Por Memória Globo

Acervo/Globo

Ambientada em 1880, época de grande efervescência política, 'Sinhazinha Flô" tem como pano de fundo a luta abolicionista e o movimento pela emancipação da mulher, bandeiras defendidas, respectivamente, pelos personagens Juca (José Maria Monteiro) e Flor, a Sinhazinha Flô (Bete Mendes). Juca incentiva a criação de uma associação para a emancipação de escravos na cidade de Campos. Flor, junto com Chiquinha (Thaís de Andrade) e Clotilde (Heloisa Raso), rebela-se contra os padrões sociais vigentes e é contra casamentos de conveniência impostos pelos pais. Ao longo da trama, Flor se vê dividida entre o amor de dois homens: Arnaldo (Eduardo Tornaghi), um vaqueiro pobre, mestiço; e Jorge (Márcio de Lucca), seu amor de infância.

Autoria: Lafayette Galvão | Direção: Herval Rossano | Período de exibição: 25/10/1977 – 28/01/1978 | Horário: 18h | Nº de capítulos: 82

Abertura da novela 'Sinhazinha Flô' (1977).

Abertura da novela 'Sinhazinha Flô' (1977).

PERSONAGENS

Bete Mendes em Sinhazinha Flô, 1977 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

FLOR (Bete Mendes) – Filha adotiva do Capitão Campelo (Castro Gonzaga) e Ermelinda (Ana Lucia Torre), quer descobrir o segredo que envolve sua origem. Conhecida como Sinhazinha Flô, rebela-se contra os padrões sociais vigentes, integrando o movimento de emancipação da mulher. É contra casamentos de conveniência impostos pelos pais.

BASTIDORES

Márcio de Luca em 'Sinhazinha Flô', 1977 — Foto: Acervo/Globo

Lafayette Galvão, que adaptou as histórias de José de Alencar e também integrava o elenco, estreava como autor de telenovelas. O ano de 1880 foi escolhido – pelo diretor Herval Rossano e pelo autor Lafayette Galvão – por ter concentrado acontecimentos políticos importantes para o enredo: crises econômicas, mudanças ministeriais, a Guerra do Paraguai e a campanha abolicionista. Naquele ano, José do Patrocínio e André Rebouças lutavam pela libertação dos escravos no Rio de Janeiro. A lei de José Antônio Saraiva – que propunha a eleição direta para senadores, deputados, vereadores, procuradores gerais e juízes de paz – fora aprovada e seria, mais tarde, um importante impulso para a proclamação da República.

TRILHA SONORA

Eduardo Tornaghi em 'Sinhazinha Flô', 1977 — Foto: Acervo/Globo

'Fogo no Canavial', na voz de Jorge Teles, foi o tema de 'Sinhazinha Flô'. A trilha sonora contou com sucessos de Clementina de Jesus, Geraldo Azevedo, Abílio Martins, entre outros.

Fontes:

Depoimento concedido ao Memória Globo por Ruth de Souza (09/05/2001); Boletim de programação da Rede Globo, números: 246, 249, 250, 251; “Aqui, nós falamos de Lafayette Galvão e ele de sua novela: Sinhazinha Flô” In: Amiga, 14/09/1977; FERNANDES, Ismael. Memória da Telenovela Brasileira. São Paulo, Brasiliense, 1977, p.214-5; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)