RAINHA DA COMUNIDADE
O Morro da Macaca é uma comunidade que deu certo por conta do olhar empreendedor de Adisabeba (Susana Vieira). A ex-prostituta recebe ajuda de Zé Maria (Tony Ramos) e constrói imóveis para alugar. Além das casas, ela é dona de um hostel e de uma boate.
Adisabeba (Susana Vieira) é a rainha do Morro da Macaca. Além de ser dona de várias casas, do hostel e da boate da comunidade, ela é muito respeitada no local. Mãe de Mc Merlô (Juliano Cazarré), ela é superprotetora e irrita o filho com tanto zelo.
No passado, ela namorou Zé Maria (Tony Ramos). O romance foi interrompido quando ele se encantou por Djanira (Cassia Kis). Anos depois, os dois reatam o namoro após a morte da professora e Adisabeba, que não desconfia do foragido, não lhe nega proteção. Após descobrir que Zé é o chefe da facção, ela fica arrasada, mas dá a volta por cima e se casa com Feliciano (Marcos Caruso), pai de Mc Merlô.
A principal atração da Caverna da Macaca é Mc Merlô (Juliano Cazarré) e suas dançarinas Ninfa (Roberta Rodrigues) e Alisson (Letícia Lima). Filho único de Adisabeba, o rapaz é mimado e faz sucesso com as mulheres. Amigo de Juliano (Cauã Reymond), o funkeiro tenta administrar a escolinha de artes marciais do professor, após a prisão do lutador. Mas não obtém sucesso e o espaço perde os patrocinadores.
Idealizadora, promoter e gerente da casa noturna, Tóia (Vanessa Giácomo) é o braço direito de Adisabeba. Apesar da forte relação entre as duas, Djanira (Cassia Kis) não gosta da patroa da filha. No passado, as duas eram amigas, mas romperam a relação porque ambas se apaixonaram por Zé Maria (Tony Ramos) e ele escolheu ficar com Djanira.
REI DO FUNK
Filho de Adisabeba (Susana Vieira), Mc Merlô (Juliano Cazarré) é a principal atração da boate da mãe, a Caverna da Macaca. Lá, o cantor de funk se apresenta ao lado das dançarinas Alisson (Letícia Lima) e Ninfa (Roberta Rodrigues). As duas disputam o coração do funkeiro. Depois de muita confusão, Adisabeba obriga as rivais a morarem na mesma casa e elas se tornam amigas. A dupla rompe com o cantor ao descobrir que ele fica escondido com elas.Cansado de ser mimado pela mãe, Merlô abandona a carreira e o Morro da Macaca. Ele encontra abrigo na casa de Feliciano (Marcos Caruso) e acaba se envolvendo com Janete (Suzana Pires). O tempo passa e Merlô descobre que é filho de Feliciano. Apesar de tentar mudar de profissão, o cantor não resiste às tentações. Ele volta para os palcos e para os braços das dançarinas.
Galeria de fotos Tramas Paralelas
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Domingas (Maeve Jinkings) é uma mulher submissa e vive sob as rédeas do machista Juca (Oswaldo Mil). Cansada das humilhações, chantagens e traições do marido, ela o expulsa de casa. O malandro não aceita o fim do casamento e volta para agredi-la. Vizinho de Domingas, Oziel (Fabio Lago) põe fim à violência e, com o apoio de outros moradores, expulsa Juca da comunidade.
O tempo passa e Domingas parece ter encontrado o amor de sua vida, César (Carmo Dalla Vecchia). Mas o passado dele é um mistério. Ao investigar sobre o histórico do novo companheiro, ela descobre que César é casado com Gisela (Larissa Bracher) e seu nome verdadeiro é Rodrigo. Ele fugiu de casa após um trauma: um acidente que resultou na morte de seus dois filhos. A separação do casal é dolorosa e César não consegue retomar seu passado. Desesperado, ele tenta pular de um prédio, mas é impedido por Domingas. Ela revela para o amado que está grávida e ambos reatam o relacionamento.
TROCA-TROCA
Tina (Monique Alfradique) é estilista e Rui (Bruno Mazzeo) é arquiteto. O casal está sempre com a vida apertada e vive em um apartamento na zona sul do Rio, herança que a família de Rui deixou para ele. Amigo de Oziel (Fabio Lago), que tem uma agência de turismo no Morro da Macaca, Rui, influenciado pelo pequeno empresário, muda com a mulher para a comunidade.
Oziel é casado com Indira (Cris Vianna). Ela é estilista e tem uma loja de roupas. Eles são pais de Juninho (Andrew Vieira), Sávia (Alice Sigmaringa), Jordão (Cauã Antunes) e Edissa (Sthefany Leite), e vivem com certo conforto. Indira é religiosa e o único problema na vida do casal é quando a mulher opta pela abstinência sexual.
Oziel tenta resistir as tentações, mas se torna amante de Tina, que passa a trabalhar como babá de seus filhos. Ao descobrir o caso de Oziel com Tina, Indira envolve-se com Rui, iniciando um tumultuado quadrilátero amoroso. Após muitas confusões, todos se tornam amigos e voltam para seus respectivos parceiros.
A FAMÍLIA DE FELICIANO
Galeria de fotos Tramas Paralelas
Feliciano (Marcos Caruso) é primo de Gibson (José de Abreu), mas os dois são rivais. No passado, eles disputaram o amor de Nora (Renata Sorrah), que acabou se casando com o magnata da indústria farmacêutica. Agora, eles disputam o coração da mesma amante, Claudine (Maria Padilha). Ao contrário do primo, Feliciano vive com a empregada Dinorah (Carla Cristina) e a família em uma cobertura decadente localizada na zona sul do Rio de Janeiro.
O “bon vivant” é pai de Vavá (Marcello Novaes), Dalila (Alexandre Richter) e Úrsula (Julia Rabelo), e avô de Luana (Giovanna Lancelotti) e Kim (Felipe Roque). Vavá é casado com a manicure Janete (Suzana Pires). No entanto, o personal trainer se apaixonou por Mel (Fernanda Souza). O problema é que a manicure sustenta a casa com o seu trabalho.
Marido de Dalila, Breno (Otávio Müller), perde o emprego de bancário e a família é obrigada a se mudar para a casa de Feliciano. As confusões não tem fim na casa. Vavá rompe com Janete e leva Mel para o apartamento. No entanto, Feliciano não deixa a manicure ir embora. Dias depois, Úrsula retorna para a casa do pai e apresenta a namorada Duda (Giselle Batista) para a família. As duas também passam a morar no local e, sem dinheiro para uma inseminação artificial, Duda engravida de Vavá. Ao descobrir a verdade, Úrsula e o irmão brigam.
Na cobertura de Feliciano sempre cabe mais um. Cansado dos mimos de Adisabeba (Susana Vieira), Mc Merlô (Juliano Cazarré) deixa o Morro da Macaca e vai para casa de Feliciano depois de receber a indicação de um amigo. Durante sua estadia, ele se envolve com Janete. Ao saber do paradeiro do filho, Adisabeba procura Feliciano e revela que ele é seu filho. O bom vivant fica feliz com a novidade. No fim da trama, Claudine decide se casar com Feliciano, mas a felicidade do casal dura pouco. Ele se torna viúvo em sua noite de núpcias. Ao abrir o testamento da ex-mulher, Feliciano descobre que ela deixou toda sua fortuna para ele. O tempo passa e o bom vivant se casa novamente. Dessa vez, com seu antigo amor: Adisabeba.
FAMÍLIA STEWART
No passado, Romero Rômulo (Alexandre Nero) foi casado com Kiki Stewart (Deborah Evelyn), filha de Gibson (José de Abreu), dono de uma indústria farmacêutica, e Nora (Renata Sorrah). Após o “Massacre de Seropédica”, o casal adota Dante (Marco Pigossi). No entanto, o convívio familiar é interrompido pelo sequestro e pela suposta morte de Kiki.
O sequestro e a falsa morte da irmã deixam sequelas em Nelita (Bárbara Paz), que presenciou o episódio. Com transtorno de personalidade, Nelita foi internada várias vezes em clínicas psiquiátricas e seus filhos, Belisa (Bruna Linzmeyer) e Césario (Johnny Massaro), também foram criados pelos avós. Belisa não se conforma por desconhecer a identidade do pai e não aceita a doença da mãe, o que piora as crises de Nelita. A jovem é cantora e namora Dante.
Funcionário da empresa de Gibson, Orlando (Eduardo Moscovis) passa a frequentar a casa dos Stewart e, com o tempo, se aproxima de Nelita. Ele vê na mulher uma porta de entrada definitiva na rica família. Os dois começam a namorar e, em seguida, anunciam o noivado. Belisa é a única que desconfia das intenções do futuro padrasto.
O que ninguém suspeita é que Orlando tem envolvimento com a quadrilha. Foi dele a ideia de roubar a fórmula do cientista morto no “Massacre de Seropédica”. Apesar de Romero ter organizado todo plano para a facção, Orlando é quem recebeu os louros da missão. De cientista medíocre, ele passou a ser referência no mercado farmacêutico e, para decepção do ex-vereador, ainda foi promovido na facção. Os dois são rivais.
Galeria de fotos Tramas Paralelas
Nora e Régis
Nora (Renata Sorrah) e Gibson Stewart (José de Abreu) são pais de Nelita (Bárbara Paz) e Kiki (Deborah Evelyn) e não se dão bem. O casamento deles é marcado por dois sequestros. Nora é contra deixar Nelita internada em uma clínica psiquiátrica. A artista teve dois filhos: Belisa (Bruna Linzmeyer) e Cesário (Johnny Massaro). A família só descobre que ambos são filhos do motorista Nonato (Ilya São Paulo), no dia da união de Nelita com Orlando (Eduardo Moscovis).
Após descobrir que Gibson tem uma amante há mais de vinte anos, Nora fica ainda mais decepcionada com o marido e se aproxima de seu segurança, Régis (Oscar Magrini). Ela tenta resistir ao novo amor, mas rompe com Gibson para ficar com Régis. O relacionamento dos dois sobrevive às armações do vilão.
Virgindade
Neto de Gibson (José de Abreu) e Nora Stewart (Renata Sorrah), Cesário (Johnny Massaro) é o oposto do avô. Ele pensa no bem coletivo e é um romântico à moda antiga. O estudante conhece Luana (Giovanna Lancellotti ) em uma festa e os dois começam a namorar, mas a virgindade do jovem é um problema para Luana.
O relacionamento do casal fica abalado quando Cesário descobre que a moça não é mais virgem. Após uma longa separação, os dois reatam e Luana aceita o pedido de casamento de Cesário. E parte dela a vontade de consumar a relação sexual após o matrimônio.
O “Pai”
O principal chefe do bando é chamado de Pai pelos membros da organização. Poucos conhecem sua identidade. Tio (Jackson Antunes) é o braço direito dele, mas acaba preso e Zé Maria (Tony Ramos) assume o posto de Tio. Após cumprir mais uma missão, Orlando (Eduardo Moscovis) é informado que irá conhecer o Pai. Ele fica surpreso ao descobrir que seu futuro sogro, Gibson Stewart (José de Abreu), é o chefe da organização criminosa.
No passado, a família Stewart sofreu um assalto traumático. Sem obter justiça imediata pelo crime, Gibson contratou bandidos para executar seus algozes. A partir daí, teve a ideia de criar a facção.
Identidade ameaçada
O verdadeiro nome de Orlando é Ubiraci, o Bira. No passado, ele foi casado com Lara (Carolina Dieckmann). Ao ver a foto do marido desaparecido no jornal com Nelita (Bárbara Paz), ela decide ir atrás dele. Apaixonada, Lara aceita se tornar amante de Bira e mente para a família Stewart. Ela afirma que é perseguida pelo ex-marido e é prima de Orlando.
Com o tempo, Lara nota que o ex-marido mudou e, ao mesmo tempo, fica próxima de Dante (Marco Pigossi). A moça decide se afastar de Orlando e morar no Morro da Macaca. Apesar de se envolver com Dante, ela tenta evitá-lo.