Escrito originalmente para a TV Tupi, em 1958, o programa usava a estrutura das comédias de situação norte-americanas para contar histórias sobre a rotina familiar, relacionamento entre homem e mulher e comunicação entre pais e filhos.
Redação: Bruno Mazzeo, Bernardo Guilherme, Marcelo Gonçalves, Heloísa Perissé, Cláudio Torres Gonzaga, Bernardo Hofstetter, Ângela Chaves, Péricles C. Barros, Márcio Wilson | Direção: Jorge Fernando, Mário Márcio Bandarra, Cininha de Paula | Período de exibição: 06/01/1999-22/05/1999 | Horário: às quartas, às 21h45
Abertura do programa 'O Belo e as Feras' (1999).
Personagens
A cada semana, Chico Anysio interpretava um personagem diferente, sempre dividindo as cenas com uma atriz convidada. No episódio de estreia, 'Só o Amor Destrói', o comediante era Vitório, um sessentão ex-marido de Lídia (Regina Duarte), uma professora universitária. Apesar de separados, os dois permanecem bons amigos e moram juntos, porque não têm dinheiro para bancar dois aluguéis.
Tudo muda quando Lídia aparece com Henrique (Rodrigo Santoro), seu jovem namorado. Incomodado, Vitório começa a namorar uma jovem viciada em malhação, Cacau (Luana Piovani), tentando provocar ciúmes na ex-mulher. Depois de passar por vários constrangimentos causados pelas diferenças de idade e estilos de vida, Vitório e Lídia acabam se redescobrindo como amantes. Hugo Carvana faz uma participação especial no episódio, como um barman que dá conselhos a Vitório.
Em outro episódio, 'Sermão é Padecer no Paraíso', Fernanda Montenegro representa Clotilde, mãe superprotetora que se instala durante um mês na casa do filho Arlindo, o personagem de Chico Anysio, aproveitando que a nora Tereza (Stela Freitas) está viajando com as crianças. Arlindo se vê à beira do desespero com a situação. Seu único consolo é dividir a angústia com o colega de escritório Miguel (Eduardo Galvão).
FONTES
Boletim de programação da TV Globo; KOGUT, Patrícia. “Tentativa fracassada de copiar seriados americanos” In: O Globo, 08/01/1999; MARCOLINO, Karla. “A volta de Chico Anysio”, In: O Dia, 05/01/1999; MEMÓRIA GLOBO. 'Dicionário da TV Globo v. 1: programas de dramaturgia e entretenimento. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003'. |