Por Memória Globo

Acervo/Globo - Arte Memória Globo

Faziam parte do elenco do programa, entre outros, Agildo Ribeiro, Assis Pacheco, Augusto César Vannucci, Dick Farney, Eliana, Ellen de Lima, Gracinda Freire, Jayme Costa, Marília Pêra, Paulo Araújo, Paulo Monte, Renato Consorte, Suely Figueiró e Os Pequenos Cantores da Guanabara. Diversos diretores se revezavam à frente dos episódios semanais.

Augusto César Vannucci e Marília Pêra em Musicalíssima, 1965 — Foto: Acervo/Globo

Direção: diversos profissionais | Período de exibição: 26/04/1965 – 06/1965 | Horário: segundas-feiras, às 20h

EPISÓDIOS

O primeiro musical apresentado pela TV Globo em sua programação inaugural foi uma burleta de Luiz Peixoto com músicas de Chiquinha Gonzaga, chamada 'Forrobodó'. Wilson Rocha assinava a produção, a adaptação e a direção do musical.

A TV Globo foi inaugurada em 1965. E fui eu, e ninguém me tira esta honra, quem dirigiu o grande espetáculo inaugural da TV Globo, o programa Musicalíssima, apresentando Forrobodó, cujo roteiro eu também escrevi, adaptando para a televisão o texto da preciosíssima peça de Luiz Peixoto, Carlos Bittencourt e Chiquinha Gonzaga. Isto em 1965.
— Entrevista de Wilson Rocha ao Memória Globo em 06/08/2003

Cenário do musical Forrobodó, primeiro episódio de Musicalíssima, 1965 — Foto: Acervo/Globo

'Amor em Suez', livre adaptação da peça musical 'South Pacific', sucesso da Broadway, foi ao ar em 3 de maio de 1965, produzido por Haroldo Costa. O musical contou com a participação de Thelma Elita, Thais Portinho e Bárbara Martins.

No dia 10 de maio, foi exibida 'Polêmica', comédia musical baseada no desafio entre os compositores Noel Rosa e Wilson Batista, com Renato Consorte e Lafayette Galvão nos papéis principais e orquestração do maestro Alberto Lazzoli.

Ainda em maio, o 'Musicalíssima' apresentou o episódio 'Pindura a Saia', produção de Otávio da Graça Mello, com Carvalhinho, Lafayette Galvão, Mário Monjardim, Marly Tavares, Paulo Graça Mello e outros.

Outros episódios levados ao ar foram: 'Oliver Twist', sucesso da Broadway, adaptação da obra homônima do romancista inglês Charles Dickens; 'A Boêmia', adaptação da famosa ópera de Puccini, tendo como cenário um apartamento em Copacabana; 'Sétimo Céu', comédia musical baseada no filme de mesmo nome, lançado em 1927 com direção de Frank Borzage; 'Feitiço da Vila', comédia musical sobre a vida de Noel Rosa; 'Garota Notável', sobre a vida da cantora Carmem Miranda; 'Peter Pan'; 'Colégio de Senhoritas'; 'Viúva Alegre'; 'Carrossel'; 'Ye-Ye Desesperado'.

FONTES:

Depoimentos concedidos ao Memória Globo por: Agildo Ribeiro (06/12/2001), Domingos Oliveira (25/09/2001), Marília Pêra (11/04/2001), Wilson Rocha; Formatos dos Programas; Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003; “Hoje na TV” In: O Globo, 04/1965 – 06/1965.

Galeria de fotos de Musicalíssima

9 fotos
Fotos do programa
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)