Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

A vida de Cláudia

Madura, inteligente e talentosa, Cláudia (Glória Pires) mora com a mãe, a costureira Isa (Arlete Salles), e a irmã, a tímida Carla (Beth Goulart). Sofre com a eterna briga entre sua mãe e seu pai, o doce Alfredo (Fernando Torres). Isa guarda rancor do ex-marido por ele nunca ter ajudado financeiramente em casa. Fotógrafo de um jornal carioca, Alfredo não tem a menor estabilidade financeira e vive endividado. Antes de se envolver com Luiz Carlos (Fábio Jr.), Cláudia namorava Lipe (Lauro Corona), mais interessada na posição social do rapaz. Lipe é um jovem romântico, sonhador, muito amigo de Luiz Carlos. Ele sofre ao constatar que Cláudia não o ama, mas não guarda nenhum rancor quando descobre que a paixão da jovem é Luiz Carlos, seu grande amigo. Aos poucos, ele consegue esquecer Cláudia e se envolve com a irmã dela, Carla. É com ela, inclusive, que ele se casa no final da novela.

Preocupada com as boas relações da família, a arrogante Renata também se intromete na vida de seu cunhado, Edgar (José Lewgoy), que se apaixona pela simplória manicure Gisela (Lady Francisco), para desespero da grã-fina. Foi especialmente feliz a caracterização feita por José Lewgoy do velho esclerosado, que, a cada vez que lhe corrigiam uma falha de memória, respondia: “…e eu não sei?!” O tom ofendido e a forma pausada de falar transformaram a exclamação do personagem em bordão popular. Quem mais ouvia a expressão era seu inseparável mordomo, Gonçalo (Clementino Kelé).

Lady Francisco, Clementino Kelé, José Lewgoy e Chica Xavier em Louco Amor, 1983 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Outro casal importante da trama é formado por Guilherme e Muriel (Tônia Carrero). Guilherme é dono da revista Stampa, um homem descontraído, franco e muito paquerador. É casado com a sofisticada Muriel, uma mulher mais velha do que ele, elegante, culta, que já fez de tudo na vida. Ávida por novas experiências, Muriel é cheia de vida e completamente apaixonada por Guilherme.O romance entre José Augusto (Antonio Fagundes) e Lucia (Christiane Torloni) também é mais um destaque de Louco Amor. O rapaz é filho de Muriel e ela, irmã de Guilherme. No início da trama, Lucia tem uma vida infeliz ao lado do marido Fernando (Carlos Eduardo Dolabella). Ótima esposa e mãe dedicada, sente-se sufocada com a mesmice de seus dias, sempre circulando nas altas rodas da sociedade. Sua vida dá uma reviravolta quando ela conhece José Augusto, um jornalista engajado, de personalidade marcante, que encara a vida com invejável simplicidade. Os dois se apaixonam e vivem uma linda história de amor.

A história de Renata

Ao longo da trama, André (Mauro Mendonça) morre em um acidente, deixando Renata (Tereza Rachel) e Patrícia (Bruna Lombardi) na miséria. Ele escorrega de um telhado, de uma altura de mais de dez metros. Outras más notícias ainda estavam por vir. Cláudia e Isolda revelam muitas verdades sobre a vida de Renata, um verdadeiro choque para todos. Renata se chama, na verdade, Agetilde Rocha, filha de Agenor Rocha (Mário Lago), pai que ela escondeu a vida inteira. Ela mudou de nome para esconder seu passado. A vilã foi a responsável pela morte do irmão de Edgar e André. Ela o namorava quando ele descobriu estar sendo traído com um garçom. O rapaz não suportou a traição e atirou no amante, indo preso depois. Acabou se suicidando na cadeia, por se sentir tremendamente envergonhado. Para se livrar de possíveis transtornos, Agetilde vai para o Rio de Janeiro refazer sua vida e passa a se chamar Renata. Ela pede que sua então grande amiga Isolda – as duas eram muito próximas e dividiam um cortiço – crie seu filho junto com o dela. Isolda os leva – Márcio (Carlos Alberto Ricelli) e Luiz Carlos – para Lorena, interior de São Paulo, onde são criados com a ajuda da mãe de Renata. No Rio, a impostora se casa com o milionário André e só permite que seu filho venha para a cidade após a morte de sua mãe. Isolda traz os dois meninos e, indicada por Renata, começa a trabalhar como cozinheira na casa de Edgar. O filho de Renata, que ela acreditava ser Márcio, passou a morar com o avô Agenor.

Mauro Mendonça e Tereza Rachel em 'Louco Amor', 1983 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

No entanto, outra revelação ainda surpreenderia Renata: na verdade, ela é mãe de Luiz Carlos, a quem tanto discriminava, e não de Márcio. Isolda trocou as crianças para fazer com que seu filho de sangue pudesse ter melhores condições de vida, o que não poderia lhe proporcionar como cozinheira. Isolda decide revelar a verdade a Renata logo após o assassinato de Márcio. O rapaz morre na explosão da lancha de Edgar, e Luiz Carlos é preso como suspeito do crime. Isolda tenta convencer Renata de que precisa depor a favor de Luiz Carlos, seu verdadeiro filho, para livrá-lo da cadeia. É o que ela faz. A notícia não muda os sentimentos de rancor de Luiz Carlos para com Renata, mas ele aceita seu verdadeiro pai, Sérgio (Milton Moraes).Renata tenta impedir o casamento de Luiz Carlos com Cláudia para permitir a aproximação de Patrícia. Para tal, chantageia a jornalista com uma gravação em que Alfredo, bêbado, disse que mataria Edgar, explodindo sua lancha, se fosse pelo bem de suas filhas. Renata ameaça Cláudia, dizendo que entregará aquela gravação à polícia, incriminando Alfredo, se ela não desistir de se casar com Luiz Carlos e for morar em Brasília. A jovem, então, desiste do casamento. Guilherme e Muriel, no entanto, a ajudam a tirar fita de Renata.

O desfecho

Após investigação, o delegado Cunha (Ivan Cândido) chega ao verdadeiro assassino de Márcio. Na verdade, o alvo sequer era o rapaz. Foi Fernando quem manipulou a lancha, mas ele queria matar Edgar, seu sócio. Fernando é preso. Luiz Carlos termina a novela feliz, ao lado de Cláudia e do filho, João. No plano profissional, ele também se realiza: em parceria com Muriel, abre uma editora. Patrícia revela-se uma mulher interesseira, de caráter duvidoso. Depois de perder o amor de Luiz Carlos, tenta conquistar um homem rico de qualquer maneira, chegando a dar em cima de Guilherme. Mas termina a novela sozinha, empregada em uma joalheria. A esnobe Renata é obrigada a descer do salto alto: sem dinheiro e sem prestígio, se muda para Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro, onde assume o cargo de gerente de uma modesta pensão da cidade, a Pensão Esperança.

'Louco Amor' (1983): cena final de Renata (Tereza Rachel), que abre uma pensão. Com Agenor (Mário Lago).

'Louco Amor' (1983): cena final de Renata (Tereza Rachel), que abre uma pensão. Com Agenor (Mário Lago).

Mais do memoriaglobo
Canções que marcaram gerações

Programa especial de fim de ano de Roberto Carlos.

Os 50 anos do Roberto Carlos Especial  - Foto: (Acervo/Globo)
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)