Abertura do programa Bambuluá (2000).
Comandado pela apresentadora Angélica, a atração, com três horas e meia de duração, concentrava toda a programação infantil da Rede Globo, reunindo séries, quadros e os desenhos animados da TV Globinho. 'Bambuluá' trazia Angélica protagonizando uma novelinha infantil diária, exibida em capítulos curtos. O elenco reunia mais de 30 atores, além de bonecos virtuais comandados por Cláudio Galvan. O programa era ambientado na fictícia Bambuluá, a cidade dos sonhos, onde moravam sete crianças aventureiras. Amigos inseparáveis, como as sete cores do arco-íris, eles se transformavam nos Cavaleiros do Futuro, graças aos poderes mágicos do Cristal da cidade. Deco, Tatá, Renatinha, Gabi, Cacau, Rodrigo e Rafael protagonizavam a eterna luta do bem contra o mal, representado pelos personagens que moram em Magush, a Cidade das Sombras.
Autoria: Julio Fischer e Cláudia Souto | Ideia original: Mário Elwis | Direção: Marcelo Zambelli, Pedro Vasconcellos e Márcio Trigo | Direção-geral: Márcio Trigo | Núcleo: Roberto Talma | Período de exibição: 09/10/2000 – 30/12/2001 | Horário: 8h; 9h30; 9h25 / 7h (sábados) | Periodicidade: segunda-feira a sexta-feira; segunda a sábado
VÍDEOS
Na estreia do programa, Matraca (Edmundo Albrecht) e Prego (Guilherme Vieira) se apressam para colocar a programação da TV Globinho no ar e Jujuba (Vivian Weyll) e Escova (Charles Emanuel) apresentam o Telejornal Globinho.
Matraca (Edmundo Albrecht) e Xereta (Élida Muniz) apresentam o Jornal Globinho. Jujuba (Vivian Weyll) e Prego (Guilherme Vieira) fazem reportagem sobre como as pessoas enfrentam o trânsito.
Nos bastidores da TV Globinho, Prego (Guilherme Vieira) prega uma peça em Matraca (Edmundo Albrecht) e Jujuba (Vivian Weyll) acha graça.
O sábio Tchilim conta para Angélica que ´quando ela ainda era uma criança foi escolhida para derrotar o Senhor Dumal. Ele explica que o medalhão que ela carrega contém um fragmento do cristal
Angélica fica no meio de um confronto entre os sombrios e os Cavaleiros do Futuro. Depois, é levada para Bambuluá, onde conhece a história dos meninos que se tornaram guardiões do cristal que protege a cidade contra as forças do mal. Com Pedro Vasconcellos, Bernardo Marinho, Louise Peres, Camille Moritz, Natália França, Jefferson Nascimento, Sergio Vieira e Yuri Jaimovich.
Durante a invasão a Bambuluá, Bruck (Pedro Vasconcellos) recebe instruções do Senhor Dumal, que ordena ao rapaz raptar um dos Cavaleiros do Futuro.
Durante show de Angélica, Bruck (Pedro Vasconcellos) e os sombrios conseguem neutralizar o cristal e invadem Bambuluá. Deco (Bernardo Marinho), Tatá (Louise Peres), Renatinha (Camille Moritz), Gabi (Natália França), Cacau (Jefferson Nascimento), Rodrigo (Sergio Vieira) e Rafael (Yuri Jaimovich) tentam se transformar em Cavaleiros do Futuro, mas não conseguem.
Serapião (Anderson Muller), Vovô (Antônio Pedro), Teobaldo (Cosme dos Santos), Augusta (Dill Costa), Stela (Íris Bustamante) e Amanda (Juliana Knust) discutem o que fazer com o Neném (Matheus Saulo da Rocha) e como limpar a “gosmela” que os sombrios espalharam pela cidade.
Quadro com os personagens da menina Garrafinha e seus amigos, o pinguim Fraldo e o cachorro Musicão.
Quadro “Irmãos em Ação”, com as aventuras de Pisco (Kaito Ribeiro) e Gute (Cecília Dassi).
O Capitão Turbina apresenta a nave espacial Iscavoka Iskavoka e sua tripulação.
GALERIA DE FOTOS
Galeria de fotos Bambuluá
FONTES
Depoimento concedido ao Memória Globo por Angélica (20/12/2006); Boletim de Programação da TV Globo 09/10/2000, 20/03/2001, 25/03/2001, 26/03/2001, 15/08/2001 ; “Diversão viciada” In: O Estado de S.Paulo, 01/10/2000; “Sítio do Picapau volta à TV e vira brinquedo” In: O Estado de S.Paulo, 07/04/2001; “A volta do Sítio do Picapau” In: O Estado de S.Paulo, 07/10/2001; FERNANDES, Lílian. “Programas só para menores” In: O Globo, 09/07/2000; FERNANDES, Lílian. “Bambuluá contra Magush” In: O Globo, 23/07/2000; “Vilões de bom coração” In: O Globo, 13/08/2000; FERNANDES, Lílian. “Globo lança programação infantil” In: O Globo, 05/10/2000; FERNANDES, Lílian. “Guardiã das manhãs” In: O Globo, 08/10/2000; MAIOR, Marcel Souto; pesquisa Memória Globo. Almanaque da TV Globo. São Paulo, Editora Globo, 2006; MOUSSE, Simone. “Hoje tem Jotalhão e Penadinho” In: OGlobo, 12/10/2000; “Batepapo de outro mundo” In: O Globo, 12/11/2000; MEMÓRIA GLOBO. Dicionário da TV Globo, v.1: programas de dramaturgia & entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 2003. |