direção: Victor Lima
Elenco: Antônio Petrim – editor do jornal | Claudio Cavalcanti – Carlinhos | Dari Reis | Elizabeth Gasper | Fregolente – Delegado | Jardel Filho – Márcio Moura | Jece Valadão | Jorge Dória | Milton Moraes | Paulo Padilha | Sônia Dutra | Vera Vianna

FONTES

MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo. Volume 1: Dramaturgia & Entretenimento'. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003; Formato dos Programas, 1965. “Série Policial marcou Globo nos anos 60” In: O Estado de S. Paulo, 23/07/2000.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)