Por Memória Globo

Luiz Claudio Ribeiro/Globo

EDIÇÕES

2006

Em 2006, a TV Globo decidiu exibir um especial do evento (que já era transmitido pela TV Globo Internacional) para os espectadores no Brasil.

O Brazilian Day daquele ano reuniu 1,5 milhão de pessoas para assistir à apresentação das bandas Babado Novo e Calypso. Também estiveram presentes a dupla Sandy e Junior e o sertanejo Leonardo.

O grupo Babado Novo interpreta “Me Chama de Amor”.

O grupo Babado Novo interpreta “Me Chama de Amor”.

A festa teve a participação especial dos atores Fernanda Vasconcellos e Murilo Benício.

O cantor Fagner foi convidado para interpretar o hino nacional brasileiro e Billy Paul comandou a execução do norte-americano.

Leonardo interpreta “Não Aprendi Dizer Adeus”, de Zezé Di Camargo & Luciano.

Leonardo interpreta “Não Aprendi Dizer Adeus”, de Zezé Di Camargo & Luciano.

2007

Abertura do programa Brazilian Day (2007).

Abertura do programa Brazilian Day (2007).

Em 2007, a TV Globo voltou a exibir momentos da festa que, no domingo do dia 2 de setembro, pintou de verde e amarela a Sexta Avenida, em Nova York. Ao som de muita música brasileira, o Brazilian Day animou a cidade e fez um milhão de pessoas dançarem ao ritmo de grandes sucessos.

Os atores Grazi Massafera, Cauã Reymond e Marcos Pasquim fizeram participações especiais durante o evento.

Bruno e Marrone cantam “Dormi na Praça”.

Bruno e Marrone cantam “Dormi na Praça”.

Asa de Águia canta “Quebra Aê”.

Asa de Águia canta “Quebra Aê”.

As atrações musicais ficaram por conta da dupla Bruno e Marrone, seguida por Jota Quest e Asa de Águia. A festa foi exibida em versão compacta uma semana depois, no dia 9 de setembro, logo após o Fantástico (1973). Com cerca de 45 minutos de duração, apresentou os melhores momentos do evento.

Jota Quest canta “O Sol”.

Jota Quest canta “O Sol”.

2008

Abertura do programa Brazilian Day (2008).

Abertura do programa Brazilian Day (2008).

A festa verde e amarela de 2008 na Sexta Avenida, em Nova York, aconteceu no dia 31 de agosto, reunindo mais de um milhão de pessoas. O evento foi exibido na TV Globo, em versão compacta, em 7 de setembro.

Lulu Santos canta “Apenas Mais Uma de Amor”.

Lulu Santos canta “Apenas Mais Uma de Amor”.

O evento teve participações especiais dos atores Lázaro Ramos, Nívea Stelmann, Flávia Alessandra e Alinne Moraes, além dos apresentadores Serginho Groisman e Sarah Oliveira.

Jorge Ben Jor canta “Fio Maravilha” e, na sequência, “W/Brasil (Chama o Síndico)”.

Jorge Ben Jor canta “Fio Maravilha” e, na sequência, “W/Brasil (Chama o Síndico)”.

Jorge Ben Jor, Lulu Santos, Banda Eva e a cantora Elza Soares prestigiaram a festa. Jorge Ben Jor animou o público com grandes sucessos de sua carreira, como Fio Maravilha, Taj Mahal e País Tropical; Elza Soares subiu ao palco para cantar o Hino Nacional; Lulu Santos cantou, entre outros hits, Como uma Onda e SOS Solidão. Já a Banda Eva fez o público se sentir no carnaval de Salvador ao apresentar destaques da axé music como Arerê e Pequena Eva.

2009

Elba Ramalho interpreta “Homem com H”, de Ney Matogrosso.

Elba Ramalho interpreta “Homem com H”, de Ney Matogrosso.

A edição de 2009 do Brazilian Day, realizada no dia 6 de setembro, foi exibida em compacto no dia 13 do mesmo mês pela TV Globo.

A festa levou 1,5 milhão de pessoas às ruas de Nova York, e foi animada pelos shows do rapper Marcelo D2, da dupla sertaneja Victor e Leo, pelos sambistas Arlindo Cruz e Alcione e pelos cantores Elba Ramalho e Carlinhos Brown.

A apresentação do evento, que nos três últimos anos havia ficado a cargo de André Marques e Fernanda Lima, neste ano foi da atriz Regina Casé.

Arlindo Cruz interpreta “Bagaço da Laranja”, de Zeca Pagodinho.

Arlindo Cruz interpreta “Bagaço da Laranja”, de Zeca Pagodinho.

2010

Cerca de 1,5 milhão de pessoas acompanharam o show do Brazilian Day realizado no dia 5 de setembro, na Sexta Avenida, em Nova York. O DJ Malboro abriu o evento, que teve Luciano Huck como apresentador e contou com as apresentações de Zezé Di Camargo & Luciano, Carlinhos Brown e Margareth Menenzes. A apresentadora Ana Maria Braga também esteve no palco do Brazilian Day para receber uma homenagem da comunidade brasileira. Além dos shows, o público participou de sorteios, provou comidas típicas e pôde rever o artesanato brasileiro.

DJ Malboro em Brazilian Day, 2010 — Foto: Luiz Claudio Ribeiro/Globo

Um dia antes, Serginho Groisman apresentara o Brazilian Day Japan, em Tokyo. O palco, montado no Yoyogi Park, recebeu o grupo Kid Abelha, que voltou a tocar junto depois de um longo período de separação. Esta foi a quinta edição do Brazilian Day Japan. E, no dia 6 de setembro, foi realizada a segunda edição do Brazilian Day Canadá, na Younge Dundas Square, em Toronto. A festa contou com show da cantora Ivete Sangalo e também foi apresentada por Serginho Groisman.

Serginho Groisman ainda apresentou os shows de Victor & Léo, Fernando & Sorocaba, Jeito Moleque e Carlinhos Brown, no dia 11 de setembro, na Explanda Del Puente Del Rey, em Madri.

Todos os eventos foram ao ar na TV Globo Internacional, na forma de programas musicais especiais, com duração de uma hora, de 11 de setembro a 2 de outubro. No Brasil, os programas Caldeirão do Huck (2000) e o Altas Horas (2000) exibiram matérias sobre as festas.

2011

Sotaque lusitano no Brazilian Day! Pela primeira vez, em 2011, a festa que reúne brasileiros no exterior foi em Lisboa, Portugal.  No dia 15 de maio, o apresentador Serginho Groisman comandou o evento, que reuniu mais de 25 mil pessoas. Daniel, Alcione, Ricky Vallen e Carla Visi, entre outras atrações locais, animaram o dia verde e amarelo na capital portuguesa. Além dos shows, o público também pode matar as saudades da comida brasileira.

Daniel em Brazilian Day, 2011 — Foto: Luiz Claudio Ribeiro/Globo

Realizado pela TV Globo Portugal, pela diretoria de Projetos Especiais da emissora e produzido pela Brazilian Music Productions o programa foi transmitido pela Globo Internacional. A festa foi de graça  e integrou a comunidade brasileira que vive em Portugal.

Em setembro, o Brazilian Day movimentou  Londres, Nova York, Tóquio e Toronto. O Dia da Amizade Angola-Brasil, em Luanda, também fez parte das ações do Brazilian Day. Sempre com grandes atrações musicais em shows gratuitos.

Ana Maria Braga em Brazilian Day - Portugal, 2011 — Foto: Acervo/Globo

O Brazilian Day Japan, em Tóquio, foi apresentado por Ana Maria Braga, com a presença de Louro José e show da banda Blitz no dia 3 de setembro. O terremoto seguido de tsunami que atingiu o país no dia 11 de março foi lembrado pelos artistas, que fizeram discursos de solidariedade aos japoneses e brasileiros que sofreram com os desastres. No dia seguinte, foi a vez da 27ª edição do Brazilian Day New York, apresentada por Serginho Groisman e que reuniu mais de um milhão de pessoas na Sexta Avenida. As atrações musicais foram apresentadas pelo grupo Exaltasamba e por Luan Santana. O Brazilian Day Toronto aconteceu no dia 5 de setembro e reuniu a comunidade brasileira que vive no Canadá no Yonge-Dundas Square. Mais uma vez, Serginho Groisman foi o mestre de cerimônia e teve o Exaltasamba como atração musical.

No dia 15 de outubro, o Dia da amizade Brasil-Angola reuniu mais de 20 mil pessoas em um show que celebrou a solidariedade entre os países. Luciano Huck esteve à frente da festa Wando e Sandra de Sá o Brasil e Anselmo Ralph e Pérola a música angolana. O show foi transmitido pela Globo Internacional.

2012

O primeiro evento do circuito Brazilian Day de 2012 foi no Japão, nos dias 21 e 22 de julho. O parque Yoyogi, em Tóquio, recebeu a festa da comunidade brasileira com a presença de Serginho Groisman e Preta Gil. Serginho Groisman também foi mestre de cerimônia do Brazilian Day em Nova York e no Canadá.

A 28ª edição do Brazilian Day New York reuniu mais de 1 milhão de pessoas na Sexta Avenida, no dia 2 de setembro. Serginho Groisman apresentou o show que teve Latino e a dupla Jorge & Mateus. O campeão de MMA, Anderson Silva fez uma participação especial e surpreendeu o público. Quem estava na Times Square também pode assistir ao show em um dos telões.

Jorge e Matheus em Brazilian Day - NY, 2012 — Foto: Acervo/Globo

No dia seguinte, aconteceu o Brazilian Day Canadá com Serginho Groisman e Jorge & Mateus. A 4ª edição do evento teve ainda a participação de artistas locais como Kiko’s Groove, Thiago Correa, Leo Rodriguez, além dos DJs Roger, Eddy, Ziko e o apresentador Eason Nuttall.

Mais de 60 mil pessoas estiveram no Passeio Marítimo de Algés, em Lisboa, no dia 29 de setembro, para o Brazilian Day Portugal. Ana Maria Braga e Louro José apresentaram Paula Fernandes, que cantou, dançou e animou o público.

A última etapa do Brazilian Day foi o Dia da Amizade Angola – Brasil, em Luanda. Luciano Huck e a apresentadora angolana Lesliana Pereira comandaram a festa no Estádio dos Coqueiros. Luan Santana e bandas locais foram as atrações musicais do show, que contou com a presença do humorista e embaixador da UNICEF, Renato Aragão.

2013

Nos dias 25 e 26 de maio, mais de 80 mil pessoas lotaram o passeio marítimo de Algés, o primeiro local a receber o circuito Brazilian Day 2013. No sábado, foi a vez da banda Jota Quest.  No dia dia seguinte se apresentaram Zezé Di Camargo e Luciano e Banda Calyspo. Filomena Cautela e Ana Maria Braga comandaram a festa.

Gusttavo Lima em Brazilian Day, 2013 — Foto: Eduardo Lima/Globo

A etapa seguinte aconteceu no dia 21 de julho, no Brazilian Day Japan, com Serginho Groisman e Luan Santana. Em 1º. de setembro,  primeiro de setembro, a Sexta Avenida de Nova York se vestiu de verde e amarelo para celebrar a 29° edição do Brazilian Day. Mais de um milhão de pessoas assistiram aos shows de Zeca Pagodinho e Gusttavo Lima. Serginho Groisman foi o mestre de cerimônia.

Zeca Pagodinho em Brazilian Day, 2013 — Foto: Luiz Claudio Ribeiro/Globo

A cultura brasileira também foi festejada em Toronto, no Canadá.  No dia seguinte à festa americana, Serginho Groisman e Gusttavo Lima se apresentam na praça Nathan Phillips, no centro da cidade. O Brazilian Day Canadá contou ainda com show do cantor Thiago Corrêa, Banda Simpatia e a apresentação dos DJs da comunidade brasileira Roger e Simba.

O Dia da Amizade Angola – Brasil, no dia 05 de outubro, em Luanda, encerrou as comemorações de 2013. A festa na África teve Luciano Huck , desta vez acompanhado por Sofia Lucas, da TV Zimbo, shows dos cantores brasileiros Thiaguinho e Aline Barros e dos angolanos Eduardo Paim e da dupla B4.

2014

Nova York foi do sertanejo ao axé para celebrar a edição histórica de 30 anos do Brazilian Day. O evento, que a partir deste ano passa a se chamar BR Day New York, teve a apresentação do ator Cauã Reymond. As mais de seis horas de música levantaram o público que se divertiu com Daniel, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo, em show com participação de Saulo Fernandes e Tiago Abravanel. A festa brasileira aconteceu no dia 31 de agosto e reuniu mais de um milhão de pessoas na Sexta Avenida. Apenas a cidade de Nova York recebeu o BR Day este ano.

Carlinhos Brown e Daniel em Brazilian Day, 2014 — Foto: Luiz Claudio Ribeiro/Globo.

Projetado para a edição de aniversário, a estrutura do palco aproximou ainda mais o público dos músicos com uma passarela que avançava pela plateia. Outra novidade foram  os telões, espalhados em quatro pontos da avenida.

Ainda durante a festa, Cauã chamou ao palco a vencedora do concurso cultural promovido pelo canal internacional da Globo nas redes sociais. Heloisa Barton, que vive em Vermont (Estados Unidos), ganhou como prêmio uma viagem com acompanhante para curtir a festa na cidade e conhecer os artistas nos bastidores do evento.

Para aqueles que vivem fora do Brasil e não puderam acompanhar a festa de perto, a Globo disponibilizou a transmissão ao vivo do show na internet na página do GShow. A participação do público também foi destaque durante o dia de celebração, com interações com os artistas no palco e nas redes sociais, por meio de fotos e mensagens acompanhadas da hashtag #brdayny.

2015

A Sexta Avenida, uma das principais vias de Manhattan, em Nova York, foi tomada pelas cores verde e amarelo no domingo, 6 de setembro. O ator Bruno Gagliasso apresentou o BR Day 2015 para um público estimado em 1,5 milhão de pessoas. O evento foi transmitido, ao vivo, pelo site GShow.

Bruno Gagliasso em Brazilian Day, 2015 — Foto: Luiz Claudio Ribeiro/Globo

Telões de transmissão em alta definição exibiram imagens do BR Day no palco e em pontos espalhados pela Sexta Avenida. A festa também foi embalada pela interatividade nas redes sociais. Diversas fotos publicadas pelo público com a hashtag #brdayny foram exibidas nos telões ao longo dos shows.

Paula Fernandes, Fábio Jr., Durval Lelys e o grupo baiano Olodum animaram o local de concentração dos brasileiros na cidade norte-americana. A mineira foi a primeira a subir ao palco e, além de interpretar seus sucessos, cantou You’re Still The One, de Shania Twain. Fábio Jr. relembrou canções marcantes de sua carreira.  Alma Gêmea e Caça e Caçador emocionaram o público. O batuque do Olodum e a alegria de Durval Lelys, que se apresentou pela primeira vez no BR Day em carreira solo, celebraram os 30 anos do axé.

Durval Lelys em Brazilian Day, 2015 — Foto: Luiz Claudio Ribeiro/Globo

2016

No ano seguinte, mais de um milhão de pessoas ocuparam a Sexta Avenida para homenagear o Brasil. A edição de 2016 foi apresentada pelo ator Otaviano Costa e  contou com a apresentação de Preta Gil, César Menotti & Fabiano e Jota Quest. Quase cinco horas de festa foram transmitidas, ao vivo, por todos os canais internacionais da Globo, garantindo a celebração para os brasileiros ao redor do mundo. Para os que vivem no Brasil, o GShow (por streaming) e o canal de TV por assinatura Multishow também exibiram as atrações ao vivo e na íntegra.

Preta Gil esquentou o palco no embalo do Baile da Preta, seu bloco de carnaval de rua. O show passou por ritmos brasileiros, como o axé e o funk. Em seguida, os participantes aproveitaram o som romântico dos irmãos sertanejos, César Menotti & Fabiano. Jota Quest agitou a cidade no show-celebração pelos 20 anos da banda. O guitarrista americano Nile Rodgers e o baixista Jerry Barnes se juntaram ao grupo em participações especiais. O show terminou com Preta Gil, César Menotti & Fabiano e Jota Quest cantando a música Do Seu Lado.

Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)