Por Memória Globo


A primeira edição do musical, em dezembro de 1994, reuniu os grupos Razão Brasileira, Molejo, Cravo e Canela, Só pra Contrariar, Ginga Pura e Dhema. A gravação do especial foi realizada em Campinas, São Paulo. – Em dezembro de 1995, o especial transformou a madrugada de réveillon numa festa com iluminação colorida e ritmo de carnaval. Ao longo de duas horas, passaram pelo palco 24 atrações, entre elas Martinho da Vila, Alcione, Zeca Pagodinho, Simone Moreno, Chiclete com Banana, Pepeu Gomes, Só pra Contrariar, Só Preto sem Preconceito, Banda Mel e Dhema. O programa foi gravado na casa de shows Metropolitan (Citibank Hall a partir de 2008), no Rio de Janeiro. O encerramento foi com uma grande queima de fogos durante a apresentação da música Selvagem Camaleoa, de Jorge Zarath e Dito, cantada pelo grupo Chiclete com Banana.

O grupo Cravo e Canela abre o especial com “Lá Vem o Negão”.

O grupo Cravo e Canela abre o especial com “Lá Vem o Negão”.

PRODUÇÃO

Em 1995, a gravação do programa contou com a utilização de 11 câmeras, incluindo duas microcâmeras.Em dezembro de 1996 não houve exibição do programa, que voltou a ser produzido em 1997. Em ritmo de festa, após a virada do ano a diversão ficou por conta de bandas de pagode, samba e axé music, entre elas Grupo Raça, Cheiro de Amor, Netinho, Negritude Junior, Só pra Contrariar, Carlinhos Brown, Banda Eva, Martinho da Vila, Exalta Samba, Katinguelê, Molejo, Asa de Águia e Daniela Mercury.

CURIOSIDADES

Pagode Globeleza de 1995 foi reapresentado no dia 20 de fevereiro de 1996, na Terça Nobre, faixa de programação noturna da TV Globo, completando as comemorações de carnaval.

FICHA TÉCNICA

Direção: Jodele Larcher e Roberto Talma (1994); Márcio Antonucci (1995); Aloysio Legey (1997)
Direção artística: Roberto Talma (1994) 
Direção de produção: Eduardo Figueira (1994); Pedro Paulo Couto (1995; 1997) 
Núcleo: Aloysio Legey (1995)
Período de exibição: 31/12/1994 – 31/12/1997 (exceto 1996)
Horário: 0h15
Periodicidade: anual

FONTE

Boletim de Programação da Rede Globo números 1147, 1199, 1206.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)