Por Memória Globo

Nelson Di Rago/Globo

Tinha como suporte pesquisas elaboradas pelo então Centro de Documentação da TV Globo (Cedoc) que, além do levantamento de datas importantes relativas ao mês em que o programa ia ao ar, procurava localizar filmes, pinturas, textos, fotografias e outros materiais que pudessem integrar um quadro musical, uma dramatização ou um esquete humorístico com a participação de artistas convidados. O musical era exibido na terceira sexta-feira de cada mês, na faixa de programação Sexta Super, e ficou cerca de seis meses no ar.

Roberto Carlos e Maestro Guio de Moraes em Show do Mês, 1981. — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Apresentação: Sandra Bréa, Luiz Carlos Miele, Zezé Motta e Edwin Luisi | Texto: Augusto César Vannucci, Eloy Santos, Ronaldo Bôscoli e Paulo Coelho | Direção: Ewaldo Ruy | Direção musical: Guio de Moraes | Direção geral: Augusto César Vannucci | Período de exibição: 20/03/1981 – 11/12/1981 | Periodicidade: mensal (sextas-feiras) | Horário: 21h10

Edwin Luisi, Sandra Bréa, Zezé Motta e Miele em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

SINOPSE

Nívea Maria em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

A apresentação do programa era feita por Sandra Bréa, Luiz Carlos Miele, Zezé Motta e Edwin Luisi. Sob a direção musical de Guio de Moraes, eles cantavam, dançavam e representavam em cena. Os quadros do musical, cada um deles relacionado a um determinado tema, tinham um formato que misturava teatro de revista e linguagem televisiva.

Zezé Motta e Edwin Luisi em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Nana Caymmi em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

O programa de estreia, em março de 1981, fez uma homenagem ao surgimento do cinema no início do século XX e a personalidades nascidas naquele mês, em diferentes épocas. Zezé Motta homenageou o poeta Castro Alves (nascido em março de 1847) e Tony Ramos apresentou uma de suas mais conhecidas obras, Navio Negreiro. Sandra Bréa e Miele recordaram o compositor alemão Johann Sebastian Bach, que nascera em 1685, enquanto o músico Altamiro Carrilho interpretou trechos de uma sonata do compositor. O cronista Antônio Maria, nascido em março de 1921, também foi tema de um dos quadros, com a apresentação da crônica Amanhece Copacabana, interpretada por Edwin Luisi.

Leni Andrade em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Distância, pintura de Tarsila do Amaral, uma das principais artistas do movimento modernista brasileiro, serviu de cenário para homenagear o compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, nascido em março de 1887. Lima Duarte foi convidado para homenagear o cearense Cícero Romão Batista, o padre Cícero (que nascera em março de 1884), no quadro que contou com as participações dos músicos Sivuca, Chiquinho, Oswaldinho do Acordeon e Dominguinhos interpretando Asa Branca, canção de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. O programa de março abordou também o Dia Internacional da Mulher, com a presença das atrizes Joana Fomm, Aracy Balabanian, Nívea Maria e Regina Duarte. Foram realizados, ainda, três números musicais, com a participação de Luiz Carlos Miele, Elba Ramalho e Elizeth Cardoso.

Joana Fomm em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Elizeth Cardoso em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Dorival Caymmi em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Carlos Lyra em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Zezé Motta e Sandra Breá em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Edwin, Luisi, Miele, Zezé Motta e Sandra Bréa em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Miele e Jonhy Alf em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

PRODUÇÃO

A coreografia e os figurinos do programa eram de Juan Carlos Berardi, e Federico Padilla assinava a cenografia.A produção era de Marny Elwis.

Miele, Sandra Bréa, Roberto Carlos, Zezé Motta, Edwin Luisi em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

Lima Duarte em Show do Mês, 1981 — Foto: Nelson Di Rago/Globo

FONTE

Boletim de Programação da Rede Globo número 427; DA TÁVOLA, Artur. “O Show do Mês” In: O Globo, 24/03/1981.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)