As famílias Ramirez e Matheus e o amor impossível
Em Rio Vermelho, na década de 1990, duas famílias rivais de justiceiros disputam a hegemonia do negócio: os Ramirez e os Matheus.
Dulce (Fernanda Montenegro) é a matriarca dos Ramirez. Viúva e responsável pelo clã, ela vive na mesma casa com seus filhos, noras, sobrinhos, netas e bisnetas. Seu filho Ademir (Genézio de Barros) é casado com Evelina (Nivea Maria) e tem duas filhas: Maria da Paz (Mirella Sabarense/ Juliana Paes) e Zenaide (Manu Fernandes/ Maeve Jinkings). Adão (César Ferrario), sobrinho de Ademir, é pai de Hélcio (Dionísio Neto) e casado com Berenice (Maria Sílvia Radonille). Eles adotam Junior (Bernardo Amil/ Guilherme Leicam) e ajudam a criar o agregado da família, Ricardo/ Chiclete (Luiz Felipe Mello/ Sergio Guizé). Também na casa vivem as filhas de Zenaide e Hélcio, Fabiana (Maria Clara Baldon/ Nathalia Dill) e Virgínia (Duda Batista/ Paolla Oliveira). Dulce é respeitada por todos e dá sempre a última palavra nos assuntos da família.
Os Ramirez criam as futuras gerações para assumirem o ofício dos mais velhos. Maria, no entanto, desde pequena se destaca na cozinha, ao lado da avó. Dulce percebe o dom da neta de fazer bolos e a incentiva com afeto. A menina cresce apaixonada pelos doces e capricha nos sabores.
Maria da Paz ajuda Dulce a fazer um bolo
Na família Matheus, a matriarca é Nilda (Jussara Freire), uma mulher dura, forte, capaz de tudo para proteger os seus. Mora com o marido Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos), os filhos Ticiana (Áurea Maranhão), Vicente (Álamo Facó) e Amadeu (Marcos Palmeira), além do neto Rael (Luiz Eduardo Toledo/ Rafael Queiroz), filho de Ticiana.
Amadeu teve a oportunidade de estudar Direito na cidade de Vitória e se formou como advogado, para que a família tivesse um profissional de confiança capaz de defendê-la diante das mortes provocadas. Mas ao concluir os estudos e voltar ao convívio de seus familiares, Amadeu quer mostrar que a violência não é o caminho.
Amadeu salva Maria da Paz de queda de cavalo
Maria da Paz e Amadeu são avessos aos ideais de seus familiares. Não veem como opção de vida serem justiceiros e tentam convencê-los a buscar outros caminhos que não seja o da violência. Depois de um encontro inesperado, os dois jovens se apaixonam perdidamente. Ao descobrirem suas origens, pensam em fugir juntos por acreditarem que em Rio Vermelho não será possível viver o amor que sentem, mas antes, decidem tentar uma trégua entre as famílias.
Maria e Amadeu descobrem que suas famílias são rivais
Dispostos a enfrentar o ódio nutrido por décadas entre os Matheus e os Ramirez, os jovens decidem contar tudo para seus parentes. Maria pede uma reunião entre as duas famílias e sua avó Dulce a autoriza. O casamento é consentido e um pacto de paz é selado, decretando o fim da violência entre as famílias. Maria e Amadeu se entregam ao amor e marcam o casamento.
Maria e Amadeu propõe pacto de paz às famílias
No dia da cerimônia, a cidade comemora 100 dias sem mortes, mas o que parece ser a realização de um sonho se torna um pesadelo. Diante do altar e dos convidados, Amadeu é atingido por um tiro misterioso e o amor dos dois é interrompido.
Amadeu leva um tiro no altar e Maria se desespera
Ameaçada de morte pela família do amado, Maria não consegue ver Amadeu no hospital e precisa fugir o quanto antes. Afinal, os Matheus querem vingar o atentado contra o herdeiro. Maria fica desolada, mas sabe que precisa ir embora. A jovem conta com o apoio da mãe Evelina e do padre da cidade (Fernando Eiras) para viajar para São Paulo, onde ele tem uma prima que pode acolhê-la. Maria vai embora desolada, mas a certeza de que Amadeu vai sobreviver a fortalece.
Amuleto dado por bisavó marca a trajetória de duas irmãs
A família Matheus decide se vingar dos Ramirez ameaçando a vida das crianças Fabiana (Maria Clara Baldon/Nathalia Dill) e Virgínia (Duda Batista/ Paolla Oliveira), sobrinhas de Maria. Miroel (Luiz Carlos Vasconcelos) determina que Vicente (Álamo Facó) dê um fim nas meninas. Para cumprir sua missão, Miroel fica de tocaia durante uma noite, enquanto as irmãs brincam de pique-esconde. Vicente consegue raptar Fabiana, mas não tem coragem de acabar com a vida da criança e a deixa num convento. A menina é recebida pela Madre (Regina Sampaio) e passa a ser criada pelas freiras.
Vicente não consegue matar Fabiana
Após o rapto de Fabiana, Zenaide decide fugir com Virgínia para a cidade de Vitória. Durante a fuga, Virgínia e Zenaide são perseguidas por Vicente. Mãe e filha conseguem chegar à cidade, mas o capanga as encontra numa praia. Zenaide leva um tiro e morre. Desesperada e sozinha, Virgínia foge e acaba se perdendo. A menina é encontrada por Otávio (José de Abreu) e Beatriz (Natália do Vale), que estavam de passagem por Vitória. Otávio é sócio da construtora Habitex, em São Paulo, e pesquisava empreendimentos no local.
Vicente e Miroel surpreendem Zenaide, que ordena que a filha fuja
O casal não tem filhos e decide adotar Virgínia. Eles não conseguem informações sobre o passado da menina. A única referência que as duas irmãs carregam da família é um amuleto, presente que ganharam de aniversário da bisavó Dulce.
Beatriz e Otávio resgatam Virgínia
Fabiana passa a trabalhar na contabilidade do convento e ajuda a organizar as despesas do local. Um dia, ela pede autorização da madre para assistir à TV. Coincidentemente, nessa hora, Virgínia (Paolla Oliveira) aparece em um programa de TV usando um amuleto idêntico ao dela. Fabiana decide, então, se mudar para São Paulo, para se aproximar da irmã, que se transformou numa das influenciadoras digitais mais famosas do país.
Fabiana descobre que Vivi Guedes é a sua irmã
Fabiana consegue um emprego na construtora Habitex e faz amizade com a irmã, sem revelar sua verdadeira identidade. Virgínia é receptiva, nutre por ela um inconsciente afeto e não imagina que Fabiana tem uma verdadeira obsessão de conquistar a vida luxuosa que nunca teve.
A chegada de Maria da Paz a São Paulo
Para fugir dos Matheus, Maria se muda para São Paulo, mas não para de pensar em Amadeu. No bairro do Bixiga, é recebida por Marlene (Suely Franco), a prima do padre. Com uma vida simples, a professora aposentada promete ajudá-la a conseguir um trabalho.
Quando Maria chega ao Bixiga, uma família de moradores de rua invade um imóvel vizinho que estava desocupado. Cornélia (Betty Faria), a matriarca, Chico (Tonico Pereira), seu marido, o filho Eusébio (Marco Nanini), a nora Dorotéia (Rosi Campos) e os netos Rock (Allexandre Colman/Caio Castro), Zé Hélio (Flávio Bisneto/ Bruno Bevan), Rarisson (Theo Almeida/ Glamour Garcia) e Sabrina (Alice Jardim/Carol Garcia), sobrinha de Dorotéia, que foi criada como filha dela, após serem despejados de um edifício, encontram a casa fechada e decidem se instalar por lá. O grupo se aproxima de Maria e Marlene. Doroteia e Maria tornam-se grandes amigas.
Maria chega à casa de Marlene
Para conseguir um emprego para a herdeira dos Ramirez, Marlene conta com o apoio de Linda (Rosamaria Murtinho), colega de profissão, para apresentar a jovem à família de Gladys (Nathalia Timberg). Neste momento, Maria conhece o filho dela, Régis (Reynaldo Gianecchini), um playboy de uma família tradicional, mas falida. Empolgada com a oportunidade de recomeçar a vida na cidade grande, Maria passa mal e descobre que está grávida de Amadeu. Ao saber da gravidez, Gladys desiste de contratar a moça como empregada e lhe dá uma quantia em dinheiro para ajudá-la a criar o bebê.
Gladys e Lyris demitem Maria
Cientes do potencial culinário de Maria, Marlene, Dorotéia e Eusébio a incentivam a vender seu maravilhoso bolo pelas ruas de São Paulo. Antero (Ary Fontoura), advogado e vizinho de Marlene, empresta o carro para que Maria tenha agilidade nas vendas.
Marlene convence Antero a emprestar seu carro para ajudar Maria
Maria começa a fazer os bolos para vender
Neste período, Maria recebe a notícia do sumiço das sobrinhas Fabiana (Maria Clara Baldon/Nathalia Dill) e Virgínia (Duda Batista/ Paolla Oliveira) e promete para si mesma que vai encontrar as meninas.
Evelina diz a Maria que Amadeu está morto
Com seis meses de gestação, Maria não aguenta o tranco provocado pela notícia da morte de Amadeu, transmitida por sua mãe. Maria sofre com um parto prematuro e nem imagina que Nilda e Evelina combinaram de mentir para os próprios filhos numa tentativa de interromper o ciclo de ódio e matanças em torno de Matheus e Ramirez.
Nasce a filha de Maria e Amadeu
O nascimento antecipado de Josiane (Agatha Moreira) não abate Maria. Enquanto a filha segue internada na incubadora, ela abre sua primeira loja em uma garagem depois de vender muito bolo nas ruas da cidade.
A recuperação de Amadeu
Após levar o tiro no altar da igreja durante seu casamento, Amadeu é levado às pressas para um hospital. Depois de sobreviver à UTI, ele recebe alta e sai numa cadeira de rodas. Nilda monta um quarto com toda a estrutura hospitalar e contrata a fisioterapeuta Gilda (Heloísa Jorge) para acompanhar sua recuperação na casa de campo da família.
Amadeu deixa o hospital
Com uma grande dedicação, Gilda o ajuda a recuperar os movimentos das pernas. E os dois acabam desenvolvendo mutuamente uma relação de carinho. Passam-se cerca de seis meses, quando Nilda chega de Rio Vermelho, e, seguindo o combinado com Evelina, revela ao filho que Maria está morta. Amadeu, que já anda com ajuda de muletas, desmorona.
Nilda diz a Amadeu que Maria está morta
Mesmo sofrendo com o rompimento desse amor e, ainda fragilizado, ele decide se casar com Gilda. Para virar a página de história de tragédias familiares, Amadeu resolve morar em São Paulo, onde quer trabalhar como advogado. Da união com Gilda nasce Carlito (Joao Gabriel D’Aleluia).
Bolos da Paz
Maria da Paz consegue prosperar em São Paulo. Sua força, talento e determinação são os motores dessa superação. Ela se torna dona de 22 lojas da rede de confeitaria Bolos da Paz. Apesar de ser bem-sucedida financeiramente, a empresária não esquece Amadeu. E o fruto desse amor, a filha Josiane, é a razão de todas as suas conquistas.
A confeitaria de Maria faz sucesso
Maria ama tanto a filha que não percebe as más intenções da jovem e o descaso que ela nutre pela mãe. Josiane despreza o próprio nome, odeia a forma como a mãe se comporta e se veste, e não aceita o fato de não ter livre acesso ao dinheiro da família. O maior sonho de Josiane é tornar-se uma digital influencer de sucesso. Para isso, ela precisa convencer a mãe de que vale a pena o investimento.
O encontro entre Virgínia e Josiane e o universo das digital influencers
Virgínia (Paolla Oliveira), mais conhecida como Vivi Guedes, se tornou a maior digital influencer do país. Josiane é uma de suas fãs e não imagina que a jovem influenciadora é sua prima desaparecida. Para chegar perto dela, conta com a ajuda de Rock (Caio Castro), que frequenta a mesma academia que Virgínia. Mas há uma condição: ele só promoverá o encontro entre elas se Josiane falar convencer Maria da Paz a patrociná-lo nos treinos de boxe.
Maria fica perplexa com o comportamento de Kim
Assim que conhece Vivi, Josiane recebe uma indicação fundamental para dar o pontapé inicial em sua carreira de it girl: Kim (Monica Iozzi). A consultora e agente da consagrada influencer é a responsável por uma revolução na vida de Josiane.
Vivi e Fabiana descobrem que são irmãs
Fabiana está cada vez mais perto de tornar seu plano realidade. A ex-noviça consegue se aproximar de Vivi Guedes e se torna assistente pessoal da digital influencer. Invejosa, ela começa a armar situações para deixar Vivi em maus lençóis com o noivo Camilo (Lee Taylor).
Fabiana inicia seu trabalho como assistente pessoal de Vivi
Toda vez que a digital influencer participa de um ensaio fotográfico, Fabiana faz questão de incentivá-la a usar peças mais ousadas, sabendo que o inspetor de polícia não se sente confortável com isso. Enquanto isso, diante do rapaz, ela repudia o tipo de roupa escolhida pela glamour girl.
Durante uma discussão com o noivo, Vivi acaba descobrindo que Fabiana não é a pessoa que parece ser. Na casa da família Guedes, Fabiana estranha ao ver Vivi arrumando o closet. Ela se desculpa por não ter cumprido a tarefa, mas logo leva um corte da filha de Otávio, que demite a assistente.
Vivi descobre que Fabiana é sua irmã
Enquanto arruma sua mala, Fabiana pensa em uma saída para reverter a situação. É aí que ela decide dar sua grande cartada. Fabiana coloca o amuleto no pescoço e, com a desculpa de que gostaria de se despedir, reaparece no quarto de Vivi. Incrédula, a noiva de Camilo se apressa em procurar o seu amuleto. Ao sacá-lo do porta-joias, Vivi fica chocada ao compará-lo com o cordão da ex-noviça e conclui que as duas são irmãs.
O reencontro de Maria e Amadeu
Duas décadas depois da tragédia que marcou sua vida, Amadeu resolve se mudar para São Paulo com a família. Já na cidade, Gilda procura uma nova oportunidade de trabalho como corretora de imóveis. Com eles e o filho Carlito, também vive Silvia (Lucy Ramos), irmã de Gilda, que trabalha como professora de inglês. Um de seus alunos é Márcio (Anderson Di Rizzi), seu namorado e gerente da fábrica de Maria da Paz.
Durante uma conversa com Márcio, Amadeu começa a acreditar que Maria da Paz pode estar viva. Ao saber que o rapaz trabalha em uma confeitaria e que a proprietária do estabelecimento tem o mesmo nome do seu grande amor, o advogado fica completamente desestabilizado. Mesmo preocupada com o sentimento que o marido ainda nutre pela ex-noiva, Gilda incentiva Amadeu a ir até a loja de bolos para acabar de vez com a dúvida. Ela sabe que essa atitude é necessária para que possam viver em paz.
Amadeu e Maria da Paz se reencontram em confeitaria
Ao chegar na loja, Amadeu escolhe o bolo de canela. Imediatamente ao provar um pedaço, é transportado para a primeira vez que comeu o bolo feito por Maria, quando ainda eram namorados. Maria chega à loja e o encontro é inevitável.
Maria desmaia e Amadeu a leva para o hospital
Amadeu e Maria da Paz revivem a paixão que sentem um pelo outro e o advogado decide se separar para viver seu grande amor. Porém, Gilda recebe o diagnóstico de câncer de mama e Amadeu precisa mudar seus planos e ficar com a família.
A armação de Josiane e Régis
O tempo passa e Régis continua levando uma vida boa, sustentada por Agno (Malvino Salvador). Ele vive reclamando do cunhado, mas não deixa de bancar o playboy. Mesmo tentando segurar o dinheiro, Agno sabe que a fortuna da família de Régis o ajudou no início dos negócios e agora precisa manter o padrão de vida dos parentes. Mas é o encontro com Josiane que muda por completo a vida de Régis.
Régis e Josiane se conhecem
Em um badalado evento, ele conhece Josiane. A sintonia é imediata. Ambos são tomados por desejo e ambição, se identificam no caráter e no sonho de ficarem cada vez mais ricos. Ele não revela ser sustentado pelo cunhado, mas logo tornam-se cúmplices e estabelecem encontros rotineiros.
Régis explica sua situação para Josiane
A sintonia e a ausência de limites para conseguir o que querem unem Régis e Josiane numa armação inacreditável. A jovem sabe que a mãe ama Amadeu e quando o reencontro acontece, ela se desespera com a possibilidade de seus pais ficarem juntos novamente. O desprezo pela origem humilde de Amadeu não é diferente do sentimento que ela nutre pela mãe. Para acabar com qualquer chance de reaproximação, Josiane propõe a Régis que se case com Maria, com o objetivo de tirar dela toda a fortuna. O bom vivant aceita o trato.
Maria da Paz fica sem reação com surpresa de Régis
Frustrada por não poder viver seu grande amor com Amadeu, que mesmo nutrindo forte sentimento por sua paixão do passado, decidiu cuidar da esposa e da família, Maria da Paz acaba aceitando o pedido de Régis e começa os preparativos para o casamento.
Régis pede Maria da Paz em casamento
Para pagar uma dívida de jogo, Régis indica um falso dono de bufê para dar o golpe em Maria da Paz. A boleira contrata o bufê indicado por Régis, mas descobre que o representante não pode fazer a festa. Em cima da hora, sem alternativa, Abel (Pedro Carvalho) se oferece para fazer comida e pratos portugueses, e a noiva consegue um mutirão para que todos fiquem satisfeitos. No dia do casamento, Maria descobre que suas joias foram roubadas e expulsa Rock da cerimônia, após acusá-lo do roubo. Finalmente, a empresária sobe ao altar com o playboy e os dois passam a lua de mel no Rio de Janeiro.
Maria da Paz exige que Rock deixe o altar de seu casamento
Josiane faz as primeiras vítimas para encobrir seu caso com Régis
A vida após o casamento não será nada fácil. Depois de tanto insistir, Josiane consegue que Maria da Paz compre uma mansão e coloque a casa no nome da filha. Mas o sonho começa a virar um pesadelo. A boleira descobre que a filha exigiu propina da arquiteta contratada para decorar a nova mansão da família e as duas brigam feio.
Maria da Paz dá uma surra em Josiane
Com a mudança da família para a mansão, Maria da Paz não se desgruda de seus fiéis escudeiros, Ellen (Rosane Gofman) e Jardel (Duio Botta). Josiane decide contratar novos funcionários e passa a implicar com os antigos. Ellen começa a desconfiar de Régis e Josiane ao ver o playboy dar um piti quando descobrir que a garota transou com Téo (Rainer Cadete). Jardel percebe e passa a ficar de olho na mimada com o padrasto. Régis e Josiane marcam um encontro, o mordomo segue os amantes e faz uma foto comprometedora dos dois. Ele exige dinheiro para não revelar o segredo para Maria.
Jardel fotografa Jô e Régis juntos
Jardel decide encontrar a patroa em um local público e eles combinam em uma praça. Acuada, Jô passa no banco e saca o dinheiro. Ao encontrar o funcionário no local marcado, Jô exige que Jardel delete a foto do celular, mas é surpreendida com novas exigências. O rapaz avisa que mandou a foto para um arquivo seguro e vai pedir mais dinheiro todos os meses. Diante da ameaça, a filha de Maria da Paz toma uma atitude radical: ao ver um caminhão se aproximando em alta velocidade, empurra o Jardel na frente do veículo.
Jô empurra Jardel na rua e Fabiana registra o fato
Neste momento, Fabiana passa no local e estranha a presença de Josiane na praça discutindo com um homem. Sem tempo a perder, a ex-noviça filma toda a ação e guarda na manga um trunfo: o vídeo de Josiane empurrando Jardel para a morte.
Depois do ‘acidente’, Josiane é procurada por Lucas (Kainan Ferraz), namorado de Jardel. O rapaz sabe que a vilã é a culpada pela morte do mordomo e mostra que também tem a foto do beijo entre ela e Régis. Além disso, diz que tem uma mensagem de áudio do mordomo sobre o caso. Josiane fica assustada e arma um plano. Ela combina de encontrar com Lucas num edifício e entrega uma bolsa cheia de dinheiro ao inimigo, em troca do celular. Mas ele faz nova chantagem e a garota empurra o rapaz do alto do prédio.
Josiane faz mais uma vítima para proteger seu caso com Régis
Maria da Paz flagra Régis e Josiane
Após muitas armações, Maria da Paz fica angustiada com as tentativas de Rock e Téo de alertá-la sobre Jô e começa a ficar desconfiada de que há algo errado. Certa noite, Jô chama Régis para o seu quarto. Mesmo contrariado, ele espera a esposa dormir e comparece, mas vai logo avisando que se apaixonou de verdade por Maria da Paz e não quer mais nada com a garota. Josiane começa a se despir para tentar seduzir o amante e tira a blusa do empresário.
Enquanto isso, Maria da Paz desperta e escuta barulhos vindos da cozinha. Para se prevenir, ela pega o seu revólver e vai até lá para ver o que é. Ela dá de cara com Ellen e pergunta se ela viu o marido. Maria continua caminhando pela casa, até que escuta a voz de Régis vinda do quarto da filha e flagra os amantes juntos.
Maria da Paz flagra Jô e Régis juntos
Com o revólver em punho, ela cobra explicações do marido. Tomada de raiva, Maria deixa o DNA Ramirez falar mais alto e aperta o gatilho. Régis vai para o hospital e Maria da Paz é presa.
Josiane expulsa Maria da Paz de casa e toma a fábrica de bolos
Depois de ser flagrada por Maria da Paz com Régis, Josiane continua com suas maldades. Assim que consegue o habeas corpus, Maria vai para a mansão a fim de ter um acerto de contas com a digital influencer, e ainda tem esperanças de que a filha tenha sido seduzida e manipulada por Régis. Porém, no decorrer da conversa, a boleira descobre a verdade e toda a frieza da herdeira.
Jô expulsa Maria da Paz e Evelina da mansão
Sem esboçar nenhum sentimento, Josiane diz que o namoro de fachada com Téo encobria seu romance com Régis, e que ela nunca foi seduzida pelo playboy. E revela que o casamento com Régis foi um golpe. Após uma discussão, Jô expulsa Maria da mansão. Maria pega suas coisas e chama Evelina para ir embora.
Jô assume a fábrica de Maria da Paz
No dia seguinte, a boleira tem mais um baque ao chegar à Bolos da Paz e saber que não existe mais espaço para ela na fábrica que fundou com tanto trabalho. Arrasada, Maria se hospeda na casa de Marlene e decide voltar a fazer bolos, prometendo que vai recuperar tudo o que perdeu.
Após duro golpe, Maria da Paz tenta refazer a vida
Diante de tantas perdas e sofrimento, Maria da Paz se reinventa novamente e começa a vender seus bolos nas ruas de São Paulo. Exatamente como fez há 20 anos, quando precisou mudar de sua cidade para não ser morta pela família dos Matheus. A filha Josiane sempre foi seu maior combustível para viver e mesmo depois da separação das duas, a partir da traição da jovem, ela ainda é um dos motivos que a faz querer vencer.
No entanto, Maria sabe que talvez nunca tenha o amor verdadeiro de Josiane, mas acredita que com um bom tombo ela possa aprender e tomar um rumo diferente na vida. Para isso, conta com a ajuda de Rock, Téo e Agno, que juntos armam um plano para que a jovem perca a fortuna que foi conquistada pela mãe às custas de muito trabalho.
Gilda morre
Enquanto isso, Amadeu e Régis, em lados opostos, buscam alternativas para conquistar a empresária. Apesar de ser seu grande amor, o advogado enfrenta o luto pela perda da esposa Gilda e sabe que Maria respeita esse momento. Para ficar ao lado da amada, a apoia em todas as decisões, desde a de vender bolos na rua à tentativa de montar uma nova confeitaria com o dinheiro da venda dos bolos.
Régis recebe seu filho em sua casa
Do outro lado, Régis decide se tornar um homem bom, mas para isso tem que se esforçar e retomar alguns assuntos do passado, como a possibilidade de ser pai de Arthur (Bernardo Dantas). No passado, o playboy falsificou um exame de DNA e agora promete a Maria que fará de tudo para dar a atenção necessária à criança, caso seja comprovado que o menino é seu filho. Ao lado de Roma (Julia Lund), sua ex-namorada, ele decide fazer o teste novamente.
Fabiana chantageia Jô para ficar com a fábrica de bolos
Diante disso, com o apoio de Marlene e Evelina, Maria segue na luta para conquistar seu espaço no ramo. A situação fica ainda mais difícil depois que Josiane vende a fábrica para Fabiana. Com a prova que incrimina Josiane no caso Jardel em mãos, a ex-noviça faz chantagem e obriga a prima a vender a fábrica pela metade do preço. Maria, então, precisa enfrentar a ira de Fabiana, que tenta impedir que a empresária use seu próprio nome nos negócios.
Maria da Paz participa do reality Best Cake
Para tentar se reerguer, Maria da Paz vê a possibilidade de ganhar dinheiro participando de um reality culinário. A confeiteira entra no programa Best Cake, que tem a direção de Boninho e apresentação de Angélica. Na primeira fase eliminatória, ela enfrenta Abel (Pedro Carvalho), o chef da fábrica de bolos. Uma das concorrentes, Dona Céu (Dja Marthins) parece não ter limites para derrotar os principais rivais e vai jogar sujo.
Maria da Paz chega aos Estúdios Globo para participar do 'Best Cake'
Na primeira tarefa, Maria se assusta com a descrição que cai para ela: bolo de flor de sal. Determinada, concentra suas energias na produção e acredita no seu talento. Enquanto isso, Dona Céu aproveita um momento de distração de Maria e mistura flor de sal na massa do bolo dela. Maria é eliminada e fica arrasada.
Após a desclassificação de um dos participantes, Maria da Paz tem a oportunidade de retornar ao reality. A grande final do Best Cake contou com três participantes de peso: Alaor, Dona Céu e Maria da Paz. Os três chegaram à última fase do reality com a missão de preparar um bolo de aniversário. Com um bolo recheado de baba de moça, Dona Céu levou 10 de Vivi Guedes e de Dudu Bertholini, mas ganhou 9,7 de Carole Crema, que achou a receita muito doce.
Alaor apresentou um bolo com recheio de goiabada, que deixou Vivi Guedes insatisfeita com a simplicidade. A digital influencer deu 9,5 para o participante, Dudu Bertholini deu 10 e Carole Crema também deu 9,5.
Maria da Paz é a grande vencedora do Best Cake
Maria da Paz fez uma receita que sempre preparou nas festas da sua família, em Rio Vermelho: bolo vermelho. Vivi então começará a lembrar de alguns fragmentos de sua infância em Rio Vermelho e ficará muito assustada com as lembranças. Depois disso, Vivi Guedes passa mal ao provar o bolo de Maria da Paz e sentir o gosto do bolo que era feito durante a sua infância.
O mal-estar súbito da jurada causa uma reviravolta no sistema de notas. A it girl se ausenta do programa e Angélica assume o seu lugar. Sendo assim, as notas de Vivi foram anuladas e substituídas pelas notas da apresentadora. Com 10 de todos os jurados, Maria da Paz levou o prêmio de R$ 1 milhão de reais como grande vencedora do Best Cake.
Vivi descobre que é sobrinha de Maria da Paz
Após o final do programa, Vivi continua a ter lembranças em casa, tenta ligar os fatos do passado com a ajuda de Beatriz e decide ir ao encontro da boleira para conversar. Assim que a digital influencer chega na casa de Marlene, Maria estranha a visita, mas ela conta sobre os detalhes do seu passado e fala da relação do bolo de Maria com as memórias de sua infância. Ao dizer que foi adotada nas ruas de Vitória, a empresária suspeita da ligação entre elas. Maria da Paz percebe a semelhança dos nomes, conta sobre o bolo que aprendeu a fazer com a vó Dulce, conversam sobre os amuletos e, emocionada, Maria afirma que Vivi é sua sobrinha desaparecida.
Maria da Paz descobre que Vivi é sua sobrinha
Josiane é presa ao tentar fugir para Rio Vermelho
Enquanto isso, Josiane continua aprontando. A garota perde o controle diante da ameaça de ser presa pelo assassinato de Jardel e Lucas, e com medo do vídeo ser entregue à polícia, atenta contra a vida de Téo. O fotógrafo sobrevive ao ataque e revela para a investigadora Yohana (Monique Alfradique) que Josiane foi a responsável pela morte do mordomo. Além disso, ele conta onde está escondido o celular com o arquivo e mostra a prova do crime para a investigadora e Camilo.
Yohana e Camilo prendem Jô
Josiane decide combinar uma fuga para Rio Vermelho e para isso conta com a ajuda de William (Bruno Gissoni), Evelina e o primo Chiclete. A avó consegue dinheiro emprestado com Agno, mas a tentativa de colaborar com a neta não dá certo. Yohana e Camilo conseguem uma autorização judicial para prender a jovem e surpreendem Josiane no momento em que ela sai do apartamento para entrar no carro do primo. Durante o flagrante, William e Chiclete conseguem fugir sem serem vistos.
O julgamento de Josiane
Josiane acaba presa após o vídeo com Jardel ser divulgado para a polícia. Amadeu, que até então era seu advogado, ouve as confissões da filha sobre os crimes e decide sair do caso ao presenciá-la mentindo com frieza durante um depoimento na delegacia. Ele indica um bom advogado e promete a Maria da Paz que o profissional fará um trabalho eficiente no processo. Tibério (Vandré Silveira), então, assume a função e é apresentado a Josiane.
Régis faz seu depoimento em julgamento e afirma que Josiane tem um caráter muito duvidoso
Dias antes do julgamento, o novo advogado tenta convencer Fabiana, Evelina, Régis e Téo a colaborarem nos depoimentos a favor da acusada para que ela tenha um julgamento mais leve. No grande dia, Amadeu percebe que a condução de Tibério pode favorecer a filha.
Josiane é considerada culpada por seus crimes
Josiane estava confiante que seria inocentada no julgamento. Seu advogado lhe acenou com muitas possibilidades de sair livre, no entanto, o júri decidiu pela condenação da filha de Maria da Paz à pena máxima: 30 anos de reclusão. Josiane é encaminhada ao presídio e Maria se desespera com a condenação da filha.
Capítulos finais
Ninguém pode duvidar que Maria da Paz é uma mulher guerreira. Ela passou por muitas dificuldades até conseguir montar seu império: a Bolos da Paz. Mas ela caiu em tantas ciladas que perdeu tudo. Depois de muito sufoco, a boleira deu a volta por cima e foi pedida em casamento por Régis e Amadeu.
Maria da Paz revela para Amadeu que está grávida e aceita a se casar com ele
No último capítulo, ela dispensou Régis e deu uma chance para seu grande amor do passado. E mais: Maria revelou a Amadeu que está grávida. Eles finalmente se casaram em uma linda cerimônia. Maria da paz deu à luz uma menina chamada Sol e a família conseguiu dar uma chance ao amor.
Maria da Paz se casa com Amadeu
Vivi e Chiclete
Depois de sofrer muito nas mãos de Camilo, Vivi Guedes foi salva por Chiclete. Livre do ex, ela decidiu seguir com o plano de viver em uma ilha junto com o seu grande amor. Antes, ela gravou um vídeo para se despedir de seus ‘seguimores’ das redes sociais.
Chiclete pergunta se Vivi não sente falta de ser influenciadora digital
Kim e Téo
A assessora de Vivi Guedes resolveu abraçar um novo trabalho fora do Brasil. Mas a loira não levou apenas a bagagem para o exterior. Kim e Téo foram juntos para o novo desafio, e ainda, protagonizaram um beijão no aeroporto.
Antes de ir para o exterior Téo se declara para Kim
Agno e Leandro
Rock ficou mesmo no passado e Agno se jogou de cabeça no relacionamento com Leandro (Guilherme Leicam). A sintonia foi tão grande que os dois oficializaram a união. Até Cássia (Mel Maia), que era contra essa relação, ficou feliz com o casamento.
Agno e Leandro se casam
Fabiana e Rael
Fabiana aprontou todas e ganhou uma fortuna. Depois de perder tudo, a ex-noviça voltou para o convento decidida a prestar os votos para freira. Mas ela acabou aceitando uma proposta de Rael (Rafael Queiroz) e rumou para Rio Vermelho. Os dois iniciaram um relacionamento tórrido e começaram a ganhar muito dinheiro como justiceiros.
Fabiana treina tiros com Rael
Josiane e Régis
Na prisão, Josiane se converteu e deixou as grades por bom comportamento. Régis, que também abraçou a religião, foi trabalhar como missionário ao lado da ex-amante. Rolou até um clima, Régis se declarou e eles se beijaram. Nessa hora, Josiane mostrou que continua com o mesmo sangue frio e empurrou Régis viaduto abaixo. Depois, a golpista se aproximou do missionário vivido por Mateus Solano, cheia de segundas intenções.
Josiane empurra Régis de viaduto após pedido de casamento