Por Memória Globo

Acervo/Globo
Abertura do seriado 'Malhação.com'

Abertura do seriado 'Malhação.com'

Disposto a contar a história dos alunos da academia pela internet, Mocotó (André Marques) comandava uma espécie de retrospectiva dos melhores momentos de Malhação, a partir de um álbum de recordações virtual. O programa era apresentado ao vivo, do quarto de Mocotó, o “Muquifo”, como era chamado pelo personagem.

Autoria: Andréa Maltarolli, Maria Mariana, Mariana Mesquita, Ricardo Hofstetter | Redação final: Charles Peixoto | Supervisão de texto: Miguel Paiva, Ronaldo Santos, Yoya Wursch | Direção: Luís Felipe Sá, Flávio Colatrello Jr e Roberto Talma | Direção-geral: Flávio Colatrello Jr. | Núcleo: J.B. de Oliveira | Período de exibição: 05/10/1998 - 15/10/1999 | Nº de Capítulos: 264.

FORMATO

Alguns personagens da temporada anterior – Isadora (Luiza Mariani), Flávia (Daniele Valente), Barrão (Bruno Gradim) e Cacau (Juliana Baroni) – também participaram do programa, contracenando com Mocotó.

André Marques , Bruno de Luca, Bruno Gradim, Luiza Mariani, Danielle Valente, Juliana Baroni, Alexandre Baril em Malhação.com, 1998 — Foto: Arley/Alves/Globo

Os telespectadores colaboravam por meio de ligações telefônicas e do site criado especialmente para o programa. O primeiro assunto a ser discutido foi o difícil momento em que os filhos deixam a casa dos pais. As cenas de arquivo da primeira temporada do seriado – em que o próprio Mocotó sai de casa para evitar a madrasta – formaram a espinha dorsal desse episódio.

Ao longo das semanas, outros personagens compareceram ao muquifo de Mocotó para relembrar antigas histórias vividas na academia, como Romão (Luigi Baricelli), Fabinho (Bruno de Luca), Bróduei
(Fabiano Miranda) e Magali (Daniela Pessoa).

CENOGRAFIA E ARTE

Inicialmente, o palco dos debates interativos foi montado nos estúdios da Globo no bairro do Jardim Botânico, na Zona Sul no Rio de Janeiro. A partir de novembro de 1998, Malhação.com passou a contar com uma estrutura cenográfica montada na Central Globo de Produção (Projac), atuais Estúdios Globo: um bar e um prédio em ruínas, onde antes havia a academia e que, aos poucos, foi ocupado pelos personagens e transformado em centro cultural.

TRILHA SONORA

Com o novo formato, a trilha sonora do programa também foi renovada. Entre as canções estavam 'Pega Leve', de Muamba; 'A Noite', de Lobão; 'Come Anytime', de Hoodoo Gurus; 'A Minha Menina', de Tequila Baby; 'Heloísa, Mexe a Cadeira', de Vinny; 'Pink', do Ultra Red; 'How It’s Going To Be', da banda Third Eye Blind; 'Proibida pra Mim, (Grazon)', de Charlie Brown Jr; 'Garotas do Brasil', do grupo Papas da Língua; 'All For You', de Master Clock; 'Antes Que Seja Tarde', de Pato Fu; 'Hip Hop Rio', de Planet Hemp; 'Vamo Falá!', da dupla PMC & DJ Deco Murphoy, e 'My Bonnie', do Ultraje a Rigor.

ELENCO

Adriana Matoso
Aldri D"Anunciação
Alexandre Barillari
André Marques
Ariel Coelho
Bruno de Luca
Bruno Gradin
Caio Junqueira
Cassia Linhares
Castrinho
Cecil Thiré
Danielle Valente
Débora Falabella
Diego Codazzi
Elvira Ellena
Francisco Milani
Hugo Gross
Jonas Bloch
Jonas Torres
Juliana Baroni
Lavinia Vlasak
Luigi Barichelli
Luiza Mariani - Isa
Mariana Moura - Juju
Mario Frias - Escova
Péricles Amin - Tito
Rodrigo Faro - Bruno
Samara Felippo - Sabrina
Totia Meirelles - Dulce

Participações Especiais

Fernanda Rodrigues - Luiza
Mário Gomes
Silvia Pfeifer

Equipe Técnica

Autores: Andreia Maltarolli, Glória Barreto, Patricia Moretzon, Yoya Wrusch, Mariana Mesquita
Coordenação de Texto: Charles Peixoto, Ronaldo Santos
Redação Final: Miguel Paiva, Charles Peixoto, Ronaldo Santos, Yoya Wrusch
Direção: Edson Spinello, Luis Felipe Sá
Direçao de Criação: Roberto Talma
Direçao Geral: Flavio Colatrello Jr.
Direçao de Nucleo: J. B. de Oliveira Sobrinho

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)