A premiação aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 23 de julho de 2003. Além dos números musicais, o programa, com 45 minutos de duração, mostrou os bastidores da festa, com depoimentos dos artistas antes e depois de subirem ao palco para cantar ou receber seus troféus.
Direção-geral: J.B. de Oliveira (Boninho) | Data de exibição: 27/07/2003 | Horário: 23h30
O ator André Valli apresenta o Prêmio interpretando Ary Barroso, homenageado da edição. Na sequência, Wagner Tiso e Yamandu Costa interpretam uma de suas composições mais famosas, “Aquarela do Brasil”.
SINOPSE
O evento homenageou o cantor e compositor Ary Barroso e teve o ator André Valli como mestre de cerimônias, representando o homenageado. O show que seguiu a premiação contou com duetos formados por Yamandu Costa e Wagner Tiso, Alcione e Mart’nália, Zélia Duncan e Luiz Melodia, e Ney Matogrosso e Paulinho da Viola, que interpretaram obras consagradas de Ary Barroso, como Aquarela do Brasil, É Luxo Só, Batucada da Vida e Para Machucar meu Coração. João Bosco e a dupla Chitãozinho e Xororó também subiram ao palco para cantar Isto É meu Brasil e No Rancho Fundo, respectivamente. Um dos destaques foi a cantora Elza Soares que, além de cantar, participou do esquete que reproduziu o famoso encontro entre ela e o compositor na Rádio Tupi, em 1951.
CURIOSIDADES
O Prêmio TIM de Música Brasileira foi criado pelo empresário José Maurício Machline, o mesmo responsável pelo Prêmio Sharp na década de 1980.Ao todo, foram distribuídos 37 troféus a músicos que lançaram discos em 2002. O maior agraciado da noite foi o sambista Zeca Pagodinho, que recebeu prêmios de melhor disco, melhor cantor de samba e melhor canção do ano (Deixa a Vida me Levar, de Serginho Meriti e Eri do Cais).
PRODUÇÃO
A direção musical do evento foi de Wagner Tiso, responsável pela seleção e pelos arranjos das músicas de Ary Barroso interpretadas no espetáculo.
FONTES
“Prêmio TIM homenageia Ary Barroso” In: O Estado de S. Paulo, 23/07/2003; ARAÚJO, Bernardo. “Uma noite para Ary Barroso e a MPB” In: O Globo, 25/07/2003; “Festa da música brasileira” In: Jornal do Brasil, 27/07/2003. |