Por Memória Globo

Acervo / Globo

Dividido em cinco blocos, 'Show do Mallandro' trazia brincadeiras que contavam com a participação das crianças presentes no auditório, além de convidados especiais, números musicais e exibição de desenhos animados. Sérgio Mallandro tinha seis assistentes, as Mallandrinhas e os Paquitos, que, assim como as Paquitas do Xou da Xuxa, eram responsáveis pela movimentação das crianças no palco durante o programa.

Sergio Malandro e Paquitos em Show do Mallandro, 1992 — Foto: Acervo / Globo

Supervisão: Marlene Mattos | Direção de produção: Carlos Henrique Cerqueira Leite | Período de exibição: 20/04/1992 – 17/04/1993 | Horário: 8h | Periodicidade: segunda a sexta 

Abertura do programa Show do Mallandro (1992).

Abertura do programa Show do Mallandro (1992).

QUADROS

Alguns quadros de brincadeiras contavam com efeitos especiais, como o Pincel Mágico. Através do chromakey – recurso que permite que a imagem captada por uma câmera possa ser inserida sobre outra, criando-se a impressão de primeiro plano e fundo –, o participante, após dar uma pincelada em uma tela azul, tinha que adivinhar qual figura existia por trás do painel. Outro quadro de destaque era A Salada Mais Bonita, em que os participantes tinham que preparar um belo prato com os ingredientes disponíveis. Além das brincadeiras em estúdio, o programa contava com outros quadros gravados em locações externas, como Caça ao Tesouro, realizado em uma praia, onde as crianças procuravam chaves enterradas na areia.

PRODUÇÃO

Sergio Malandro em Show do Mallandro, 1992 — Foto: Acervo / Globo

O cenário de 'Show do Mallandro' continha um boné e um par de tênis gigantes, duas marcas registradas do apresentador. O espaço contava, ainda, com duas arquibancadas, com capacidade para 120 participantes, além de diversos sinais de trânsito espalhados pelo ambiente e um outdoor que se transformava em telão. Ao fundo, a imagem de um sol e de um coqueiro sobre o mar.

CURIOSIDADES

Sergio Malandro em Show do Mallandro, 1992 — Foto: Acervo / Globo

Antes de ter seu próprio programa infantil, Sérgio Mallandro chegou a substituir Xuxa no programa 'Xou da Xuxa' (1986), durante as férias da apresentadora em 1991 e 1992. Entre julho de 1991 e janeiro de 1992, Sérgio Mallandro apresentou um programa de auditório também chamado 'Show do Mallandro', exibido nas tardes de sábado, sob a direção de J.B. de Oliveira (Boninho). 

VÍDEOS

Sergio Mallandro entra em seu chapéu mágico no final do programa. 20/04/1992.

Sergio Mallandro entra em seu chapéu mágico no final do programa. 20/04/1992.

Sergio Mallandro comanda brincadeira com as crianças da plateia. 20/04/1992.

Sergio Mallandro comanda brincadeira com as crianças da plateia. 20/04/1992.

Sérgio Mallandro apresenta seus assistentes de palco: Os Paquitos. Entre eles Claudio Heinrich. 20/04/1992.

Sérgio Mallandro apresenta seus assistentes de palco: Os Paquitos. Entre eles Claudio Heinrich. 20/04/1992.

GALERIA DE FOTOS

Galeria de Fotos - Show do Mallandro

10 fotos
Galeria de Fotos - Show do Mallandro

FICHA TÉCNICA

Apresentação: Sérgio Mallandro
Direção: Paulo Netto
Produção executiva: Nilton Gouveia
Coordenação de produção: Nilton Gouveia e Marny Elwis
Equipe de produção: Eliana Marcacci, Junior Porto, Helton Moura, Neném Alves, Heleno Moura e Ana Paula
Direção de imagem: Vicente Burger e Helmar Sergio
Sonoplastia: Manoel Tavares
Gerência de operações: Antonio Carlos dos Santos
Figurinos: Vera Canholato
Cenários: João Cardoso

FONTES

Boletim de programação da Rede Globo, número 1006; ANDRADE, Patrícia. “Um novo príncipe para os ‘baixinhos’” In: O Globo, 28/01/1992; FERREIRA. Adriana, “Salada infantil com muito molho” In: O Globo, 20/04/1992; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003.
Mais do memoriaglobo
Projeto Resgate

Malhação reestreou em maio de 2001 com uma trama mais dramática que o habitual e investindo mais nas campanhas de responsabilidade social.

'Malhação Múltipla Escolha 2001' estreia no Globoplay  - Foto: (Memoria Globo)
Projeto Resgate do Globoplay

Adaptação de obra homônima de Antonio Callado, 'A Madona de Cedro' relata o drama de um homem religioso que contraria seus valores morais em nome do amor.

O roubo de uma obra de arte movimenta 'A Madona de Cedro' - Foto: (Jorge Baumann/Globo)
Dia de alegria!

A atriz Adriana Esteves nasceu no Rio de Janeiro. Estreou na Globo em um quadro do 'Domingão do Faustão', em 1989. No mesmo ano estreou em sua primeira novela, 'Top Model'.

Parabéns, Adriana Esteves! - Foto: (Ique Esteves/Globo)
O telejornal que acorda com o país

Com uma linguagem leve e informal, o telejornal informa as primeiras notícias do Brasil e do mundo para um público que acorda ainda de madrugada.

'Hora 1' completa 10 anos apostando no dinamismo e credibilidade  - Foto: (Arte/Memória Globo)
Fundador da TV Globo

O jornalista e empresário Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro, em 3 de dezembro de 1904. Foi diretor-redator-chefe do jornal O Globo, aos 26 anos. Criou a TV Globo em 1965 e, em 1991, a Globosat, produtora de conteúdo para canais de TV por assinatura. Morreu em 2003, aos 98 anos.

Roberto Marinho nasceu há 120 anos: relembre a vida do jornalista e empresário - Foto: (Acervo Roberto Marinho)
"Quem cultiva a semente do amor..."

A novela exalta o poder feminino por meio da trajetória de Maria da Paz e traz uma história contemporânea de amor, coragem e esperança.

Relembre Maria da Paz, 'A Dona do Pedaço' - Foto: (João Miguel Júnior/Globo)
Projeto Fragmentos do Globoplay

A novela celebrava o centenário de morte de José de Alencar e se baseava em três obras do autor: A Viuvinha, Til e O Sertanejo.

'Sinhazinha Flô' teve Bete Mendes como protagonista  - Foto: (Nelson Di Rago/Globo)