Por Memória Globo

Cristiana Isidoro/Globo

CURIOSIDADES

Esta temporada de 'Malhação' marcou a volta de Lucélia Santos à Globo. A atriz não atuava numa produção da emissora desde 1986, quando protagonizou a novela Sinhá Moça.

Quem também voltou a atuar na Globo foi o ator André de Biase, protagonista do seriado 'Armação Ilimitada' (com Kadu Moliterno e Andréa Beltrão). Ele não atuava na emissora desde o seriado 'Juba & Lula', exibido em 1989.

O cantor Jerry Adriani, ídolo da Jovem Guarda, entrou para o elenco da temporada no papel de Bruno, formando um triângulo amoroso com os personagens de Lucélia Santos (Jackie) e André de Biase (Vinícius).

Essa temporada alcançou excelente audiência. A média superava às obtidas pelas novelas 'Estrela Guia', 'A Padroeira', 'As Filhas da Mãe' e 'Desejos de Mulher', na época.

O atentado terrorista que abalou os Estados Unidos em setembro de 2001 também foi tema das discussões de 'Malhação Múltipla Escolha'. A autora, Andrea Maltarolli, considerou importante levar o assunto para os telespectadores do seriado, pois para muitos deles era a primeira vez que tinham contato com um possível conflito armado. As gravações foram feitas a partir de adendos, anexados aos capítulos já escritos. O tema foi abordado em salas de aula e em rodas de discussão dos personagens da trama.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)