Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

Castro Gonzaga em 'Sinhazinha Flô', 1977. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

CAPITÃO GERVÁSIO CAMPELO (Castro Gonzaga) – Poderoso senhor de engenho, homem bom, mas muito severo e exigente. É dono da Fazenda Paineira, onde vive com sua mulher, Ermelinda (Ana Lucia Torre) e seus filhos Flor (Bete Mendes), Chiquinha (Thaís de Andrade) e Brás (Ricardo Garcia). É um dos líderes abolicionistas da cidade.

Ana Lucia Torre em 'Sinhazinha Flô', 1977. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

ERMELINDA (Ana Lucia Torre) – Mulher de Campelo (Castro Gonzaga), cuida muito bem da casa onde mora com o marido e os filhos Flor (Bete Mendes), Chiquinha (Thaís de Andrade) e Brás (Ricardo Garcia).

Bete Mendes em 'Sinhazinha Flô', 1977. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

FLOR (Bete Mendes) – Filha adotiva do Capitão Campelo (Castro Gonzaga) e Ermelinda (Ana Lucia Torre), quer descobrir o segredo que envolve sua origem. Conhecida como Sinhazinha Flô, rebela-se contra os padrões sociais vigentes, integrando o movimento de emancipação da mulher. É contra casamentos de conveniência impostos pelos pais.

Thaís de Andrade em 'Sinhazinha Flô', 1977. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

CHIQUINHA (Thaís de Andrade) – Filha legítima de Campelo (Castro Gonzaga) e Ermelinda (Ana Lucia Torre). Gosta de Agrela (Elcio Romar), capataz da fazenda, mas seus pais sonham com um casamento melhor. Aliada de Flor (Bete Mendes), sua irmã adotiva, luta para conseguir seus objetivos.

Ruth de Souza em 'Sinhazinha Flô', 1977 — Foto: Acervo/Globo

JUSTA (Ruth de Souza) – Mãe de Arnaldo (Eduardo Tornaghi). Foi ama de leite de Flor (Bete Mendes), por quem tem grande carinho e admiração.

ARNALDO (Eduardo Tornaghi) – Filho de Justa (Ruth de Souza), trabalha como vaqueiro da fazenda de Campelo (Castro Gonzaga). Pobre e mestiço, se apaixona por Flor (Bete Mendes), filha de seu patrão, e a ajuda a descobrir seus pais verdadeiros. É um justiceiro, responsável por atos heroicos.

BRÁS (Ricardo Garcia) – Filho adotivo do Capitão Campelo (Castro Gonzaga) e Ermelinda (Ana Lucia Torre). É portador de um problema de saúde: apesar de seus 16 anos, pensa e age como uma criança de 10. É muito ligado a Flor (Bete Mendes), sua irmã adotiva.

JORGE (Márcio de Lucca) – Filho de um amigo de Campelo (Castro Gonzaga), a quem o pai, antes de morrer, entregou sua tutela. Herda uma grande fortuna, mas perde tudo no jogo. É um amor de infância de Flor (Bete Mendes), por quem ela ainda se sente atraída.

ZANA (Neuza Borges) – Ama de leite que levou Flor (Bete Mendes) para a Fazenda Paineira. Conhece sua origem, mas não revela a ninguém. Devido a um choque sofrido no passado, ficou traumatizada e perdeu a razão.

DR. GUSTAVO (Clemente Viscaíno) – Médico, diretor da Casa dos Alienados. Vai à Fazenda Paineira examinar Zana (Neuza Borges) a pedido de Flor (Bete Mendes).

LEANDRO BARBALHO (Marcus Toledo) – Sobrinho de Ermelinda (Ana Lucia Torres), com quem o casal Campelo quer casar sua filha Chiquinha (Thaís de Andrade).

ISABELA (Ana Lucia Gregari) – Mulher que leva Jorge a perder todo o seu dinheiro.

MARCOS FRAGOSO (Ary Coslov) – Vizinho de Capelo (Castro Gonzaga), é radicalmente contra a libertação dos escravos. Apaixonado por Flor (Bete Mendes), é capaz de tudo para conquistá-la.

MOIRÃO (Antônio Patiño) – Guarda-costas de Marcos Fragoso (Ary Coslov).

PEPE (Gilberto Martinho) – Cigano, trabalhou para Fragoso (Ary Coslov) e cometeu alguns crimes. Apesar de tudo, fica impune.

RODRIGO (D’Artagnan Mello) – Cigano amigo de Pepe (Gilberto Martinho).

AGRELA (Élcio Romar) – Capataz da Fazenda Paineira. Homem leal ao patrão e apaixonado por Chiquinha (Thaís de Andrade).

MANUEL ABREU (Paulo Pinheiro) – Capataz de Campelo (Castro Gonzaga). Foi contratado para controlar a fazenda e os escravos junto com Agrela (Élcio Romar).

JÓ (Fredman Ribeiro) – Escravo da Fazenda Paineira e grande amigo de Arnaldo (Eduardo Tornaghi). É acusado de um crime que não cometeu. Funciona como elo entre José do Patrocínio e os quilombos.

TIÃO (Clementino Kelé) – Um dos escravos da Fazenda Paineira, responsável pelos cavalos.

NEGRUM (Paulo Tondato) – Escravo da Fazenda Paineira. Consegue sua alforria e começa uma criação de porcos. Com o dinheiro adquirido com a venda dos porcos, compra alforria para outros negros.

MARIINHA (Maria das Graças) – Escrava da Fazenda Paineira.

MARIA (Zilcléia dos Santos) – Cozinheira da Fazenda Paineira

JOÃO (Angelito Mello) – Foi empregado de Campelo (Castro Gonzaga) e salvou Flor (Bete Mendes) da morte quando ela era pequena. Vive próximo à Fazenda Paineiras.

JUCA (José Maria Monteiro) – Abolicionista, incentiva a criação de uma associação para a emancipação de escravos na cidade de Campos.

PADRE TELES (Fregolente) – Pároco da igreja da cidade. Amigo e confidente de Campelo (Castro Gonzaga), é muito ligado à libertação dos escravos.

ORVIETO (Pietro Mario) – Dono do cartório da cidade, é um dos líderes abolicionistas, ao lado de Campelo (Castro Gonzaga) e Padre Telles (Fregolente).

VICENTE (Ademilton José) – Amigo de Campelo (Castro Gonzaga). Acredita na libertação dos escravos por meios radicais.

TUNIQUINHO (Antonio Ganzarolli) – Mestre da banda de música da cidade, se apaixona por todas a mulheres que encontra. Dá aulas de piano para Flor (Bete Mendes) e Chiquinha (Thaís de Andrade).

GUMERCINDA (Joyce de Oliveira) – Escravagista ferrenha, semianalfabeta, é mãe de Clotilde (Heloísa Razzo).

CLOTILDE (Heloisa Raso) – Moradora da cidade, rompe com todos quando percebe que está sendo usada para afrontar outra moça. Torna-se uma das líderes do movimento abolicionista dos escravos, para desespero de sua mãe, Gumercinda (Joyce de Oliveira).

DELEGADO (Gilson Moura) – Delegado da cidade.

CHICO DA VENDA (Mário Polimeno) – Dono de uma venda, sabe de todas as fofocas da cidade.

PADRE ANTÔNIO (Carlos Duval) – Padre enviado à cidade a mando do bispo para fiscalizar o Padre Teles.

MIGUEL (Nardel Ramos) – Guia turístico da cidade. Leva os visitantes para jogar e perder dinheiro.

JANUÁRIO (Lafayette Galvão) – Agiota que aproveita das fraquezas dos outros para enriquecer.

MURILO (Danton Jardim) – Considerado inofensivo quando chega à cidade, se revela um perigoso ladrão de cavalos.

SUSSUARANA (Marcelo Baraúna) – Matador profissional que desafia o negro João. 

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)